O que é RDB  

O Recibo de Depósito Bancário (RDB) é um investimento privado em renda fixa no qual os investidores emprestam dinheiro às instituições bancárias e recebem o valor investido acrescido de uma rentabilidade ao final de um determinado período.

Como funciona o RDB na prática?

O funcionamento do RDB é semelhante ao do CDB, o Certificado de Depósito Bancário. A diferença é que, enquanto o CDB pode ser negociado livremente antes do vencimento, o RDB é inegociável e intransferível.

Isso quer dizer que o RDB só pode ser resgatado após seu prazo de vencimento. Esse período varia de produto para produto e de banco para banco.

Por ter um prazo de vencimento rígido, o RDB oferece boa margem de negociação com a instituição financeira quanto à rentabilidade.

Essa rentabilidade se origina a partir dos juros pagos pelo banco ao investidor quando o investimento vence. O valor mínimo da aplicação, assim como a remuneração e os prazos, variam de acordo com o produto contratado e com a instituição financeira.

É por meio de investimentos como o RDB que as instituições financeiras captam recursos para oferecer crédito aos clientes mesmo em momentos de escassez de crédito no mercado.

Características do RBD

O Recibo de Depósito Bancário oferece uma série de vantagens, principalmente para aqueles investidores conservadores, que buscam investimentos de baixo risco.

Algumas características do RDB são:

  • Risco reduzido: o RDB tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante um valor global de até R$ 1 milhão aos investidores que aplicam em RDBs no caso de a instituição financeira que emitiu os títulos vir à falência. Dessa forma, o RDB pode ser considerado um investimento de baixo risco.
  • Rendimento superior à poupança: a rentabilidade do RDB geralmente é maior que a da poupança, o que torna o produto atraente para investidores que querem manter a segurança, mas procuram maiores retornos.
  • Valor mínimo: como muitos produtos de renda fixa, o RDB tem um valor reduzido para aplicação mínima. Geralmente é algo em torno de R$ 1.000, o que possibilita que o Recibo de Depósito Bancário seja tangível para pequenos investidores individuais com capital limitado para investimentos.

A característica que pode ser considerada uma desvantagem é a inflexibilidade do resgate do RDB, visto que ele só pode ser feito ao final do vencimento.

Nesse sentido, é importante que o capital utilizado pelo investidor não vá fazer falta durante o período em que o contrato estiver em vigência.