Taxa Selic em 3,75% ao ano

Em meio à crise do coronavírus, a taxa Selic teve um corte de 0,5 ponto na segunda reunião deste ano do Copom – Comitê de Política Monetária e agora está em 3,75% ao ano.

Neste texto, saiba o que essa medida significa para o momento atual do mercado e como isso impacta os seus investimentos.

Nova mínima histórica da Taxa Selic em meio à crise do coronavírus

Nova mínima histórica da Taxa Selic, ilustração.

De acordo com Thomaz Fortes, gestor de recursos da Warren, a queda já era prevista no mercado. Apontou que, ainda que alguns analistas mais arrojados já estejam falando em taxa básica de juros negativa no Brasil, isso não deve ocorrer.

É muito improvável que isso ocorra em um mercado emergente como o Brasil. Ainda se tem muitas incertezas do impacto completo do coronavírus no país, tanto em relação a nossa inflação quanto a um provável PIB negativo em 2020″, afirmou.

No comunicado oficial, feito nesta quarta-feira, 18, o Comitê sinalizou que não haveria novas quedas.

O movimento acontece em linha com as decisões de outros bancos centrais, como o FED, dos Estados Unidos, que zerou sua taxa básica de juros no último domingo, 15.

A decisão foi tomada levando em consideração que a pandemia causada pelo Covid-19, o novo coronavírus, está provocando uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros.

E os seus investimentos, como ficam com a Taxa Selic baixa?

Investimentos com a Taxa Selic baixa, ilustração.

Em texto que produzimos sobre a sequência de cortes na taxa Selic, apontamos como isso impacta nos investimentos. Você pode clicar aqui e conferir o conteúdo completo, mas vamos retomar.

Investir em renda fixa sempre será uma ótima opção. Em especial para objetivos de curto prazo. Mas, com a taxa Selic em 3,75% ao ano, a rentabilidade dos produtos atreladas à ela será ainda menor do que já vem sendo nos últimos meses.

Mas o que o investidor brasileiro pode fazer diante deste cenário? A resposta rápida é: para ter uma boa rentabilidade com a taxa Selic em baixa, você precisará optar por: ou tomar mais risco ou esticar o prazo de resgate.

Mas quem quer correr risco?

Quem quer correr riscos, ilustração.

E mais: quem quer correr riscos agora, que as bolsas têm apresentado volatilidade tão alta?

LEIA MAIS | Você precisa mudar a estratégia de investimentos em função do coronavírus?

Quando o assunto é investimento, o risco tem uma correlação com a perspectiva de rentabilidade. Ou seja, é a perspectiva de uma rentabilidade maior que torna mais atrativo correr algum risco.

É sempre importante reforçar: não deixe de respeitar o seu perfil de investidor. Para investir em renda variável, é preciso ter um perfil adequado para isso.

Mas a tendência é que, para objetivos de longo prazo, mesmo os investidores de perfil mais conservador optem por alocações com renda variável e fundos multimercados.

Os grandes focos do investidor de renda variável é o longo prazo e a paciência. Pois períodos mais longos de aplicação reduzem bastante o risco do investimento em ações e oferecem bons retornos. E paciência para não se deixar abalar pelos períodos de altas e baixas do mercado de ações, que são completamente normais.

Leia mais | A Bolsa desabou. Você precisa se preocupar?

E a renda fixa, como fica?

Você não precisa abrir mão da renda fixa, caso prefira! Dentro dos produtos de renda fixa, a opção de crédito privado ou de produtos com menor liquidez podem impulsionar os rendimentos de quem busca mais retorno.

Além do mais, nós sabemos que as pessoas possuem objetivos com prazos distintos. Nem todo investimento que se faz é pensado no longo prazo. E, para objetivos de prazos mais curtos (até três anos), os produtos de renda fixa costumam ser as melhores opções.

A renda fixa sempre será um componente de estabilidade em uma carteira administrada, mas é na diversificação responsável e inteligente que o investidor das economias mais sólidas encontra rentabilidade.

Quer investir sem se preocupar com a variação da Selic?

A nossa missão é oferecer uma experiência incrível, 100% digital, transparente e alinhada ao cliente e, acima de tudo, eficiente. E isso significa que entregar performance é o principal objetivo. Não é investidor com a Warren ainda? Comece agora!