O que é um gestor de investimentos  

Gestor de investimentos é o profissional cuja principal função é gerir o patrimônio de um fundo de investimentos de modo a obter rendimentos positivos. Ele também é chamado de gestor de fundos, administrador de carteira, gestor de ativos ou, em inglês, asset manager.

O capital alocado pelo gestor pertence aos cotistas, isto é, aos investidores que depositam seu dinheiro no fundo visando à otimização dos seus investimentos. É do gestor a responsabilidade de administrar os ativos integrados no fundo.

A prestação de serviços de gestão de ativos inclui, essencialmente:

  • A análise das demonstrações financeiras;
  • A seleção dos ativos e valores mobiliários;
  • O plano de implementação das carteiras de títulos; e
  • O acompanhamento permanente dos investimentos.

A função do gestor de investimentos na prática

A atividade de um gestor de investimentos consiste em determinar quais investimentos fazer ou evitar, sempre pensando na estratégia que irá aumentar os rendimentos da carteira de um cliente.

Para isso, uma pesquisa rigorosa é conduzida utilizando ferramentas macro e micro analíticas. O trabalho inclui, muitas vezes, análises estatísticas das tendências de mercado, entrevistas com colaboradores da empresa e qualquer outra coisa que ajude a atingir a meta de valorização dos ativos estabelecida pelo fundo.

Geralmente, o gestor investirá em produtos como:

  • Ações;
  • Renda fixa;
  • Imóveis;
  • Commodities;
  • Investimentos alternativos; e
  • Outros fundos de investimento.

Diferença entre gestora e gestor de investimentos

Gestor e gestora não devem ser confundidos.

A gestora é a estrutura jurídica, enquanto o gestor é a pessoa que toma as decisões sobre os ativos que estão sob a administração da gestora. Em outras palavras, ele é quem decide o que comprar e o que vender.

De forma simples, pode-se dizer que quem administra o fundo é a cabeça pensante. É a pessoa que dá a última palavra sobre os ativos administrados. A chave nessa assessoria é ajudar profissionalmente um cliente a atender às suas necessidades financeiras.

Por isso, a gestão de ativos envolve a tomada de decisões levando em consideração os diferentes perfis de risco dos investidores.

Contas mantidas por gestoras de investimentos podem incluir privilégios de emissão de cheques, cartões de crédito e débito, empréstimos de margem, a varredura automática de saldos de caixa em um fundo do mercado monetário e serviços de corretagem.

Quando os investidores depositam dinheiro na conta de uma gestora, normalmente ele é colocado em um fundo do mercado financeiro que oferece um retorno maior do que pode ser encontrado em contas de poupança, por exemplo.