A atuação do consultor financeiro em tempos de pandemia

A pandemia de Covid-19 trouxe diversas consequências não apenas nos campos da saúde do mercado financeiro, mas também na forma como lidamos com as nossas rotinas pessoais e de trabalho nessa fase. 

No Brasil, de acordo com pesquisa do instituto Datafolha divulgada no dia 7 de abril, 72% da população aderiu ao isolamento social de maneira total ou parcial. 

Isso significa, na prática, uma drástica redução nos contatos físicos e na circulação de pessoas nos espaços públicos, alterando também a rotina de diversos profissionais, incluindo planejadores financeiros, gestores de patrimônio e consultores financeiros.

Pensando nos impactos dessa mudança, conversamos com Vinicius Machado, consultor CVM e parceiro da Warren for Business, braço da Warren voltado para profissionais do mercado financeiro, para entender melhor como funciona sua rotina e seu trabalho nesse momento de isolamento social.

Atendimento e Redes Sociais

O consultor conta que começou a divulgar seu trabalho, com lives e dicas sobre planejamento financeiro, há cerca de seis meses. “Estou em um processo de aprendizado e descoberta com as redes sociais, mas está sendo bem interessante usar esse veículo para transmitir informação e conhecimento, ainda mais nas circunstâncias atuais”, relata.

“De modo geral, tento usar o Instagram para fazer as transmissões falando com a mesma naturalidade com que lido com meus clientes no cotidiano, é uma ferramenta muito útil e que uso como vitrine do meu trabalho para que as pessoas possam conhecer melhor o meu trabalho”.

Sobre o momento de mercado, o consultor de investimentos explica que seu trabalho é muito mais voltado para proteger o patrimônio dos clientes e que, assim, as pessoas que atende não sofreram impactos tão significativos em suas carteiras. “Minha conversa acaba sendo muito mais para orientar quem está com dúvidas e explicar um pouco mais do cenário atual”, pontua.

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Atuação segmentada

Vinicius também conta que sua atuação profissional está focada em um nicho bem específico. “Hoje, 95% da minha base de clientes é composta por médicos. Isso fez com que eu tenha me tornado um especialista em atender não apenas as necessidades de investimentos, mas também ajudar em toda a questão patrimonial e tributária específicas desses profissionais”, diz o consultor de investimentos.

Para ele, essa atuação segmentada e específica se mostra uma vantagem para conseguir mais indicações de novos clientes e também para oferecer um serviço mais assertivo e com mais qualidade. “Com um grupo bem específico para trabalhar, consigo entregar um serviço de muito mais valor”, finaliza.

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