O que é a Taxa Selic  

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é utilizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para controlar os juros no país e é fundamental para a economia nacional.

A Selic representa o custo do dinheiro para empréstimos bancários com base na remuneração paga em títulos públicos, influenciando todas as outras taxas de juros no país, como as cobradas por financiamentos e empréstimos ou as pagas no retorno de aplicações financeiras.

Como a Selic funciona na prática?

A Selic faz parte da estratégia de política monetária do Brasil, cuja economia é baseada em um regime de metas de inflação.

Nesse modelo, criado em 1999, o país se compromete a adotar medidas para conter a inflação, mantendo-a dentro de uma faixa estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O objetivo é a estabilidade da economia, evitando o descontrole de preços que faz a moeda ser desvalorizada. 

A política monetária tem como estratégia influenciar a circulação de dinheiro na economia. Quanto mais mais recursos estiverem disponíveis, maior é o consumo. E com o aumento do consumo, ou seja, da demanda, os preços tendem a subir.

Nesse contexto, a Selic desempenha um papel muito importante no controle do volume dos recursos disponíveis. Com o aquecimento da economia, os preços começam a subir, indo na lógica contrária da meta de inflação. E quando isso ocorre, a Selic é elevada. 

A taxa Selic mais alta faz os juros serem mais altos, o que torna o crédito mais caro, tanto para consumidores como para empresas. Isso põe freios no consumo e ajuda no controle dos preços.

O contrário também ocorre. Nos períodos em que a inflação está abaixo da média, a Selic diminui, o estimulando o consumo e fomentando a economia.

Para que tudo isso aconteça, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central se reúne a cada 45 dias para definir qual será a meta para o próximo mês e meio, estabelecendo, assim, qual será a Selic para esse período.

Nestes encontros, são debatidas as perspectivas para a economia, as condições de liquidez e o comportamento dos mercados.

Como a Selic afeta os investimentos?

Assim como a taxa Selic tem impacto direto sobre os juros cobrados em solicitações de crédito, como empréstimos e financiamentos, ela também tem efeito sobre as taxas de remuneração de diversas aplicações financeiras.

Isso significa que a rentabilidade dos produtos pode mudar quando a Selic sofre alguma alteração. Dentre estes investimentos, podemos destacar três:

  • Tesouro Selic: como sugere o nome, este título tem a rentabilidade atrelada à Selic; por isso, um aumento na taxa gera um aumento na rentabilidade, enquanto uma redução da Selic diminui a rentabilidade do título.
  • Investimentos em renda fixa: é comum que produtos como CDBs, LCIs, LCAs e LCs utilizem o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) como indicador de rentabilidade. Como o CDI costuma estar próxima da taxa Selic, a remuneração desses investimentos será afetada com as mudanças da taxa básica de juros.
  • Caderneta de poupança: o rendimento da poupança, conforme é estabelecido por lei, necessariamente está atrelado à Selic.
    • Se ela estiver acima de 8,5%, a poupança vai render 0,5% sobre o valor investido mais a Taxa Referencial (TR);
    • Se ela for igual ou menor que 8,5%, a poupança vai render 70% da Selic mais a TR.