As melhores dicas de livros sobre investimentos

Livros sobre investimentos são uma fonte de conhecimento bastante procurada, seja por investidores iniciantes ou experientes. E existe um ótimo motivo para isso. Escritos por especialistas em seus setores, eles são uma excelente opção para quem quer aprender.

Já trouxemos sete dicas de leitura para você fazer durante a quarentena e você pode clicar aqui para conferir esta lista. Agora, trouxemos mais recomendações de livros sobre investimentos e mercado financeiro. Para deixar tudo mais conveniente para você, também separamos os livros em categorias, de acordo com o nível de conhecimento.   

Livros de Investimentos para quem está começando

Livros de investimentos para quem está começando, ilustração

É novo no mundo dos investimentos? Não se preocupe! A seguir, você encontra uma lista com os melhores livros de investimentos para quem quer começar. 

Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker.

Nesse livro, o autor traz as 17 diferenças entre a forma de pensar dos milionários e da população geral. Assim, essa é uma leitura importante para entender como as pessoas bem-sucedidas lidam com seu dinheiro, vida e negócios. 

Inicialmente, não estamos falando diretamente sobre estratégias de investimentos. No entanto, é importante entender e revisar alguns conceitos para começar certo.

Pai Rico, Pai Pobre, Robert T. Kiyosaki

Provavelmente, você já ouviu falar sobre esse livro. Isso porque esse é um clássico sobre investimentos. 

Através de suas experiências pessoais, o autor demonstra conceitos sobre a construção de riqueza, empreendedorismo e finanças pessoais. A história fala sobre a diferença entre o pai pobre, que não tem controle sobre suas finanças, e o pai rico, que ensina ao filho como ter sucesso. 

Vale lembrar, também, que o autor publicou uma obra complementar, chamada Independência financeira – O guia do pai rico. 

O Investidor Inteligente, Benjamin Graham

Nesse livro, estamos entrando mais no assunto de investimentos, em si. O autor fala sobre como diversificar seus investimentos. Você também aprenderá sobre a análise fundamentalista e alocação de ativos.

O grande valor da leitura está em conhecer, na prática, as estratégias utilizadas pelo autor. Graham é considerado um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos, e certamente tem muito a ensinar.

Os Grandes Investidores, Glen Arnold

Essa obra é excelente para quem quer conhecer melhor as filosofias dos maiores investidores da história. 

Esse é um dos livros de investimentos que abordam detalhes variados sobre como acumular riqueza. Além disso, também aborda estratégias eficazes no mercado de ações. Tudo isso contado da ótica de quem já chegou no sucesso. 

O Homem mais Rico da Babilônia, George S. Clason

Se você quer ler sobre como pessoas comuns podem construir riqueza começando do zero, esse livro é perfeito. O autor discursa sobre as mudanças de hábitos e pensamentos necessárias para ter sucesso no mercado financeiro. 

Essa obra é ótima para quem busca motivação para começar a investir.

Banner planilha 1

Aprimorando seus conhecimentos com livros de investimentos

Indicações de livros para melhorar seus conhecimentos sobre investimentos, ilustração


Se você já conhece os principais conceitos do mercado financeiro, provavelmente procura livros de investimentos mais práticos e objetivos. Assim, para quem já tem um pouco de experiência, talvez esses títulos chamem mais a atenção: 

Os Axiomas de Zurique, Max Gunther

Esse é um livro altamente recomendado para quem já investe, mas quer aprimorar os conhecimentos. Na obra, o autor fala sobre como os banqueiros e homens mais ricos da Suíça gerenciam os risos em suas carteiras. 

O livro aborda o manejo de riscos em diversos tipos de investimentos, além de como enriquecer a partir dessa filosofia.

Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffet, Mark Tier

Essa é uma obra prática e objetiva, onde o autor sintetiza 23 hábitos que esses dois grandes investidores têm em comum. Vale lembrar que se tratam de suas linhas de atuação bastante distintas, mas om uma forma de pensar semelhante. 

Interpretação das Demonstrações Financeiras, Benjamin Graham

Se você procura conhecimentos mais técnicos e específicos, esse livro é uma ótima opção. Aqui, você aprende sobre a contabilidade e balanço das empresas. Essa é uma análise essencial se você pretende investir em ações.

Filosofias de Investimento, Aswath Damodaran

Essa é uma das principais referências sobre análise fundamentalista e o mercado financeiro da atualidade. Além de abordar essa importante estratégia de análise, o autor também fala sobre outras linhas de investimentos.

Assim, se você ainda não encontrou a estratégia certa para você, essa é uma ótima leitura.

Conhecimentos avançados para investidores arrojados

Livros para investidores arrojados, ilustração

Se você é um investidor de perfil arrojado, provavelmente está procurando livros mais específicos sobre ações e estratégias arriscadas. Afinal, com grandes riscos, também vem um potencial maior de lucro. 

Mas isso não significa que esses investimentos sejam uma aposta cega. Veja alguns livros que podem ajudar você a tomar decisões mais eficazes:

Ensaios de Warren Buffet, Warren Buffet

Estamos começando com um grande clássico entre livros de investimentos. Afinal, o melhor lugar para aprender é com o mestre do mercado de ações.

Nesse livro, o autor fala um pouco mais sobre suas formas de investir. São abordados assuntos como ações ordinárias, fusões e aquisições, e finanças corporativas. 

Ações Comuns Lucros Extraordinários, Philip Fisher

Também considerada leitura essencial, nessa obra você conhece os 15 pontos mais importantes ao escolher ativos no mercado de ações. O livro traz técnicas de análises ideais para investimentos na bolsa voltados ao longo e médio prazo. 

The Intelligent Asset Allocator, William Berstein

Se você já investe há bastante tempo, esse livro é uma boa pedida. Afinal, uma das melhores coisas sobre o mercado financeiro é que sempre existe algo novo para aprender. 

Os temas abordados são a diversificação da carteira, análises de balanços das empresas e ponderação de riscos. 

The Outsiders, William Thorndike Jr

Esse livro aborda a análise de desempenho das grandes empresas e seus líderes. Aqui, você entende melhor qual a importância da alocação eficaz de capital e recursos humanos. E, principalmente, como isso reflete no valor de longo prazo dessas instituições. 

Security Analysis, Benjamin Graham

Nessa importantíssima obra do mercado financeiro, o autor explica os princípios envolvidos na precificação de ações, na análise técnica e na diversificação de ativos. Isso é, trata-se de uma ótima maneira de entender melhor como o valor de uma companhia pode ser determinado. 

Stocks for the Long Run, Jeremy Siegel

Se você busca investir em ações com rentabilidade e segurança, considere esse o seu próximo livro de cabeceira.

Nessa obra, o autor fala sobre como obter alta lucratividade no mercado de renda variável. As estratégias descritas, como o título sugere, são voltadas para investimentos de longo prazo.

Livros de Investimentos para Traders (Iniciantes e Experientes)

Livros de investimentos para traders, ilustração

Seu objetivo é se tornar um trader, mas você não sabe por onde começar? Ou então, você já opera nesse mercado, mas está procurando maneiras de investir de forma mais eficaz e segura? 

Essas são as leituras consideradas esseciais para quem quer lucrar como Trader: 

Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman

Kahneman, ganhador do prêmio Nobel em Economia, traz nessa obra ensinamentos valiosíssimos. 

As principais temáticas são os riscos, impacto das notícias ruins na nossa forma de pensar e o processo de tomada de decisões. Todos esses são fundamento importantes para o trabalho de um Trader.

Long-Term Secrets to Shot-Term Trading, Larry Williams

O autor é um dos grandes nomes no mundo trader. Nessa obra, ele ensina de maneira prática como realizar a análise de risos, padrões de lucro e volatilidade.

Magos do Mercado – Entrevistas com Top Traders – Jack D. Schwager

Essa obra aborda diversas estratégias através da entrevistas com os principais nomes do mercado de trading. Por isso, Magos do Mercado fica entre os livros de investimentos mais importantes dessa lista. 

Dessa forma, essa é uma das principais referências sobre como lidar com os riscos e emoções que essa profissão traz. A obra também aborda diversos conceitos sobre análise técnica, o que a torna um boa leitura para quem quer afiar os conhecimentos no assunto. 

Superprevisões: a Arte e a Ciência de Antecipar o Futuro, Philip Tetlok

Essa é uma obra extremamente completa sobre como melhorar sua capacidade de previsão dos fatos. E, para traders, essa é uma das mais importante habilidades para garantir o sucesso de curto prazo. 

Se você quer aprender como fazer previsões mais precisas e assertivas, essa leitura é fundamental.

Aprenda mais sobre mercado financeiro

Livros de investimentos são uma fonte de conhecimento valiosíssima. Isso porque oferecem acesso à mente, estratégias e maneira de pensar de quem já trilhou esse caminho e teve sucesso. 

Seja você um investidor iniciante ou experiente, certamente existe algo importante que um livro sobre o assunto pode ensinar. Por isso, você encontrou nesse artigo recomendações dos melhores livros de investimentos disponíveis.

Falamos dos clássicos, dos que trazem conceitos de base e até mesmo de livros específicos para quem quer se tornar um trader. E o seu livro sobre investimentos favorito, estava na lista?

Se você tem alguma recomendação de leitura, deixe ela nos comentários!

Quer continuar aprendendo sobre como investir? Leia esses outras artigos que separamos: 

abra sua conta trade warren