O que é acionista majoritário  

Um acionista majoritário é um acionista, ou um grupo de acionistas, que detém o controle de mais de 50% das ações de uma empresa. 

As ações representam partes proporcionais do capital de uma empresa, conferindo aos titulares certo poder tanto de lucro quanto de decisão.

No caso do acionista majoritário, a influência na tomada de decisões é ainda maior, já que ele tem direito a mais votos nas assembleias da empresa.

Acionista majoritário na prática

Nem todo acionista majoritário tem a mesma abordagem com relação à forma como a empresa é administrada.

Enquanto alguns permanecem fortemente envolvidos nas operações do dia a dia da organização, outros podem preferir uma abordagem não intervencionista, deixando a gestão da empresa a cargo de executivos e gerentes. 

Os acionistas majoritários que desejam abandonar o negócio ou diluir a sua posição podem abrir-se à concorrência ou às sociedades de capital, com o objetivo de obter um bom preço pela sua participação. 

Uma vez que o acionista majoritário geralmente tem um controle rígido sobre a empresa, uma oferta hostil por ela geralmente está fora de questão.

LEIA TAMBÉM | Ações ordinárias (ON): o que você precisa saber ao investir

Quem pode ser o acionista majoritário?

O acionista majoritário de uma empresa pode ou não ser um membro da alta administração. 

Em empresas menores, com um número limitado de ações totais, o CEO também pode atuar como acionista majoritário. 

Já em organizações maiores, com capitalização de mercado significativa, como cifras em bilhões de dólares, pode haver outros investidores detentores com um número maior de ações.

Direitos e deveres do acionista majoritário

Como já foi mencionado, o acionista majoritário, assim como a maior parte dos acionistas, tem direito ao voto em assembleias da empresa.

Da mesma forma, ele também pode modificar estatutos sociais da organização, dependendo das suas necessidades.

Quanto aos deveres do acionista majoritário, ele possui algumas responsabilidades, como:

  • Transparência: os acionistas majoritários podem controlar a empresa, desde que os demais acionistas sejam respeitados. Ou seja, tudo deve ser feito com consentimento, clareza e dentro da legalidade. Assim, informação, transparência e respeito devem fluir entre todos acionistas.
  • Reuniões: o acionista majoritário deve relatar as reuniões dos conselhos extraordinários ou anuais com 10 a 60 dias de antecedência, bem como incluir informações sobre os motivos da reunião.
  • Bom funcionamento da empresa: o acionista majoritário deve cumprir e verificar o bom cumprimento das normas e obrigações fiduciárias dos sócios.

As ações tomadas por um acionista majoritário não devem prejudicar, mas sim beneficiar os outros acionistas e a empresa em si.

Assim, esse tipo de investidor precisa adotar ações coletivas que sejam do interesse de todos.

LEIA MAIS | Ações preferenciais (PN): entenda o que são e quais cuidados tomar ao investir

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: