Desenvolvendo pessoas e sonhos: conheça Betina Teixeira, Líder de Contabilidade da Warren

Conheça os profissionais que trabalham incansavelmente para transformar o mercado de investimentos no Brasil.?

Betina Teixeira é a nova Líder de Contabilidade da Warren.

No time desde junho, Betina chegou fazendo barulho. Aos 29 anos, ela está gestante de 25 semanas, e uma postagem sobre sua contratação feita no Linkedin repercutiu muito mais do que poderia imaginar. “Viralizei”, ela brinca.

Para muitas mulheres, a gravidez acaba sendo uma barreira no mercado de trabalho e, por algum tempo, a experiência de Betina não foi diferente. “Algumas pessoas já tinham me procurado, e quando eu falava que estava gestante, o pessoal dizia: ‘Ah, então depois que nascer a gente volta a se falar’”.

Para ela, talvez seja esse o motivo de sua publicação ter alcançado tantas pessoas (foram mais de 400 mil visualizações). “Acho que foi um choque para todo mundo o que a gente acabou fazendo, inclusive para mim. E aí a gente vê que, às vezes, o preconceito tá na gente também”, ela reflete.

Reprodução de post do Linkedin

SAIBA MAIS | Conheça o Warren Pulse, a frente de diversidade, equidade e senso de pertencimento da Warren

Da barraquinha de cachorro-quente às Ciências Contábeis

Natural de Porto Alegre, Betina começou a trabalhar cedo. Quando tinha 15 anos, ajudava uma professora de química da escola que vendia cachorro-quente em festas infantis.

“Eu ganhava R$100 para trabalhar o fim de semana. Na época, isso era bastante, e eu achava aquilo muito legal. Comecei a tomar gosto por ter o meu dinheiro, a minha independência”, ela relembra. 

Betina não precisava ajudar em casa, mas gostava do trabalho pela sensação de liberdade financeira que ele proporcionava. A partir de então, passou a buscar formas de manter e desenvolver sua autonomia.

Seu primeiro estágio foi em uma clínica de oftalmologia, na qual era responsável pelos setores administrativo e financeiro. Sempre pensou em estudar para ser advogada, mas quando começou a procurar cursos que pudesse pagar com seu próprio dinheiro, percebeu que a faculdade de Direito deixava de ser uma opção.

A graduação em Ciências Contábeis cabia no seu orçamento e, no fim, foi onde ela se encontrou. “A gente tem um ‘ditado’: contabilidade, ame-a ou deixe-a. Pois então, tô aqui até hoje”, brinca.

Contadora desde 2013, ela passou por empresas de diversas áreas, como saúde, tecnologia e educação, e estampa no currículo pós-graduações em Gestão Empresarial e Financeira.

SAIBA MAIS | Conheça as mulheres que inspiram a Warren

descomplicou abrir conta

A chegada na Warren

Quando trabalhava na Laureate, rede global de instituições acadêmicas privadas, Betina conheceu Leandro Piano, hoje Chief Financial Officer (CFO) da Warren. Foi ele quem a indicou para a vaga no time de Contabilidade

Durante a seleção, ao mencionar a gravidez, Betina temia que o desfecho fosse igual ao das outras entrevistas das quais participou, mas teve o que ela mesma chamou de “grata surpresa”.

“Foi muito legal. Quem falava mais sobre a gestação era eu. Para os recrutadores, não era relevante. Eles queriam saber sobre o que eu já tinha entregue, o que eu já tinha feito, os projetos dos quais eu participei”, lembra.

Responsável pelo processo seletivo, Fernanda Santos conta que Betina era a candidata mais alinhada com a vaga, e que as entrevistas são baseadas nos pilares culturais da Warren, para entender o perfil e a trajetória profissional da pessoa. Por isso, não seria a gravidez que a eliminaria do processo.

Como é de praxe por aqui, as primeiras semanas de Betina na Warren têm sido intensas. Nas suas palavras, o time de Contabilidade “é responsável por garantir que as coisas estejam onde elas deveriam estar”. Para isso, precisam ter contato constante com várias outras equipes.

Como líder, Betina também pode colocar em prática outra de suas paixões: desenvolver pessoas. 

“Desenvolver pessoas é desenvolver sonhos. Eu sei que pode parecer um pouco clichê, mas é muito gostoso ver as pessoas conquistando aquilo que elas colocaram no papel”, afirma.

LEIA TAMBÉM | Conheça a história de Paola Behs, CMO da Warren

“Tempo livre, oi?”

Ser mãe já é parte da vida de Betina há quase 2 anos. Ela adora viajar, e brinca que o pequeno Murilo, de 1 ano e 7 meses, foi uma lembrancinha que trouxe de Portugal — seu “souvenir para sempre”.

Ela e o marido têm também a Bulma, a “filha de quatro patas” que alegra os dias do casal há 7 anos.

Betina, o marido, Paulo, e o filho, Murilo.

Quando questionada sobre o que gosta de fazer no seu tempo livre, Betina deu risada: “Eu sou mãe, não tenho tempo livre. Eu sou mãe e gestante! Tempo livre, oi?”.

Brincadeiras à parte, conta que, além de viajar, gosta de praticar esportes e passar tempo com a família. Até 2015, fazia ginástica olímpica, e hoje, seu exercício é o pilates, que a ajuda na preparação para o parto da Lavínia.

Quer conhecer outras pessoas que compõem o time da Warren? Acesse os outros perfis da seção Pessoas da Warren:

Banner reserva 2