O que é Wall Street?  

Wall Street é uma rua localizada no sul da ilha de Manhattan, em Nova York, e é considerada o coração do distrito financeiro da cidade. É lá que se encontra a mais tradicional bolsa de valores dos Estados Unidos, a New York Stock Exchange (NYSE).

Além disso, grandes bancos e corretoras já tiveram suas sedes na Wall Street, o que a fez passar de uma rua importante para um dos maiores centros financeiros do mundo.

Hoje, Wall Street também é um termo utilizado para se referir aos mercados financeiros e às empresas que têm ações listadas em bolsas americanas.

A origem da Wall Street

Ainda no século XVII, quando Nova York se chamava Nova Amsterdã, colonos holandeses construíram, onde hoje fica o distrito financeiro da cidade, um muro de madeira. O objetivo era se defender dos britânicos e de nativos americanos.

“Wall”, em inglês, quer dizer muro, e por isso a rua foi batizada de Wall Street. Em 1699, o muro foi derrubado, mas o nome permaneceu.

Por volta de 1700, a região se tornou um centro comercial, mas foi somente a partir de 1792 que Wall Street virou um famoso centro financeiro. Neste ano, os principais corretores americanos da época assinaram o Acordo de Buttonwood, um tratado que visava a centralizar as negociações de valores mobiliários e instituir uma taxa única sobre essas transações.

A NYSE, inclusive, foi fruto deste acordo, que, em 1817, foi revisado. A organização de corretores mudou de nome, passando a se chamar The New York Stock and Exchange Board.

Por quase 50 anos, eles alugaram diferentes locais para a negociação de títulos. Finalmente, em 1865, instalaram sua sede no número 11 da Wall Street, onde estão até hoje.

Por conta de seu crescimento expressivo, a Bolsa de valores de Nova York foi uma das principais responsáveis pela consagração de Wall Street como um dos mais importantes centros financeiros do mercado internacional.

Em 1918, depois da Primeira Guerra Mundial, a NYSE tornou-se a principal bolsa de valores do mundo, posição que, até aquele momento, era detida pela Bolsa de Valores de Londres.

Índices mais seguidos em Wall Street

Índices de renda variável são indicadores de desempenho de ações. Eles servem como um termômetro e são utilizados por investidores para acompanhar as movimentações do mercado, pois determinam a rentabilidade dos investimentos.

Os 3 índices mais seguidos em Wall Street são:

  • Dow Jones: formado pelas 30 empresas industriais mais importantes e representativas dos Estados Unidos;
  • S&P 500:  é um dos índices mais representativos da economia real dos Estados Unidos devido à sua diversidade; é composto por 500 grandes empresas que possuem ações listadas nas bolsas de valores Nasdaq e NYSE.
  • Nasdaq: é o índice da segunda maior bolsa de valores eletrônica e automatizada dos Estados Unidos, a Nasdaq; é composto por milhares de empresas de tecnologia, entre as quais se destacam Apple, Facebook, Microsoft, entre outras.