O que é um fundo de investimentos?  

Um fundo de investimentos é uma carteira de ativos financeiros que coleta dinheiro na forma de contribuições para investi-lo em conjunto.

Ao proporcionar aplicações diversas, mas como uma entidade única, os fundos têm um objetivo muito simples: obter um retorno superior ao obtido quando se investe separadamente.

Geralmente, fundos de investimentos são destinados a qualquer tipo de investidor, embora seja verdade que existem muitos tipos de fundos para diferentes perfis de investidores.

Como um fundo de investimentos funciona na prática?

Vamos imaginar que conseguimos convencer 10 amigos a investir juntos. A primeira questão que surge é: quem dos 10 sabe algo sobre finanças.

Supondo que ninguém tenha esse conhecimento, a solução seria contratar uma empresa especializada em investimentos, que vamos chamar de “administradora”.

O segundo ponto a ser debatido é: quem vai ficar com todos esses bens ou com todo o dinheiro?

Como o ser humano é desconfiado por natureza, a solução poderia ser colocar esse capital em uma instituição depositária, isto é, uma corretora, cujo único propósito é resguardar o dinheiro dos 10 amigos.

Nessa modalidade de investimento, todas as pessoas que se reúnem sob o guarda-chuva do fundo são chamadas de cotistas, e o desempenho de cada investidor é estabelecido com base nos resultados coletivos.

Os fundos de investimento podem investir em diversos produtos financeiros, como:

Também é possível que um fundo invista em produtos não financeiros, como imóveis, arte, etc.

Cada fundo tem sua estratégia própria, cabendo ao profissional que administra o fundo, o gestor, fazer a escolha dos ativos nos quais o dinheiro será investido.

Tipos de fundo de investimentos

Os tipos de fundo variam de acordo com seus produtos e estratégias. Dentre os principais, temos:

  • Fundos de renda fixa: investem em títulos de renda fixa. A lucratividade pode ser menor, mas os riscos também são reduzidos.
  • Fundos de ações: o investimento é feito em títulos de renda variável, como ações. Como o risco é maior, o retorno é potencialmente maior.
  • Fundos multimercado: podem investir em ativos de diferentes mercados, combinando ativos de renda fixa e renda variável. Com base no percentual dedicado a cada um deles, é possível calcular a rentabilidade e o risco desse tipo de fundo.
  • Fundos cambiais: investem mais de 80% do seu patrimônio em ativos relacionados a outras moedas. Os mais conhecidos são os fundos cambiais de dólar, que acompanharam a cotação dessa moeda.
  • Fundos de previdência: nestes fundos são aplicados os recursos dos investidores que possuem planos de previdência. Eles trazem benefícios tributários, estratégia que busca estimular as pessoas a investir com o foco no longo prazo.
  • Fundos imobiliários: reúnem interessados em aplicar no mercado imobiliário, sem a necessidade de comprar um imóvel diretamente.