Especialista em tecnologia do Vale do Silício revela segredos para expandir negócios

A tecnologia vem mudando toda a forma como consumimos diversos produtos, como nos relacionamos e como as empresas também desenvolvem seus trabalhos.

Pensando nesse assunto, a Warren for Business, braço da Warren focado em profissionais do mercado financeiro que querem empreender, convidou Maurício Benvenutti, sócio da Startse, para contar sobre sua vivência no Vale do Silício e as oportunidades para o empreendedor do futuro.

Quer empreender no mercado financeiro com liberdade e alinhamento com seu cliente? Conheça a Warren for Business

Em conversa com Gustavo Ruiz, sócio da Warren e head da Warren for Business, Maurício contou que sua expertise tradicional de carreira vem da gestão de negócios e processos.

“Após passar oito anos em uma mesma empresa, em 2015 decidi sair e ir para onde as inovações aconteciam de verdade, o Vale do Silício. Quando cheguei lá, tive um choque muito forte, percebi que precisava ser tudo diferente, que meu conhecimento estava muito defasado, que meus conceitos não se aplicavam mais. 2015 foi um ano muito marcante para mim porque vi a minha carreira começando do zero”, afirma.

Maurício afirma que esse contato com a transformação trouxe uma reflexão sobre o que tinha que buscar em conhecimento para poder estar a par das evoluções mundiais de negócios.

“Existe uma tendência atual por aumentar muito a demanda por habilidades humanas, mas também entender como que o digital potencializa o analógico. A grande pergunta é: como eu uso a tecnologia para expandir meus negócios? Como eu faço para melhor atender meu cliente usando a tecnologia?”, afirma o executivo. 

“O mundo nos apresenta uma geração totalmente diferente para o futuro. Assim, hoje jamais passa pela nossa cabeça quais são as profissões que vão ter mais mercado no futuro. O mundo caminha para valorizar habilidades humanas e consciência digital, mas ao mesmo tempo para um lado onde não sabemos como nos manter relevantes ou quais são os trabalhos que devemos fazer”, continua.

Benvenutti afirma que, nos tempos atuais, para causar impacto é preciso trabalhar com propósito. “Quando você tem um propósito, vive ele e as pessoas conseguem sentir, seu funcionário não trabalha para você e seu investidor não investe na sua empresa, as pessoas passam a acreditar no que você acredita, sonhar o que você sonha e amar o que você ama”, relata.

Melhorar a qualidade de vida das pessoas e corrigir o errado são dois outros pontos importantes para a pessoa que quer criar negócios de impacto. “É muito simples isso, e as boas ideias são sempre simples e não complexas. Fora isso, é importante se cercar sempre de talentos e de gente boa, buscando entender como trazer gente boa e talento”, prossegue.

Por fim, Maurício disse que bons líderes, que buscam construir grandes empresas precisam apostar na diversidade. “Se você convive só com pessoas iguais, certamente só terão ideias iguais. A diversidade é justamente o que faz com que as pessoas pensem diferente e usem as diferenças a seu favor para construir boas empresas. Você, gestor, precisa se permitir a conviver com pessoas diferentes das que está habituado”, finaliza.

Caso você queira conferir a transmissão completa, acesse o Instagram da Warren For Business: @warrenforbusiness.

Quer conhecer mais sobre a Warren for Business e empreender no mercado financeiro? Comece agora.

Se você gostou deste conteúdo, talvez também se interesse por:

Warren for Business chega a 200 parceiros na plataforma
Agente autônomo x consultor de investimentos: entenda as diferenças
Consultor de Investimentos conta como atende seus clientes