8 filmes e documentários sobre o mercado financeiro

>>> O tempo estimado de leitura deste artigo é de 10 minutos <<<

Estamos em meio a uma drástica mudança de rotina. Quem pode ficar em casa em tempos de quarentena precisa, mais do que nunca, manter a calma, criar um bom planejamento, otimizar a forma de trabalhar home-office, ter paciência e contar com a criatividade para as horas “livres”.

Como já falamos por aqui, a Warren é feita de pessoas para pessoas. Além de estarmos atentos à flutuação do mercado para adotar estratégias que protejam a sua carteira de investimentos, também queremos ajudar você a relaxar, já que o psicológico conta muito para nos mantermos sadios nesse período

Nós, obviamente, somos apaixonados pelo mercado financeiro. Por isso, reunimos 8 filmes e documentários sobre o mercado financeiro para que você possa assistir no seu tempo livre, caso queira espairecer um pouco (dentro de casa, claro!).

Na lista, temos drama, comédia e ação. Ou seja, tem indicação para todos os gostos. E não, não precisa ser expert em mercado para curtir as dicas, basta ser fã de um bom filme!

Trabalho Interno (Inside Job)

Dica do Bruno Panerai, Especialista em Investimentos da Warren

O documentário mostra os bastidores da grande crise financeira mundial de 2008. Dividido em cinco partes, ele conta como as mudanças no ambiente político e as práticas bancárias ajudaram a criar o estopim da recessão que atingiu o mercado global. 

“Para quem quer entender um pouco mais do que aconteceu em um dos períodos mais marcantes da sociedade moderna, vale muito a pena”, diz Panerai.

Inside Job ganhou o Oscar de melhor documentário em 2011, ano seguinte ao seu lançamento.

Veja o trailer:

Trocando as Bolas (Trading Places)

Dica do Tito Gusmão, CEO da Warren

Um corretor de commodities e um morador de rua. Os dois vivem de pequenos golpes, cada um em seu contexto. A vida deles muda quando dois corretores famosos em Wall Street os usam para apostar sobre qual é o fator que determina o sucesso de uma pessoa. Enquanto um acredita que é o genético, o outro aposta que seja o meio social. E então temos o início de uma comédia clássica da década de 1980, que impulsionou ao sucesso os atores Eddie Murphy e Dan Aykroyd.

Veja o trailer:

A Fraude (Rogue Trader)

Dica do Felipe Beys, gerente de Relacionamento Warren Black

O filme de 1999 conta a história real de como um único colaborador foi capaz de decretar a falência do secular Banco Barrings, no Reino Unido. Na trama, Nick Leeson é enviado para Singapura, onde se aproveita do mercado e promove uma série de fraudes de alavancagem de riscos que levam ao fechamento das portas da instituição bancária, que era uma das mais tradicionais do mundo. 

“O filme ensina como o Compliance deve ser forte e duro em seus controles”, diz Beys.

Veja o trailer:

Becoming Warren Buffett

Dica da Daniela Audino, gerente Comercial da Warren

Como o megainvestidor e uma das pessoas mais ricas do mundo vive? Ele come junk food? Como ele cria as estratégias de investimento diante das crises? Isso e muito mais você vê no documentário produzido pela HBO. 

“O que eu mais gosto é que ele mostra a importância de ter foco, disciplina e conhecimento. Ele traz a percepção de uma relação com o dinheiro muito além da ótica de consumo. São aprendizados valiosos pensando em qualquer aspecto da vida”, analisa a Dani.

Veja o trailer: 

À Procura da Felicidade

Dica do Léo Uller, gerente de Marketing da Warren For Business

A história de Chris Gardner ganhou os cinemas em 2007 e levou inspiração a milhões de pessoas pelo mundo. Com Will Smith no papel principal, o filme mostra como o foco e a determinação salvaram a vida de Gardner diante de inúmeros obstáculos impostos pelo mercado de trabalho americano. Com certeza, é um banho de positividade em tempos difíceis.

 “Recomendo porque é lindo e faz as pessoas pensarem em como não podemos desistir independente das adversidades”, afirma.

Veja o trailer:

Grande Demais Para Quebrar (Too Big To Fail)

Dica da Kelly Gusmão, CPO e Head de RH da Warren

A falência do Banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, é o tema central desse filme. A história mostra as tentativas do banqueiro Richard Fuld para salvar a instituição de fechar as portas, o que envolve uma série de conversas com o Congresso e o Tesouro americano. 

Veja o trailer:

A grande aposta (The Big Short)

Dica da Raquel Saliba, especialista em Social Media da Warren

Christian Bale é dono de uma empresa que decide fazer uma aposta arriscada com o dinheiro do fundo que administra: ele acredita que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar, ao perceber que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. O que ele faz? Vai na contramão do mercado e investe mais de US $ 1 bilhão dos seus investidores.

Veja o trailer:

The Rise of Lowsumerism

Dica do Diego da Rocha, especialista em Finanças Pessoais da Warren

O minidocumentário de 10 minutos traz uma reflexão sobre o comportamento de consumo humano. Ele é o resultado de diversos estudos realizados pela Box1824, e da observação atenta de tudo o que acontece à nossa volta.

“Ele é ótimo porque é rápido o suficiente para trazer duas reflexões básicas: repensarmos a forma que consumimos e pensar em alternativas em momentos como esse que estamos vivendo”, diz Rocha.

Veja o minidocumentário:

Fique bem informado! Clique aqui para ver todos os nossos conteúdos sobre Coronavírus em um só lugar.