2021: Rumo a uma Warren cada vez melhor para você  

Uma mensagem do nosso CEO, Tito Gusmão, aos clientes da Warren. Texto originalmente publicado na Warren Magazine de janeiro de 2021.

Viramos a página de 2020, que entrou para a história como um ano triste. Um ano em que o mundo foi surpreendido por uma pandemia que afastou as pessoas e tirou a vida de tantos, deixando amigos e famílias com grandes vazios no coração.

É muito difícil, mas acho importante fazer o exercício de buscar os aprendizados e as conquistas (sim, é possível celebrar algumas coisas em meio à tristeza) deste ano que acabou.

No ano do distanciamento social, a Warren cresceu. Tanto no tamanho da equipe, que triplicou, quanto na quantidade de clientes e de dinheiro sob gestão, que cresceu 600% em 2020.

E isso significa, mais do que tudo, que estamos ajudando muito mais pessoas a atingirem seus objetivos. Pode até soar meio brega, mas nosso propósito é realizar sonhos. Quanto mais crescemos, mais sonhos dos nossos clientes são realizados.

Os números foram fantásticos, mas não foi fácil (e segue não sendo) crescer no meio da pandemia. O que mais me impactou negativamente foi a distância do time. Eu gosto do barulho, das discussões presenciais, de olhar no olho (no virtual até dá, mas não é a mesma coisa). 

Por trás da sua área logada na Warren existem centenas de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Somos um time grande, que joga junto e que tem uma cultura que inicia em cima de uma palavra que nos diferencia da concorrência: a ética.

Ela é a base para nossa convivência. Dela partimos para as outras quatro palavras que nos ajudam a guiar nosso dia a dia como pessoas e, consequentemente, como empresa. Todas estão no nosso livro de cultura e também escritas nas paredes da Warren. 

Mas, de verdade, o que buscamos é que essas palavras estejam no coração das pessoas. 

Atitude: nós focamos em criar e resolver. Não apontamos o dedo pra dizer “tá sujo”. Nós limpamos.  

Coragem: estamos inovando e fazendo o mercado financeiro evoluir. Ter coragem para enfrentar e incomodar bancões e outras corretoras é fundamental. Além disso, para inovar, construir algo que ainda não existe, o que também não existem são manuais. A construção do novo é feita em cima da coragem de tentar, acertar, errar, corrigir e continuar.  

Humildade: o tempo todo estamos pensando em como podemos melhorar como pessoas e empresa, focados no trabalho em equipe. Dois umbigos trabalhando juntos são muito mais eficientes do que uma pessoa que só pensa no próprio umbigo.  

Otimismo: o futuro é incerto e, para uma pessoa otimista, isso é fantástico, pois ela sabe que, dado que não existe certeza sobre o que virá, é possível então construir um futuro melhor.

Acredito que o sentimento principal lá pela meia-noite do dia 31 de dezembro tenha sido o cansaço. Parece que corremos uma maratona sob um sol de 40 graus. A notícia ruim é que essa maratona ainda não acabou, faltam mais alguns (talvez vários) quilômetros pela frente. A notícia boa é que aprendemos e evoluímos demais. 

Como disse, nosso time cresceu muito no ano. Pessoas incríveis chegaram e somaram forças às que já estavam na Warren e que tiveram uma evolução impressionante. Todos estamos evoluindo e me incluo nessa afirmação. Entre erros e acertos, saio de 2020 cansado, sim, mas muito otimista com tudo o que aprendi, com o que sei fazer diferente e, lógico, com o que construímos e entregamos para os nossos clientes.

Na verdade, acho que isso vai além do papo de trabalho. Estamos todos construindo nosso futuro como pessoas, evoluindo, nos tornando nossa melhor versão. Nessa jornada também não existe manual e ela também é feita de erros, acertos, momentos de coragem e de hesitação.

“Estamos todos construindo nosso futuro como pessoas, evoluindo, nos tornando nossa melhor versão.”

O escritor José Saramago fala sobre isso com muita maestria: 

“O destino, isso a que damos o nome de destino, como todas as coisas deste mundo, não conhece a linha reta. O nosso grande engano, devido ao costume que temos de tudo explicar retrospectivamente em função de um resultado final, portanto conhecido, é imaginar o destino como uma flecha apontada diretamente a um alvo que, por assim dizer, a estivesse esperando desde o princípio, sem se mover. Ora, pelo contrário, o destino hesita muitíssimo, tem dúvidas, leva tempo a decidir-se”. 

2020 foi cheio de momentos de grande aprendizado aqui na Warren.

Lançamos três novos fundos: Warren Equals, Warren Games e Warren Tech. E nosso time de Gestão emplacou dois fundos de investimento na lista dos melhores do país!

O nosso maior lançamento (e com certeza nosso maior aprendizado como empresa de tecnologia) foi o da nossa plataforma 3.0. Todos os nossos times de produto e tecnologia trabalharam muito para realizar esta entrega, e continuam trabalhando para aprimorá-la e garantir a sua melhor experiência com a gente.

Demos um grande passo com a nova Warren e, em 2021, teremos ainda mais novidades para entregar para você: novos escritórios físicos, área de mercado de capitais originando e distribuindo produtos incríveis, time de seguros e previdências com novidades (estamos também mudando a indústria nesta área), Warren Internacional para ajudar você em investimentos offshore, câmbio na plataforma, com uma equipe dedicada para operações maiores, nossa mesa institucional SP e Rio, mais produtos da Warren Educação e Warren Life para ajudar você a aprender sobre mercado ou organizar sua vida financeira, além de muitas novidades de features na sua área logada.

Será mais um ano de muita dedicação e seguiremos sempre em frente construindo uma Warren cada vez melhor pra você. 

Assim como a nossa missão de realizar sonhos é clara, a oportunidade é também muito clara. A maioria dos brasileiros investe em produtos muito ruins em bancos e outras corretoras. Estamos caminhando (correndo!) em direção a esta oportunidade.

Garanto para você que chegaremos lá sem pular etapas, mantendo nossa cultura forte e sem nos desviar do caminho que acreditamos ser certo para você e para todos os nossos clientes.

Este é o projeto das nossas vidas. Estamos mudando a indústria de investimentos e, nesta jornada, vamos nos tornar uma das maiores corretoras do Brasil. Muito obrigado por ter você conosco nessa trajetória.

Para reforçar o tom de otimismo, trago uma citação dita pelo personagem Dr. Emmett Brown no final do filme De Volta pro Futuro 3 (eu sei, minhas referências são meio antigas): “Seu futuro ainda não está escrito, o de ninguém está. Seu futuro será o que você quiser, então faça dele algo bom”. 

Só depende de nós fazermos algo incrivelmente bom em 2021!