O que é alinhamento com o cliente?

A Warren é a primeira corretora 100% alinhada e transparente com os seus clientes. Mas o que isso significa? Neste texto, nós vamos explicar exatamente o que é esse alinhamento com o cliente e porque ele é tão importante para você investir com tranquilidade.

Confiança é importante em todos os tipos de relacionamento. Seja com sua família, seus amigos, colegas de trabalho ou com qualquer pessoa. Não teria porque ser diferente com os seus investimentos. Afinal, quando você busca um banco ou uma corretora, busca auxílio para fazer com que seu dinheiro renda da melhor forma possível.

O problema? Bancos e outras corretoras trabalham em um modelo de negócios conflitado, sem alinhamento com o cliente.

E nós vamos explicar: existem dois modelos de cobrança na indústria dos investimentos: o Comission Based e o Fee Based.

Comission Based: o modelo conflitado que o mercado utiliza

Comission Based modelo sem alinhamento com o cliente, ilustração

O Comission Based é o modelo tradicional utilizado no Brasil por bancos e outras corretoras. É quando existe uma comissão por produtos de investimentos. Ou seja, a cobrança é feita em cima da venda de produtos. O que faz com que exista um conflito de interesses, o que atrapalha o foco dos seus investimentos, sem alinhamento com o cliente (você).

Por que atrapalha?

Pense como se o banco fosse uma loja de eletrodomésticos e você está lá em busca de uma televisão de 29 polegadas – este é o tamanho que você quer e que ficará perfeito na sua sala. Porém, o vendedor insiste em mostrar modelos de 36 ou 40 polegadas, pois estariam ‘valendo mais a pena’ ou porque possuem alguma funcionalidade que você não está tão interessado assim.

Por quê? Porque ele recebe comissão e tem metas por venda de produtos. Mesmo sabendo que aquele modelo não é o que você quer e que talvez não atenderá às suas necessidades. Isso se chama conflito de interesses! É o melhor produto para o vendedor vender, não para você comprar.

A questão é que televisões são produtos palpáveis, ou seja, você pode ver as suas características, comparar uma com a outra e imaginar se ficariam bem na sua casa. Mas, com investimentos não é bem assim. Sem alinhamento, você pode acabar investindo em péssimos produtos. Produtos que são bons apenas para o bolso do banco e não para o seu.

LEIA MAIS | Como o conflito de interesses atrapalha seus investimentos

Banner conta

Fee Based: o modelo alinhado que os super ricos investem

Fee based modelo de alinhamento com o cliente, ilustração

O Fee Based é quando a empresa cobra um valor para fazer a gestão total dos investimentos do cliente. Isso faz com que empresa e cliente tenham o mesmo objetivo, que é potencializar o patrimônio do cliente, pois é assim que a empresa aumenta seu fee. Ou seja, se tem a certeza de que serão indicados os melhores produtos pois há um alinhamento total de interesses.

Hoje, no Brasil, esse modelo é utilizado apenas para os family offices.

Mas a Warren chegou para mudar este cenário!

Nós trabalhamos com o modelo Fee Based. Cobramos apenas uma taxa única ao ano pela gestão total das carteiras dos nossos clientes. Este modelo garante que, quando a Warren sugere uma alocação para seus investimentos, o único critério é oferecer as melhores opções para seu perfil e seus objetivos. 

E isso se chama alinhamento com o cliente: nós evoluímos junto com o patrimônio dos nossos clientes e não em cima deles. Por isso, quanto mais rentável for a carteira dos nossos clientes, melhor.

Além disso, todos os nossos produtos têm taxa zero e, quando nossos clientes escolhem investir em produtos de terceiros, nós devolvemos a comissão que recebemos. 

Cashback

Cashback, ilustração

Todos os clientes que possuem produtos de outras gestoras na nossa plataforma recebem de volta, mensalmente, o valor referente à comissão que a Warren ganha por isso. Esta quantia é reinvestida automaticamente nas carteiras que contém fundos de terceiros.

Fazemos isso porque acreditamos que a única forma confiável de oferecer um serviço financeiro de qualidade é quando não existe o conflito de interesse. Por isso que um dos pilares da Warren é a política de reinvestir a comissão recebida.

Além disso, os clientes da Warren têm, em sua área logada, acesso a duas informações que consideramos fundamentais: o rendimento diário de seus objetivos e sua economia em taxas ao investir com a Warren.

Propósito da Warren

Propósito da Warren com alinhamento com o cliente, ilustração

Atualmente, ainda existem muitos brasileiros investindo mal o seu dinheiro. Um dado assustador: em 2018, os maiores fundos do país pagaram menos de 90% do CDI. Segundo dados da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), dentre os 12 maiores fundos de renda fixa em números de cotistas, 8 pagaram menos do que 70% do CDI. Isso sem contar as taxas, que não são menores de 1,5% ao ano.

Está na hora de sair dos bancos tradicionais, das taxas abusivas e da baixíssima performance que eles entregam. A nossa missão é transformar o mercado financeiro no Brasil. E isso passa por você!

Vamos juntos? Comece agora clicando aqui.

Quer saber como a Warren pode fazer ainda mais por você? Veja os artigos que separamos aqui:

Banner reserva 2