7 livros sobre dinheiro e mercado financeiro

A pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, que estamos vivendo já trouxe vários impactos no mercado financeiro, na economia e também na rotina das pessoas (inclusive a nossa aqui na Warren, uma vez que estamos todos trabalhando à distância).

>>> O tempo estimado de leitura deste artigo é de 11 minutos <<<

Acreditamos que é momento de seguir as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e, caso a sua rotina permita, manter o isolamento social, ficando em casa e diminuindo ao máximo o número de interações com outras pessoas.

LEIA MAIS | Warren vs Quarentena

Pensando nisso e na importância de tentar se manter relaxado nesta época de quarentena, pedimos para nossos colaboradores indicações de bons livros sobre mercado financeiro e investimentos – afinal somos todos apaixonados pelo assunto.

Confira e, se tiver mais alguma dica, a deixe nos comentários!

Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)

Sugerido pela Mariana Klober, Brand Manager da Patrimono, pelo Tiago Kaplan, Head de Relacionamento com Clientes da Warren e pelo Arthur Estima, head do Papo de Grana

“É essencial para entender o funcionamento do cérebro e os processos internos que nos fazer agir como agimos”, conta Mariana.

Rápido e Devagar, o livro mais indicado pelos colaboradores que participaram da pesquisa, foi escrito por Daniel Kahneman, ganhador do Nobel em Economia em 2002. Esse livro aborda duas formas de pensamentos e como as usamos para tomar decisões na vida e nos investimentos, destrinchando quando podemos, ou não, confiar em nossa intuição. 

“O autor traz diversas situações do cotidiano e mostra o impacto que os dois sistemas causam nas nossas decisões diários. O sistema 1 é mais rápido, intuitivo e emocional. O Sistema 2, por sua vez, é mais lento, deliberativo e mais lógico. Uma leitura para aqueles que querem fugir de conceitos difíceis sobre finanças, mas que querem entender melhor como a compreensão sobre esses dois sistemas pode levar a uma tomada de decisão melhor”, afirma Arthur.

descomplicou abrir conta
Banner planilha 2

Os segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Sugerido pela Anna Luíza Dal Molin, Product Manager da Warren for Business

“A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade”, relata o autor deste clássico de finanças comportamentais.

Neste livro, você encontra dicas sobre como enriquecer adotando outros conceitos sobre dinheiro diferentes dos que estamos acostumados.

“O livro não fala apenas sobre dinheiro. Fala sobre quais perguntas e promessas você tem que fazer para você mesmo para alcançar seu maior potencial, em vários aspectos da vida”, diz Anna.

Os mercadores da noite (Ivan Sant’Anna)

Sugerido pelo Tito Gusmão, CEO da Warren

Diferente das duas indicações anteriores, que são de livros não-ficcionais, “Os mercadores da noite” é um thriller que conta a história de Julius Clarence, um operador da bolsa de Chicago que decide ir para Wall Street.

Em Nova York, começa uma rivalidade com outro gigante do mercado de capitais e justamente em torno dessa disputa sem limites de pesos pesados que a história se desenrola.

A Lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)

Sugerido pelo Leandro Piano, CFO da Warren.

Em momentos como o atual, de turbulência extrema na sociedade e no mercado em função de um evento totalmente inesperado, vivemos o que o filósofo e analista de riscos Nassim Nicholas Taleb chama de Cisne Negro.

Nós falamos sobre este conceito aqui no blog e você pode conferir o artigo clicando aqui. Neste livro, o autor convida você a pensar como lidar com esses Cisnes Negros e tirar proveito deles.

“Aprendemos que tudo é possível, porém nem tudo será planejado ou previsto, temos que seguir o foco em como superarmos o ocorrido e como valorizarmos mais ações que não pareçam terem valor no curto prazo”, indica Leandro.

Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos (Nassim Nicholas Taleb)

Sugerido pelo Lucas Fernandes CRM & BI da Warren for Business

Mais uma sugestão escrita pelo líbano-americano Nassim Taleb. Nesta obra, de 2014, o autor explora o conceito de incerteza como algo necessário e desejável na sociedade.

A ideia desta obra é justamente estimular o leitor e a sociedade a construir mais coisas que sejam resistentes ao imponderável, conceito que se dá o nome de “Antifrágil”.

“Esse é um livro super interessante sobre uma perspectiva de alguém que trabalha há anos com gerenciamento de risco. Vale a leitura, principalmente nesse momento de mercado que estamos vivendo. Ajuda a enxergar a volatilidade e exposição ao risco de uma forma completamente diferente”, aponta Lucas.

Por que saí do Goldman Sachs: Uma história de Wall Street (Greg Smith)

Sugerido pela Kelly Gusmão, CPO e Head de RH da Warren

O autor do livro, Greg Smith, trabalhou muitos anos no Goldman Sachs, uma das maiores instituições financeiras do mundo, responsável por uma administração de mais de três trilhões de dólares em ativos.

Nesta obra, podemos ver um pouco mais a trajetória de alguém dentro de um mercado repleto conflitos de interesse e com uma política de lucro acima de tudo e os seus motivos para deixar essa carreira para trás.

Papo de Grana (Tito Gusmão)

Recomendação da Warren

Neste livro, TIto Gusmão, o CEO da Warren, dá dicas para que o leitor possa organizar seu dinheiro e investimentos de maneira simples e intuitiva, fugindo do “financês”. O livro virou uma série de palestras pelo Brasil, cresceu e virou um projeto de educação financeira, o braço educacional da Warren. Acesse aqui e saiba mais.

O E-Book do Papo de Grana está disponível para download na Amazon. Acesse este link, baixe e boa leitura!

Fique bem informado! Clique aqui para ver todos os nossos conteúdos sobre Coronavírus em um só lugar.

abrir conta warren
abra sua conta trade warren