O que é ação preferencial (PN)  

Uma ação preferencial dá prioridade ao titular na hora da distribuição dos lucros de uma empresa. Além disso, o acionista tem preferência na devolução do dinheiro investido, caso a companhia venha a falir.

Esse tipo de ação traz, no fim do seu código, os números 4, 5, 6 e 7 (ITUB4, por exemplo, é uma ação preferencial do Itaú).

Como funciona a ação preferencial na prática?

Muitos dos benefícios da ação preferencial são, na verdade, uma compensação, já que o acionista preferencial não tem direito a voto em assembleias da empresa, nem à indicação de administradores, como é o caso de quem possui ações ordinárias (ON).

Sem poder de influência sobre os rumos da empresa, os titulares de ações preferenciais ficam à mercê das decisões daqueles que podem votar. Os resultados podem gerar lucro, é claro, mas também podem trazer prejuízos.

Por isso, para que a oferta seja um pouco mais atraente, são oferecidas algumas vantagens aos investidores.

Além da prioridade na distribuição dos dividendos, existem outros dois pontos positivos:

  • Em empresas de capital aberto, as ações preferenciais são incluídas nas ofertas públicas de aquisição (OPA), podendo receber uma parcela de lucro parecida com a que é oferecida aos titulares de ações ordinárias;
  • No pagamento dos dividendos, os acionistas preferenciais podem ganhar pelo menos 10% a mais, por ação, do que acionistas ordinários.

O investimento nesse tipo de ação funciona como qualquer outro no mercado de ações, e o primeiro passo é abrir conta em uma corretora.

Qual a diferença entre ação preferencial e ação ordinária?

Enquanto o investidor que compra uma ação preferencial tem prioridade para receber dividendos, aquele que compra uma ação ordinária ganha o direito de participar das assembleias e de decisões importantes da empresa.

Ela é identificada pelo código 3, como por exemplo: PETR3 e ITUB3, ações ordinárias das empresas Petrobras e Itaú, respectivamente.

A ação ordinária é uma ótima opção para quem quer fazer parte da sociedade de boas empresas. Já a ação preferencial pode ser uma alternativa mais interessante para quem busca apenas receber bons dividendos.