As 10 ações que mais se valorizaram desde 1996 [Download]

Se você nos acompanha por aqui, já sabe que a Warren sempre recomenda o investimento na Bolsa de Valores com foco no longo prazo.

Nosso CEO, Tito Gusmão, costuma até brincar durante as lives que grava no canal do Youtube da Warren: “o nosso copywriting é o mais tedioso do mundo”.

O motivo é simples: a Warren é uma corretora e gestora responsável, que trabalha com a verdade e valoriza o seu patrimônio. Aqui, você não vai ler promessas de lucros fáceis ao investir em ações

Talvez você tenha visto, nas suas redes sociais, vídeos com anúncios de supostos traders garantindo ganhos astronômicos da noite para o dia.

Temos uma má notícia: nada disso é verdade.

Na renda variável, é praticamente impossível prever o comportamento do preço dos ativos no curto prazo com consistência. 

E, mesmo para quem tem uma suposta capacidade analítica muito acima da média, essa tarefa acaba exigindo dedicação praticamente integral.

Você está disposto a abandonar a sua profissão para se dedicar a uma missão na qual apenas a ínfima minoria consegue ganhar dinheiro?

De acordo com levantamento realizado por estudiosos da Escola de Economia da FGV EESP entre 2013 e 2015, a imensa maioria dos day traders que investiram em contratos futuros de mini dólar e mini índice perderam dinheiro.

O estudo mostrou que, dos quase 20 mil investidores pessoa física que começaram a operar mini índice entre 2013 e 2015, 92,1% desistiram.

Mais de 91% tiveram prejuízo e apenas 13 pessoas conseguiram obter lucro médio diário acima de R$ 300. 

Mas qual é a melhor maneira de investir em ações, portanto?

LEIA TAMBÉM | Investir em ações no curto prazo: é possível ganhar dinheiro?

A melhor maneira de investir em ações

Aqui na Warren, nós defendemos o investimento em ações com a mentalidade de sócio, focando em comprar ativos de boas empresas e lucrar com a valorização dessas cotas no futuro.

Essa mentalidade é conhecida no mercado de ações como buy and hold: comprar e segurar.

É a estratégia de investidores famosos, como Warren Buffett e Luiz Barsi. Analisar as ações como aquilo que elas são, de fato: a menor parte das empresas. 

Para isso, o mais recomendado é utilizar a análise fundamentalista, que se dedica a investigar os fundamentos das companhias para identificar empresas sólidas e com modelos de negócios consistentes em setores perenes;

É claro que a exposição à renda variável deve respeitar o seu perfil de investidor e os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Mas, seja qual for o tamanho da sua carteira de ações em relação ao total do seu patrimônio, a dica sempre é investir com a mentalidade de sócio.

E por que estamos contando tudo isso? 

Para apresentar um relatório que montamos para provar o que estamos dizendo. Acompanhe!

As ações que mais se valorizaram desde 1996

As 10 ações que mais valorizaram desde 1996, ilustração

Depois dessa introdução na qual defendemos o investimento em ações no longo prazo, talvez você tenha se perguntado: afinal, quanto tempo é longo prazo?

Para investir em ações, longo prazo significa pelo menos 15 anos, podendo chegar a 20 anos, 30 anos e até mais.

Investidores que estão começando na Bolsa de Valores costumam subestimar o poder dos juros compostos e da sociedade com boas empresas quando olhamos em janelas temporais longas. 

Mas o fato é que o seu patrimônio pode ser multiplicado por várias vezes se você escolher boas empresas e carregá-las por um longo tempo.

Para provar isso, montamos um relatório com as 10 ações que mais se valorizaram na Bolsa de Valores desde 1996 — 24 anos, portanto.

Com dados da Economatica, mostramos que o seu patrimônio poderia ter sido multiplicado por até 900 vezes caso você tivesse investido em empresas que seguem na liderança dos seus segmentos.

É claro que nada disso é uma recomendação de investimento, e nem faria sentido se fosse, porque, como você já sabe, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Não é porque uma determinada ação teve uma performance positiva nos últimos 24 anos que ela vai manter o mesmo desempenho. A decisão de investimento é pessoal e deve respeitar a sua estratégia e o seu perfil de investidor.

O que queremos mostrar, aqui, é o potencial que a Bolsa de Valores oferece para quem tem paciência e escolhe bons ativos.

Quer conhecer essas empresas e entender o potencial da Bolsa de Valores?

Faça o download do relatório com as 10 ações que mais se valorizaram desde 1996.

Descubra as maiores
altas da Bolsa desde 1996

Além da lista com as 10 empresas, o relatório também conta com uma explicação sobre cada uma delas, com destaques sobre a história e a operação. 

Mais do que sanar a sua curiosidade, o relatório é uma maneira de conhecer melhor essas empresas que vêm se mostrando tão sólidas no longo prazo.