O que é acionista  

Acionista é a pessoa, física ou jurídica, que possui uma ou mais ações em uma empresa de Sociedade Anônima (S.A). 

Sociedades Anônimas são um tipo de sociedade empresarial que se divide por ações, e cada investidor que compra uma dessas ações se torna um acionista.

Isso significa que o investidor passa a ser dono de uma parcela da empresa, e que portanto ele tem direitos e responsabilidades — que vão depender do tipo de ação, do seu preço de emissão e da quantidade adquirida.

Tipos de acionista

Um acionista pode ser somente uma pessoa, ou um grupo de pessoas reunidas para investir numa ação da sociedade. Existe também a possibilidade de outras empresas serem acionistas de uma companhia.

Dentro desse contexto, existem três tipos de acionista:

  • Acionista controlador: escolhido por meio de votação na assembleia geral, é quem possui o controle da empresa. Além de ser titular de direitos de sócio, o acionista controlador tem a maioria dos votos nas decisões da assembleia geral, e seu objetivo é orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.
  • Acionista majoritário: é o investidor que possui mais de 50% de ações de uma companhia. Com isso, tem direito a voto e controle acionário (ou seja, controle da empresa).
  • Acionista minoritário: este tipo de acionista não detém a maior parte das ações da empresa, mas possui informações sobre ela e pode votar em decisões importantes. 

É importante ressaltar que somente os investidores que possuem ações ordinárias têm direito ao voto nas assembleias.

Já aqueles que detêm ações preferenciais não participam da tomada de decisão sobre os rumos da empresa, e justamente por isso têm algumas vantagens, como a preferência no pagamento dos dividendos.

Direitos do acionista

Ao tornar-se um acionista, o investidor passa a ter um conjunto de direitos e responsabilidades relativos à sociedade.

Os direitos podem ser separados em duas categorias: econômicos ou de gestão.

No que diz respeito aos direitos econômicos, o acionista pode receber dividendos, vender livremente as ações e até receber parte do valor da empresa, caso ela seja vendida em uma ação de aquisição por outra companhia.

Já os direitos de gestão envolvem a participação na tomada de decisões, como o direito de voto e o acesso à informação da empresa para conhecer a sua situação.

O número de ações que um acionista possui é diretamente proporcional ao número de votos que ele poderá ter — ou seja, quanto maior o número de ações, maior a possibilidade de participar da administração e das decisões dentro da empresa.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: