Warren Equals: conheça algumas das mulheres que inspiram a Warren  

Para comemorar o mês da mulher, decidimos criar uma corrente de inspiração nos nossos canais de comunicação. Convidamos você que está lendo a acompanhar nossas redes sociais para não perder a série de postagens especiais que faremos nas próximas semanas – não só para homenagear as mulheres mas, também, celebrar o primeiro aniversário do fundo Warren Equals.

Lançado em 9 de março de 2020, o Warren Equals é um fundo de ações que investe apenas em empresas com políticas de equidade de gênero – mas falaremos mais deste produto em outros conteúdos. Hoje, o assunto é inspiração.

Queremos povoar a hashtag #sómulherincrível com uma trilha de postagens enaltecendo mulheres inspiradoras. E, para começar, trouxemos aqui uma lista de pessoas incríveis que inspiram a Warren: pela inovação, ousadia, quebra de paradigmas e força.

Confira abaixo a lista que reunimos para este post!

Mary Wells Lawrence

Mary Wells

Empresária e uma lenda do mercado publicitário, Mary Wells fez uma carreira de sucesso na indústria da propaganda. Quando o presidente da empresa em que trabalhava faleceu, Mary era cotada para assumir o posto. Entretanto, diversos funcionários declararam que preferiam pedir demissão a trabalhar sob o comando de uma mulher.

Mary decidiu, então, sair e, juntamente com o redator Dick Rich e o diretor de arte Stew Greene, fundaram a Wells Rich Greene (WRG), na qual ela era a presidente. A primeira agência americana com uma presidente mulher e, também, a primeira companhia com uma CEO mulher a abrir capital na Bolsa de Nova York.⠀

Ela, assim como os próximos nomes desta lista, figura como inspiração da Warren pela força em enfrentar barreiras e pela ousadia de fazer algo nunca feito.

Kathrine Switzer

Kathrine Switzer

Kathrine completou uma maratona quando não era permitido que mulheres participassem de competições como essa, em 1967. As imagens do feito são famosas, pois mostram homens tentando tirar ela da prova à força.

Na inscrição da Maratona de Boston, ela colocou somente suas iniciais no formulário. No dia da corrida, com frio e chuva, ela quase passou despercebida e correu ao lado do técnico Arnie e do namorado Tom. Quando o organizador da corrida, Jock Semple, foi para cima de Kathrine, mesmo assustada, ela se manteve firme e continuou correndo.

“Se eu não terminar, ninguém vai acreditar que as mulheres conseguem fazer isso. Ninguém vai acreditar que as mulheres devem estar aqui”, teria Kathrine dito para seu treinador.

Ela completou a prova em 4h20min e fez história para as corredoras, ainda que, oficialmente, demorou mais 5 anos para mulheres serem autorizadas a participar da maratona de Boston.  

Assim como Mary, Kathrine fez o que nunca ninguém havia feito antes e, com isso, fortaleceu o debate feminista. Ela continuou seu ativismo no esporte, atuando na inclusão da maratona feminina em Jogos Olímpicos e criando a fundação 261 Fearless.

Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro

Filósofa, feminista e escritora, Djamila escreveu o livro O Pequeno Manual Antirracista que, segundo o levantamento da Amazon, foi o livro mais vendido no Brasil em 2020 e venceu o Jabuti na categoria Ciências Humanas.

Escreveu, também, Quem tem Medo do Feminismo Negro? e O que é Lugar de Fala?, ambos best-sellers, além de ter seus trabalhos reconhecidos fora do país.

Djamila não está nesta lista apenas pelo sucesso de vendas das suas obras mas, sim, por ser um dos nomes atuais mais mais relevantes do ativismo feminista negro no país.

Ela possui uma forte presença nas redes sociais e tem popularizado ensinamentos e filosofias em programas de televisão, podcasts e diversos outros meios de comunicação. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

Djamila se posiciona na luta pela diversidade e pelo empoderamento de mulheres negras e, por isso, não poderia ficar de fora desta lista como uma das nossas inspirações.

Michelle Obama

Michelle Obama

O sobrenome pode, sim, ser um dos principais motivos pelo qual você conhece Michelle Obama. Mas a advogada e escritora construiu uma imagem muito além de primeira-dama dos Estados Unidos durante a presidência de seu marido, Barack Obama.

Michelle é, atualmente, uma das mulheres mais influentes do mundo e utiliza sua voz em prol de causas como educação para crianças e luta pela igualdade de gênero. Além de discursos inspiradores, Michelle escreveu um livro autobiográfico chamado Minha História, que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

Além de promover diversas iniciativas sociais, ela continua inspirando e potencializando todas as vozes que lutam por um mundo melhor e justo. 

Marta 

Marta

Ícone do futebol, Marta Vieira da Silva foi escolhida a melhor jogadora do mundo por seis vezes – façanha nunca conquistada por ninguém, nem no futebol masculino. Marcou mais gols vestindo a camiseta da Seleção Brasileira do que o Rei Pelé – e por isso é apelidada de “rainha” por seus fãs.

Marta é de origem humilde, tem três irmãos e foi abandonada pelo pai com pouco mais de um ano de idade. Começou sua carreira cedo, passou por diversos clubes e continua colecionando gols e títulos. Mas, mais do que uma atleta incrível, Marta é conhecida por se posicionar em defesa do esporte feminino.

Após a derrota da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo da França, em 2019, Marta falou, às lágrimas, na entrevista pós-jogo: “o futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Então pensem nisso, valorizem mais, chorem no começo para sorrir no fim”, desabafou.

Marie Curie

Marie Curie

O primeiro prêmio Nobel para uma mulher foi dela: Marie Curie. Ela é, também, a primeira mulher a receber o prêmio duas vezes e a única pessoa a ter conseguido o feito em campos diferentes da premiação: um em Física e outro em Química.

É uma das cientistas mais reconhecidas no mundo por ter feito grandes descobertas, como elementos químicos, mas, principalmente, por seu vasto trabalho relacionado à radioatividade. Seus cadernos, inclusive, até hoje precisam ser manuseados com o uso de roupas de proteção por conta da radiação.

Marie deixou seu nome marcado na história ao dedicar sua vida a algo maior do que ela. Continuou o trabalho que começou com o marido depois de ficar viúva e garantiu estudos e descobertas valiosas que são utilizadas até hoje pela ciência.

Frida Kahlo

Frida Kahlo

Frida Kahlo é um símbolo de força. Sua difícil história de vida já ganhou diversas adaptações no cinema e na literatura e ela quase dispensa apresentações. Mas vamos tentar resumir sua biografia: Frida foi uma pintora mexicana que rompeu diversos padrões de sua época e lidou com uma série de tragédias pessoais.

Ainda na infância, foi acometida pela poliomielite, o que a deixou com sequelas nas pernas e deu início à sua tradição de usar longas saias. Com apenas 18 anos, um acidente de trânsito quebrou sua coluna em três lugares, além de diversas fraturas e hemorragia interna. Frida precisou passar por várias cirurgias e ficou de cama por muitos meses, o que a levou a começar a pintar.

Ao longo de sua grande carreira como pintora, Frida retratou questões íntimas e difíceis de sua vida, como as suas dores físicas, aborto, feminicídio e questões de imagem da mulher. Atuou na política, também, junto com seu marido Diego Rivera e, embora nunca tenha falado em vida sobre feminismo, sua obra é amplamente relacionada com o tema por todas as discussões que trazem os sentimentos causados pelos seus quadros.

Amelia Earhart

Amelia Earhart

Quem decidiria sobrevoar o oceano Atlântico sozinha em 1932? Amelia Earhart. A 16ª mulher da história a receber uma licença de piloto quebrou diversos recordes como mulher na aviação e, ganhando muita popularidade, buscou trabalhar por mais destaque para as mulheres na sociedade.

É considerado que Amelia teve um importante papel na popularização da aviação, ao tornar-se uma celebridade por seus feitos inéditos e trabalhos publicitários com marcas, além de ter lançado uma linha de roupas “para quem tem vida ativa”. 

Virou notícia, também, a sua visão sobre casamento, pois acreditava no equilíbrio entre as obrigações de marido e esposa e negou-se a ser chamada de “Senhora Putnam”.

Por seu espírito aventureiro, fortes opiniões e, claro, ser mais uma mulher que fez o que nunca ninguém havia feito antes, Amelia é considerada até hoje um fonte de inspiração, não somente no setor de aviação.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral

Mais uma mulher que contrariou os padrões de sua época e não teve medo de se posicionar sobre o que pensava. Divorciou-se do seu primeiro marido em 1912 por divergências culturais. Alegou que não assumiria um papel submisso de dona do lar e nem abriria mão de seu trabalho artístico.

Sua contribuição para a história da arte no Brasil é imensa. Viveu em uma época em que o país não exportava sua arte e, mesmo assim, Tarsila levou seu trabalho, e a cultura brasileira junto, para o mundo. Suas obras inspiraram movimentos artísticos e, até hoje, dezenas de suas pinturas estão espalhadas por museus mundo afora.

Sua ousadia, vontade de sair da zona de conforto e pioneirismo na arte brasileira a colocam não apenas nesta, mas em diversas listas de mulheres inspiradoras.

#sómulherincrível

Esta é a lista das 9 mulheres que mais inspiram a Warren neste 2021 e nós queremos convidar você a participar de uma corrente de força entre mulheres. Uma corrente que não deve se limitar ao mês de março mas, sim, ser algo recorrente. 

Usando a hashtag #sómulherincrível, conte nas suas redes sociais quem são as mulheres que inspiram você e não esqueça de marcar a Warren!