Entenda quando a rentabilidade da renda fixa é afetada

Saiba o que ocasionou o stress no mercado de crédito que afetou a rentabilidade de alguns produtos

>>> O tempo estimado de leitura deste artigo é de 5 minutos <<<

Já trouxemos aqui um post sobre como a crise econômica que está ocorrendo em decorrência da pandemia de coronavírus está afetando os produtos de renda fixa. Você pode conferir o texto completo clicando aqui.

Mas entendemos que algumas dúvidas em relação aos impactos na performance destes produtos ainda existam. Afinal, o forte estresse no mercado ocasionou em performances negativas, ainda que momentâneas, de alguns produtos de renda fixa.

E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Como, afinal, um fundo de renda fixa pode ter sua rentabilidade negativa?

Primeiro, é importante pontuar que rentabilidade negativa foi observada apenas nos produtos de crédito privado. Ou seja, produtos de instituições privadas, como bancos (CDBs) e empresas (debêntures).

Quando você adquire esses produtos (de forma direta ou através de fundos, como o nosso Warren Crédito Privado, por exemplo), você está emprestando dinheiro para estas instituições e elas irão devolver o valor com juros pré-estabelecidos.

A questão é que a crise econômica causada pelo coronavírus tem feito as economias reajustarem suas expectativa de mercado para este ano como um todo. E aqui no Brasil o cenário não é diferente: a projeção do PIB para 2020 já está em patamares negativos e as indústrias têm repensado suas projeções de resultado para os próximos meses.

Esse cenário gera medo nos investidores. E esse medo faz com que as pessoas vendam seus ativos.

O alto volume inesperado de vendas desestabiliza a precificação dos ativos e puxa os valores para baixo. E isso faz com que momentaneamente o cálculo do quanto foi investido versus quanto vale mostre uma rentabilidade negativa.

descomplicou abrir conta

E como esse cenário é estabilizado? 

No início desta semana, o Banco Central do Brasil já se posicionou e anunciou publicamente uma série de medidas para trazer mais liquidez para o sistema financeiro no país.

E vai estabilizar?

Em função do cenário econômico incerto, os ativos de crédito estão sofrendo – assim como a bolsa de valores e moedas de países emergentes. Mas o nosso time de gestão de recursos acredita que o mercado deve se estabilizar e, com isso, haverá nova precificação dos ativos destes produtos.

Além disso, nossos gestores estão atentos a todas as flutuações dos mercados e já estão reduzindo a exposição do nosso fundo de crédito privado, de maneira a proteger os investimentos dos nossos clientes para estresses como este.

Ainda não é cliente da Warren? Comece agora!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui ou entre em contato com a gente pelos nossos canais de comunicação.

Fique bem informado! Clique aqui para ver todos os nossos conteúdos sobre coronavírus em um só lugar.

Banner | Reserva de emergência