Clima de verão: 19 filmes que são a cara da estação mais quente do ano  

Ah, o verão…

A estação dos romances, das férias, do calor, da viagem para a praia com os amigos.

Seja na infância, na adolescência ou na vida adulta, o verão sempre tem aquele gostinho de aventura.

A gente busca evitar clichês, mas de alguns é difícil escapar. Se a arte imita a vida, é claro que o verão está presente nas mais diversas manifestações artísticas.

E se tem uma coisa que todo mundo gosta de fazer nessa época do ano — ainda mais quem está de férias — é ligar o ar condicionado (ali pelos 18, 20 graus), pegar uma cobertinha e perder a hora assistindo TV.

No artigo de hoje, selecionamos 19 filmes que têm como pano de fundo — ou mesmo como parte do enredo — o verão, para você curtir a melhor estação do ano também do conforto da sua casa.

E, claro, a cada dica, indicamos onde você encontra para assistir os filmes em questão.

Confira!

1. A filha perdida

Drama com gostinho de suspense

Onde assistir: Netflix

Férias de verão para confrontar o passado.

Quando suas filhas decidem ir para o Canadá passar as férias com o pai, Leda resolve passar seus dias de folga na Grécia. Lá, encontra uma família que a faz lembrar de momentos difíceis e de sacrifícios que teve que tomar como mãe.

A filha perdida” é baseado no livro homônimo de Elena Ferrante e marca a estreia da atriz Maggie Gyllenhaal como roteirista e diretora.

Em mais uma atuação arrebatadora, a já consagrada Olivia Colman, que interpreta a personagem principal, é um dos destaques deste que já é considerado um dos melhores filmes do ano.

2. Body heat (Corpos ardentes)

Suspense de dar frio na barriga

Onde assistir: disponível para alugar ou comprar no iTunes

“Body heat” é um filme que tem como cenário um verão ardente nos Estados Unidos, mais especificamente na Flórida, com uma trama que envolve crime e paixão.

Ned Racine, um advogado de pouco sucesso, se apaixona por Matty Walker, uma socialite que tenta convencê-lo de matar seu marido, um rico empresário, para ficar com sua fortuna. 

Com a ajuda de um cliente criminoso, Ned tenta colocar o plano em prática, mas acaba se vendo em uma situação pior do que ele imaginava.

Um ótimo pedido para os adoradores dos clássicos filmes noir!

3. Faça a coisa certa

Uma comédia dramática para fazer pensar

Onde assistir: Globoplay e Telecine Play

Um filme de 1989 que poderia muito bem ser dos anos 2020: essa é a força de “Faça a coisa certa”. A obra é com certeza uma das mais prestigiadas do cineasta Spike Lee.

Em uma das áreas mais pobres de Nova York, o Brooklyn, a decoração de uma pizzaria local desencadeia um efeito dominó no dia mais quente do ano.

Nas paredes do estabelecimento, que pertence a Salvatore “Sal” Fragione, fotos de ídolos ítalo-americanos do cinema e dos esportes desagradam a freguesia, que acredita que uma loja localizada no Brooklyn deveria ter ídolos negros em suas paredes também.

Sal e seus filhos entram em conflito com Buggin’ Out, um ativista negro local, e as consequências são devastadoras.

4. Amarelo manga

Comédia e ação como só um bom filme brasileiro sabe mesclar

Onde assistir: Google Play e Claro NOW

Vencedor de prêmios no Brasil e no exterior, o imbatível “Amarelo manga” é o longa-metragem de estreia do diretor Cláudio Assis.

No filme, diversas histórias se cruzam em meio ao calor da periferia de Recife, que é pano de fundo, mas também personagem: de um homem que é apaixonado por um açougueiro, que é evangélico e casado, mas tem uma amante, ao hóspede de um hotel que tem prazer em atirar em cadáveres.

Tudo em “Amarelo manga” é singular: uma obra-prima brasileira que você não vai esquecer.

5. Beach rats (Ratos de praia)

Daqueles dramas profundos para refletir

Onde assistir: infelizmente, Beach Rats não está mais disponível em nenhum canal de streaming. Mas vale a pena ficar de olho! Afinal, o filme esteve por um bom tempo no catálogo da Netflix. Vai que volta?

Beach Rats” conta a história de um adolescente em conflito que, ao mesmo tempo em que procura descobrir quem ele é, tenta não perder quem o cerca.

Ao longo de um verão tórrido no Brooklyn, em Nova York, Frankie divide seu tempo entre uma garota, homens mais velhos e seus amigos, em uma luta para fugir da situação delicada que vive sua família.

A descoberta da sexualidade e a formação da identidade na adolescência é o tema central do filme, que rendeu a Eliza Hittman o prêmio de melhor direção no Sundance Film Festival.

6. Conta comigo

Daqueles para ver com a família toda

Onde assistir: Star+, disponível para alugar no iTunes

Baseado no conto “O corpo”, de Stephen King, “Conta comigo” é um filme sobre amizade e amadurecimento.

Depois de descobrirem que um adolescente desconhecido foi acidentalmente morto perto de suas casas, Gordie, Chris, Teddy e Vern partem em uma viagem de dois dias pela mata para tentar ver o corpo.

O que começa como uma simples brincadeira se torna uma grande jornada de autodescoberta, recheada de experiências incríveis e aprendizados que só a infância e a adolescência podem proporcionar.

7. Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

Para quem curte um filme de terror clássico

Onde assistir: Amazon Prime (cuidado para não confundir com a série, que tem o mesmo nome e é bem mais recente)

Depois de atropelar um desconhecido, um grupo de quatro jovens decide jogar o corpo no mar para se livrar das evidências do crime.

Um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade, e um deles recebe um bilhete que diz: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. A partir daí, os quatro passam a ser perseguidos e eventos muito misteriosos começam a acontecer.

Se você gosta de filme de terror, “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” é a pedida certa para curtir um bom filme no frescor do ar condicionado!

LEIA TAMBÉM | Investindo para viajar? 7 filmes e séries para ver enquanto o dinheiro rende

8. Houve uma vez dois verões

Para quem gosta de uma boa comédia nacional

Onde assistir: Globoplay

Como disse um crítico na época do lançamento, “o filme só tem a pretensão de divertir o espectador por pouco mais de uma hora. Consegue”.

Um marco no cinema contemporâneo nacional, “Houve uma vez dois verões” conta a história de Chico, um adolescente romântico que está de férias na “maior e pior praia do mundo”. Num fliperama, ele conhece Roza, uma jovem que está focada em conseguir juntar dinheiro para viajar para a Austrália.

Na mesma noite, eles transam. Chico se apaixona, mas Roza some, e os dois só se reencontram já em Porto Alegre, onde ela conta que está grávida.

O filme é o primeiro longa-metragem de Jorge Furtado, um dos maiores cineastas brasileiros, e ganhou diversos prêmios no Brasil e um na Austrália.

9. Lords of Dogtown

Uma comédia baseada em fatos reais

Onde assistir: Oi Play, Paramount Plus

Esse é para quem gosta de acabar o filme e pesquisar tudo sobre a história depois!

A seca que atinge a Califórnia nos anos 1970 é o cenário para uma revolução no universo do skate.

Por conta das condições climáticas, surfistas começam a usar piscinas vazias para simular manobras do surf, e acabam criando um movimento que daria as bases para uma transformação na forma como o skate era utilizado.

Lords of Dogtown” traz para o mundo da ficção a história de Zephyr, uma equipe de surfistas que aos poucos vão se tornando lendas do skate.

10. Mamma mia

Musical cheio de romance

Onde assistir: Netflix

Um sucesso do teatro que virou sucesso de cinema.

Baseado na peça musical de mesmo nome, “Mamma mia” foi o musical que arrecadou a maior bilheteria de estreia de todos os tempos.

A história se passa na ilha grega de Kalokairi, na virada do milênio. Sophie está prestes a se casar e, na esperança de conhecer seu pai, convida três ex-namorados de sua mãe, Donna.

Sam, Harry e Bill viajam de diferentes países para reencontrar a antiga paixão. Pega de surpresa, Donna inventa desculpas para não revelar quem é o verdadeiro pai de Sophie.

Difícil não cantar junto ao som dos clássicos do Abba!

11. E sua mãe também

Romance com pé na estrada (e triângulo amoroso)

Onde assistir: infelizmente, não encontramos o filme em nenhum canal de streaming, mas não podíamos deixar de fazer uma menção honrosa a este clássico latinoamericano! Você pode aproveitar e fazer um programa old school (para alguns): ir até uma locadora e alugar o filme em DVD!

Em uma viagem de carro da Cidade do México até uma praia paradisíaca, Tenoch, um adolescente rico, seu melhor amigo, Julio, de origem mais humilde, e Luisa, uma viajante espanhola mais velha que eles, acabam se envolvendo.

Lançado em 2001, o filme, que quebrou recordes de bilheteria, põe em xeque as noções de masculinidade dos personagens, tendo como pano de fundo uma sociedade que está experimentando a democracia depois de setenta anos sob o comando de um mesmo partido.

LEIA TAMBÉM | Saiba como simplificar a sua vida em 2022

12. Meu primeiro verão

 Intenso como a estação que dá nome ao filme

Onde assistir: Filmicca

Isolada do mundo desde que nasceu, aos 16 anos, Claudia perde sua mãe, responsável por mantê-la longe de qualquer convívio humano. Mesmo sem a presença da mãe, a jovem não deixa a propriedade.

Mas sua rotina é interrompida e sua vida começa a tomar um novo rumo quando Grace, uma menina da mesma idade, aparece em seu jardim.

Você pode até dizer que estamos exagerando nos filmes infanto-juvenis, mas a verdade é que não há combinação melhor do que verão e uma paixão adolescente, certo?

Meu primeiro verão” nos lembra o que há de mais puro e belo no amor.

13. Me chame pelo seu nome

Romance com chance de fazer você chorar

Onde assistir: Globoplay, Netflix, Telecine

Uma mistura de calor italiano com charme francês.

Elio é um jovem americano que está passando mais um verão na casa de veraneio dos pais na Itália. A monotonia é quebrada quando Oliver, um acadêmico que vai ajudar na pesquisa de seu pai, chega.

Me chame pelo seu nome”, que é baseado no livro homônimo de André Aciman, publicado dez anos antes, foi uma adaptação cinematográfica muito bem-sucedida, levando o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2018, entre outros prêmios.

14. A primeira noite de um homem

Uma comédia que no fundo também é drama

Onde assistir: Claro NOW, Globoplay, Google Play, Oldflix, Telecine

Um clássico romance de verão.

Recém formado na faculdade, o jovem Benjamin Braddock, interpretado por Dustin Hoffman, volta para casa e acaba se envolvendo com a atraente senhora Robinson, uma amiga de seus pais. (Sim, a mesma Mrs. Robinson da icônica música de Simon & Garfunkel! Inclusive, a canção foi composta exclusivamente para o filme).

A relação, que já era delicada, fica ainda mais complexa quando os pais de Benjamin o pressionam para que tenha um encontro com Elaine, ninguém mais, ninguém menos que a filha de sra. Robinson. Eita!

Um clássico do cinema, “A primeira noite de um homem” iniciou a carreira de Dustin Hoffman e levou diversos prêmios pra casa, incluindo um Oscar de melhor direção para Mike Nichols, diversos BAFTA e Globos de Ouro e um Grammy pela trilha sonora para Paul Simon e Dave Grusin.

15. O verão da minha vida

Para quem adora histórias de grandes amizades

Onde assistir: HBO Max, Claro NOW, Oi Play, alugar ou comprar no iTunes

Duncan é um garoto de 14 anos que detesta o namorado da mãe, Trent, pois com frequência é menosprezado por ele. Durante o verão, os três viajam para a praia com Laura, filha de Trent, e outros amigos.

Tímido e inseguro, Duncan não consegue se conectar com ninguém na casa, e começa a pedalar pela vizinhança. Tentando salvar suas férias solitárias, ele consegue um emprego temporário em um parque aquático, onde conhece Owen, um funcionário alegre, cuja única preocupação parece ser curtir a vida.

Os dois se tornam amigos, e Owen ajuda Duncan a tomar coragem para enfrentar seus problemas pessoais e familiares.

16. Pauline à la plage (Pauline na praia)

Comédia irreverente, do jeito que os franceses sabem fazer muito bem

Onde assistir: Belas Artes À La Carte, Mubi

Prestes a se divorciar, Marion resolve passar as férias na praia e leva consigo sua prima mais nova, Pauline.

Lá, Marion encontra Pierre, um antigo amigo que nutre uma paixão por ela. Marion, porém, escolhe ficar com Henri, um aventureiro que recém conheceu. Em paralelo, Pauline vive um romance com Sylvain, um adolescente que conhece na praia.

Ambientado nos anos 1980, em uma praia turística da Normandia, “Pauline à la plage é todo permeado pelas sensações que o verão traz: o calor, o toque, a brisa do mar. Uma menina e uma mulher que irão levar memórias e aprendizados para casa.

Você pode conferir o trailer com legendas em português aqui.

17. Tubarão

O filme que aparece no dicionário quando você procura o termo “thriller”

Onde assistir: Amazon Prime, Looke, Telecine

Agora, sim, o clássico dos clássicos! Mesmo que você ainda não tenha assistido, já deve ter ouvido falar em “Tubarão”, certo?

A aparição de tubarão branco na praia de Amity, na Nova Inglaterra, transforma as férias de verão de moradores e turistas num verdadeiro pesadelo.

Depois de “ataques surpresa”, as autoridades locais tentam esconder os fatos da imprensa, enquanto o delegado Brody se junta a um pescador e um ictiologista, ou seja, um especialista em peixes, para tentar capturar o animal.

18. Meu primeiro amor

Um romance para assistir em família

Onde assistir: Netflix

Provavelmente o filme mais fofo que você vai ver neste verão!

Vada, uma garota de 11 anos, apresenta uma certa obsessão pela morte, já que sua mãe faleceu quando ela veio ao mundo. Seu pai, Harry, não lhe dá muita atenção e se apaixona por uma outra mulher.

Com a ajuda de seu amigo Thomas, Vada se sente rejeitada, e faz de tudo para separar o pai da nova namorada.

Meu primeiro amor” consagrou Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, atores que interpretam as duas crianças protagonistas, e encantou espectadores de todas as idades.

19. Vicky Cristina Barcelona

Drama, comédia e romance, tudo ao mesmo tempo

Onde assistir: Claro NOW, Looke e Google Play

Por último, mas não menos importante: “Vicky Cristina Barcelona”. Mais um símbolo cinematográfico do verão.

Vicky e Cristina são duas jovens americanas que viajam a Barcelona para passar as férias de verão.

Enquanto Vicky está com casamento marcado nos Estados Unidos, Cristina está disposta a viver aventuras, mas ambas acabam se envolvendo com um carismático pintor, Juan Antonio — que, por sua vez, ainda está envolvido com a ex-esposa, Maria Elena.

Ao acompanhar o encontro dos quatro, o filme, que é dirigido por Woody Allen, celebra o amor e suas diversas configurações de uma forma cômica e, por vezes, inesperada. A obra conta com as atuações memoráveis de Javier Bardem, Penélope Cruz, Rebecca Hall e Scarlett Johansson.

Gostou da leitura? Confira outros artigos que separamos para você: