O que é IFIX  

IFIX é o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários. Ele indica o desempenho médio das cotações de fundos imobiliários listados na bolsa de valores. Os ativos que compõem este índice são definidos pela B3, a bolsa brasileira.

O IFIX representa uma carteira teórica dos fundos imobiliários mais negociados e de maior liquidez da bolsa. A cada quatro meses, essa carteira é revista e atualizada: fundos que que já não preenchem mais os critérios necessários são retirados, e aqueles que não faziam parte do índice, mas atingiram os requisitos, são integrados ao indicador.

O IFIX funciona para o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário (FII) como o Índice Bovespa (Ibovespa) funciona para o mercado de ações como um todo. 

Ele apresenta desempenho do mercado de Fundos Imobiliários negociados em bolsa, possibilitando ao investidor uma visão de como estão se saindo os FII brasileiros.

Como funciona o IFIX na prática?

O cálculo do IFIX leva em consideração alguns critérios. São eles:

Critério de inclusão

Esse critério escolhe quais FIIs entrarão no cálculo do índice. Para ser incluído, o fundo deve cumprir alguns parâmetros definidos pela B3, que são:

  • Participar de negociações em 60% dos pregões realizados em um período de 1 ano.
  • Ter preço unitário de cota que não seja inferior a R$1 real.
  • Ter participação inferior a 20% dentro da carteira.

No entanto, é possível que um fundo de investimento listado não esteja cumprindo com esses critérios. Quando isso ocorre, ele deixa de fazer parte da metodologia de cálculo do IFIX. Porém, os fundamentos de inclusão do índice são muito amplos.

Critério de ponderação

Este critério determina o peso de cada FIIs no índice IFIX. A análise é baseada no valor de mercado de cada fundo imobiliário. Ou seja, fundos com maior valor de mercado têm representação superior no cálculo do indicador.

Nesse sentido, quanto maior o valor de mercado do fundo, maior será a sua representação no índice. No entanto, vale a observação citada nos critérios de inclusão, de que a participação de um fundo no IFIX não pode superar 20% do índice.