O que é Know-How

Know How é um sinônimo de experiência empresarial. O termo vem do inglês e significa  “saber fazer”. Consiste nas capacidades e habilidades que um indivíduo ou uma organização possui para realizar uma tarefa específica.

A nível e negócio, pode ser considerado um ativo intangível da empresa. É um conceito que pode ser aplicado tanto à parte estratégica quanto à parte operacional e técnica da organização. Em última instância, reúne o conhecimento que se estende a toda a empresa e que tem levado ao sucesso.

Com o Know How, obtém-se exclusividade para o uso e manutenção da propriedade industrial sobre um processo ou objeto. Desta forma, é utilizado como grande diferencial competitivo, visto que valoriza o produto. Porém, é importante salientar que o processo em questão tem que ser algo novo e diferente.

Como saber se há know-how em uma empresa

Muitas vezes esse termo é usado incorretamente para definir qualquer processo em uma empresa. No entanto, existem certos requisitos que devem ser atendidos para que algo se caracterize como um know how.

O primeiro é que deve ser algo concreto: uma certa técnica, um ingrediente específico, etc. Não se pode falar em know how para dizer que uma empresa trabalha apenas com materiais de qualidade, por exemplo. 

O know how não é uma técnica utilizada por todas as empresas do setor. Portanto, só será know how se for uma característica que distingue a empresa da concorrência. 

Além disso, o know how irá proporcionar algum benefício competitivo. Por causa dele, o negócio ganhará destaque e privilégio em relação a outras empresas. Por isso, esse conhecimento deve ser valorizado do ponto de vista econômico.

Em suma, o know how não pode ser qualquer técnica utilizada nas empresas. Só o será se for específico e exclusivo, alheio à competição.