Especialista ensina como montar carteiras de investimento

Montar boas carteiras de investimento é, sem sombra de dúvida, uma das tarefas mais importantes na hora de assessorar um cliente em relação ao seu patrimônio. Pensando nesse assunto, Gustavo Ruiz, head da Warren for Business, braço da Warren voltado para profissionais do mercado financeiro, recebeu o planejador financeiro e fundador da Trio Consultoria e Treinamentos Ivens Gasparotto Filho para discutir como elaborar uma carteira em uma transmissão na última quinta-feira (18).

“Muitos profissionais e muitos clientes já querem começar falando da carteira de investimentos. Tudo que a gente parte direto para a execução não pode dar certo, por isso que precisamos do planejamento antes, entendendo a necessidade do cliente, seu perfil e momento”, conta Ivens.

“Se o cliente tem a pressa do curto prazo, essa conversa não funciona, mas para fazer uma carteira bem feita, é preciso um trabalho de escuta, de ouvir o cliente e entender sua vida a fundo”, continua. 

Manter uma Política de Investimentos para Pessoa Física é outro ponto que Ivens recomenda que se levante com o cliente para poder fazer o melhor atendimento. Os pontos levantados pelo especialista para essa política são os seguintes: Informações Gerais, Objetivos, Tolerância ao Risco, Grau de Conhecimento Financeiro, Orientações sobre Deveres Financeiros, Restrições, Deveres e Obrigações das partes e Diretrizes sobre Avaliação e Revisão da Carteira.

Ao longo da transmissão, Ivens explicou todas as etapas de uma montagem de carteira de investimentos e, inclusive, a como determinar períodos de reavaliação e reorganização de objetivos na carteira no caso de cada cliente, com regras definidas até mesmo sobre como aumentar ou diminuir o risco de uma carteira. Caso queira conferir a transmissão completa da conversa com Ivens, clique aqui.