“Economia não é só sobre números”: conheça Thomaz, gestor de investimentos da Warren

Conheça os profissionais que trabalham incansavelmente para transformar o mercado de investimentos no Brasil.

Como uma plataforma de investimentos completa, a Warren conta com diferentes frentes para oferecer a melhor experiência para você investir. Um dos nossos núcleos é a Warren Asset Management, a nossa gestora que administra os fundos que lançamos e toda a inteligência por trás das carteiras que gerimos.

Na liderança, Thomaz Fortes, Chief Investment Officer da Warren. “Uma das coisas que mais me atraem no papel de CIO é a visão de mundo que eu preciso ter. Esse processo de olhar para fenômenos não quantificáveis e entender como eles influenciam tudo aquilo que pode ser quantificado.”

Thomaz Fortes

Apaixonado por “pessoas, números e letras”, como ele descreve, Thomaz alia o conhecimento em psicologia, o interesse pela escrita e o gosto pelos dados, encabeçando o dia a dia de um time multidisciplinar, responsável pelas estratégias mais inovadoras que o mercado financeiro brasileiro tem visto nos últimos tempos.

Vamos conhecer um pouco mais da história do Thomaz?

Primeira profissão: Gamer 

De fora, o mercado financeiro parece repleto de carreiras homogêneas. Mas a verdade é que, pelo menos na Warren, a diversidade de backgrounds e formações é regra em vez de exceção. Thomaz é um caso clássico para ilustrar isso: a sua primeira profissão foi a de gamer profissional.

A carreira como gamer começou aos 14 anos, em uma época em que o hábito de jogar videogame profissionalmente passava longe de ser uma possibilidade viável como hoje. Thomaz reconta que, para a primeira viagem que precisou fazer para um campeonato, o apetite pelos investimentos já apareceu: pediu que seu pai “investisse” nele. Trazendo pra casa o troféu do campeonato e o dinheiro do prêmio, Thomaz conseguiu devolver a quantia em dobro para o pai.

Jogando profissionalmente até os 19 anos, a carreira permitiu a Thomaz visitar diversos países, conquistando títulos e angariando o apoio de marcas patrocinadoras.

Chegando à Warren

Thomaz se juntou à Warren depois de anos empreendendo e adquirindo experiência em diferentes áreas do mercado financeiro. Enquanto cursava Psicologia, ele trabalhou com mercados futuros e commodities. Por mais distintas que as áreas pareçam, Thomaz conta que a Psicologia permite a ele uma visão diferenciada da economia, dando mais insights quanto às etapas de tomada de decisão que toda negociação envolve.

Chegando à Warren no início de 2019 para liderar a gestão de portfólio, Thomaz assumiu como CIO em abril de 2020. O dia a dia da Warren Asset Management é marcado pela mistura de diferentes conhecimentos compartilhados por uma equipe focada em dados.

“A gente conseguiu estruturar uma equipe multidisciplinar. Entre nós, há pessoas com formação em física, engenharia elétrica, psicologia, administração, matemática, programação. Todo mundo compartilha um perfil quantitativo, interessado em dados, mas cada um agrega algo particular também. Também compartilhamos uma sensibilidade humana, afinal, Economia não é só sobre números.

A Warren Asset Management é a área da Warren onde acontece a gestão dos nossos fundos próprios e das carteiras administradas. E é de lá que saem produtos únicos, como os fundos Warren Ultra Crédito, Warren Green e Warren Equals.

O Thomaz fora da Warren

Fora da Warren, Thomaz aproveita para passear com o Bruce, seu cachorro, além de se conectar à natureza, viajar e praticar seu esporte preferido. “Eu amo surfar. É o esporte que me ajuda a pensar, ter ideias, refrescar a cabeça.”. E claro, tudo isso é compartilhado ao lado da Fernanda, sua noiva.

Além disso, a literatura também preenche seu tempo livre. Ler sobre filosofia, economia e psicologia, além de romances de ficção, segue como um hábito, agregando à visão de mundo necessária para o papel de CIO.

E o que vem pela frente?

Quando pensa sobre o futuro da Warren Asset Management, Thomaz responde: “Queremos cada vez mais lançar produtos com propósito, produtos nos quais a gente acredita e que tenham autenticidade.”

E é com esse pensamento que a Warren Asset Management lançará em breve dois novos fundos, Warren Tech e Warren Games. Responsável pela criação desses produtos, Thomaz comenta: “Como alguém que já foi gamer profissionalmente, quando decidimos criar estes fundos inovadores dentro da Warren, tive uma alegria particular.” 

Os fundos Warren Tech e Warren Games mostram a possibilidade de oferecer investimentos com estratégias inovadoras para quem quer construir seu patrimônio de um jeito inteligente, sem pagar taxas abusivas.

Nas palavras de Thomaz: “Geralmente, uma boa gestão sai caro. Na Warren, a gente consegue entregar retorno e qualidade de uma forma acessível.“

SAIBA MAIS | Como investir nos fundos Warren Tech e Warren Games

Quer estar sempre por dentro dos lançamentos da Warren Asset Management, além de se informar semanalmente sobre o mercado financeiro? Assine a newsletter Warren Pills.