O que é Z Spread  

O Z Spread, ou spread de volatilidade zero, é um indicador que mede as entradas de capital de um investidor ao longo do tempo.

Ele é utilizado para nivelar diferentes fluxos de caixa gerados por um ativo financeiro, o que, em outras palavras, significa que ele mede os diversos ganhos que um investimento gera ao longo do tempo.

Entre outros fatores, esse cálculo ajudará a entender diversos fatores assumidos, especialmente ligados ao risco (como crédito ou liquidez, por exemplo).

Para que serve o Z Spread?

Antes de nos aprofundarmos no conceito do Z Spread, vale lembrar que spread, de modo geral, é a diferença entre dois valores.

Um bom exemplo é o chamado spread bancário, que é a diferença entre a taxa de juros que o banco cobra de um cliente que toma crédito e a taxa que ele oferece ao cliente que investe em produtos da instituição.

Como vimos anteriormente, o Z Spread tem como principal função nivelar diferentes fluxos de caixa gerados por um ativo financeiro. Assim, ele constitui o que chamamos de “spread constante”.

Quando um investimento oferece múltiplos ganhos, e não só um ganho no seu vencimento, é o Z Spread que auxilia o investidor na sua tomada de decisão.

Esse indicador é uma ferramenta útil para a análise de um título, pois ajuda a entender fatores como o risco de crédito, liquidez e opções.

Além disso, ele pode ser usado como um indicador econômico. A título de exemplo, um Z Spread negativo pode indicar que uma recessão está a caminho.

Também é comum que analistas utilizem o Z Spread para precificar títulos.

Como calcular o Z Spread?

O cálculo de Z Spread é diferente de um cálculo do spread nominal, que se baseia em um ponto na curva de rendimento do ativo para determinar a variação entre o menor e o maior preço do título.

Para calcular uma margem Z Spread, a fórmula é um pouco mais complexa.

Um investidor deve obter a taxa à vista do ativo em cada vencimento relevante, adicionar a essa taxa a margem Z Spread e, em seguida, usar essa taxa combinada com a taxa de desconto para calcular o preço do título.

Os componentes que entram em um cálculo de Z Spread são os seguintes:

P = Preço do ativo somado aos juros acumulados

C = Pagamentos de cupons do ativo (entradas de caixa)

r = Taxa do Z Spread

n = Número de períodos (dias, meses, anos, etc.)

A fórmula seria a seguinte:

Apesar da complexidade, hoje há várias ferramentas e planilhas que facilitam esse cálculo. 

Ainda assim, é importante entender a fórmula para compreender os diferentes pontos de fluxo de caixa de um investimento.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: