Dinheiro traz felicidade?

Você já se fez essa pergunta? Ela pode parecer fácil, mas com certeza vai te custar alguns minutos para pensar. Em primeiro lugar, é muito importante entender o que você considera felicidade.

Como cada um de nós tem em sua vida uma meta diferente, um sonho que quer realizar, um objetivo para ser alcançado, a definição do que é felicidade pode ter infinitas variações.

E a partir do momento que temos clareza sobre isso, conseguimos idealizar o que faz sentido e o que não faz ser buscado.

Muitas vezes repetimos padrões de comportamento que podem nem se encaixar com o que sentimos. Sem falar no constante desejo que aparece por algo a mais. Mas e o que você quer de verdade? Pra você, é mais importante ter ou ser?

Esse texto não tinha a intenção de trazer tantas dúvidas existenciais, mas falar sobre os reflexos do consumismo é necessário.

Não há problema com o consumo, ele faz parte de quem somos e de como vivemos, mas existe quem se vicia em consumir. Esse canudo vai pra onde depois? Você realmente precisa trocar de celular? O que acontece com todas essas embalagens no final do dia?

Ter equilíbrio é essencial para qualquer área da vida, inclusive com o dinheiro. Quanto mais se tem, mais as coisas te tem.

Um planejamento financeiro sadio não restringe suas vontades, mas te traz pra realidade das reais necessidades. O sucesso, pra você, é em comparação com quem? Qual é a sua régua?

Devemos ter uma vida simples, porém não simplória. Por isso da importância de falar sobre dinheiro, de questionar desejos, de entender seu consumo, de planejar seu futuro.

E a Warren, que quer estar com você em todas essas etapas ricas em epifanias, trouxe ainda outras formas de ver o dinheiro e a felicidade, através do olhar da Planejadora Financeira da Warren, Daiane Mohr, junto do Educador Financeiro Diego da Rocha, convidando Jurandir Sell, doutor em finanças comportamentais para falar sobre o tema.

Reveja a live ou pule para os momentos principais:

4:23 – Finanças + comportamento
6:03 – O que é felicidade?
7:35 – Dinheiro traz felicidade?
15:30 – Modelos de felicidade
17:27 – Ter propósito nas suas metas
21:11 – Coisas pra fazer antes de morrer
22:57 – Bens posicionais
25:54 – Repetindo padrões de consumo
28:31 – Desejar x Querer
32:27 – Conceitos da Felicidade Plena
41:50 – O que é sucesso
50:18 – Você segue os seus propósitos?
55:00 – Vida simples sim, mas não simplória
1:00:46 – Responsabilidade dos pais nas expectativas de sucesso dos filhos

Acompanhe aqui alguns outros conteúdos:

Quanto rende R$ 50 mil na poupança?

Como fazer o dinheiro render?

Por que investir em fundo de investimento?