Aplicativos financeiros: para que servem e como podem ajudar

Se for para responder de imediato, você sabe dizer, com precisão, de que forma o seu dinheiro é gasto? Deixar de fazer esse controle é algo que aumenta bastante os riscos de ter um padrão de vida maior do que consegue bancar. É aí que entram os aplicativos financeiros e o auxílio que eles dão para manter as coisas sob controle.

Essas ferramentas podem se tornar grandes aliadas da sua organização financeira e dos seus objetivos. Neste artigo, vamos explicar melhor para que eles servem e indicar uma lista com os 10 melhores aplicativos para você escolher a opção que melhor atende o seu perfil. Vamos lá?

Para que servem os aplicativos financeiros

Entenda como os aplicativos podem ajudar você, ilustração

Os aplicativos financeiros são ferramentas voltadas para o controle de gastos. Por meio deles, você consegue registrar suas fontes de renda e todas das despesas geradas ao longo do mês, sejam elas fixas (como o aluguel) ou variáveis (como a compra de roupas). 

Em geral, eles permitem categorizar cada gasto, organizando-os em grupos como:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Pets;
  • Lazer.

É por meio deles que você consegue acompanhar bem de perto dos seus gastos, organizar as finanças e criar um planejamento ainda mais eficaz para o futuro (com metas de curto, médio e longo prazo).

Se você é do tipo que sempre passa por alguns apertos e, ao mesmo tempo, não faz nenhum tipo de monitoramento, essa é a oportunidade ideal, especialmente se tem mais facilidade para lidar com a tecnologia e os recursos que ela proporciona.

Por que eles são importantes

Por que os aplicativos são importantes, ilustração

Com o registro e acompanhamento adequados, fica mais fácil visualizar para onde o seu dinheiro está indo. É aí que se consegue identificar as oportunidades de melhoria e quais mudanças precisam ser feitas para organizar o orçamento. 

Se você ainda está naquela fase em que precisa colocar as finanças em ordem, essa é uma ótima oportunidade de conseguir se organizar e traçar um planejamento financeiro para fechar os próximos meses no azul.

Porém, para que isso seja possível, é necessário ter a disciplina de registrar todas as movimentações que você realiza durante o mês, até mesmo aquelas que parecem ser insignificantes (como o cafezinho da padaria).

Aquele ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo” faz muito sentido aqui. Esses pequenos gastos que normalmente são ignorados podem formar um montante considerável no fim do mês. Nessas situações, muitas pessoas têm aquela sensação de que o dinheiro sumiu.

Veja quais são os 10 melhores aplicativos financeiros

10 melhores aplicativos financeiros, ilustração

Agora que você já está por dentro do que são os aplicativos financeiros e como eles podem ajudar, vamos listar as 10 melhores opções que estão disponíveis (tanto para download no smartphone quanto no navegador pelo computador). 

1. Mobills

O Mobills também é uma opção bastante conhecida e tem boas avaliações nas lojinhas de aplicativos. Não é para menos, já que ele disponibiliza algumas funções que são grandes diferenciais.

Uma delas, que merece destaque, é a geolocalização. Ela oferece a possibilidade de registrar as suas despesas de acordo com as regiões onde você gasta o seu dinheiro. Assim, fica mais fácil entender se o seu orçamento é comprometido em lugares perto do trabalho, de casa ou em algum outro lugar.

Assim como o Organizze, ele permite sincronizar os dados na nuvem. Então, você pode acessá-lo pelo computador, quando estiver em casa ou pelo smartphone, quando estiver fora. As informações são atualizadas automaticamente.

Além de adicionar contas, cartões, empréstimos e despesas, você pode exportar os relatórios para Excel e controlar os dados em planilhas ou salvar como um documento em PDF, se a sua ideia é só visualizar melhor as informações.

O app está disponível para Android, iOS e web.

2. Guiabolso

Guiabolso é um dos aplicativos financeiros mais conhecidos. Nele, você consegue integrar as informações com a conta bancária e os cartões de crédito que utiliza. Dessa forma, todas as transações que são feitas vão sendo contabilizadas automaticamente no app, evitando o trabalho de digitar tudo manualmente.

Porém, se você não sente segurança suficiente para fazer essa integração, pode optar por fazer os registros por conta própria a cada gasto que fizer. Outra grande vantagem é a indicação de como outros usuários, com perfis semelhantes ao seu, organizam as despesas e qual é a média de gasto. O app está disponível para Android e iOS.

3. Organizze

O Organizze é uma excelente opção para você definir metas de economia, além de mostrar, de forma clara, como é que o seu dinheiro é gasto no dia a dia. O aplicativo é bem intuitivo, ou seja, é bem fácil de mexer, mesmo que você não tenha muita habilidade com esse tipo de programa.

Suas contas e seus cartões ficam centralizados na aplicação e com alguns passos você já começa a controlar os gastos. Depois de certo tempo, você pode gerar relatórios, que dão uma visão geral a respeito do seu comportamento financeiro dentro do período.

Além disso, outra grande vantagem que o app apresenta é a possibilidade de salvar os dados em nuvem. Isso significa que é possível acessar suas informações em outros dispositivos, além de ser um ótimo backup para que você não perca seus dados caso aconteça algo com o seu aparelho, por exemplo.

O app está disponível para Android e iOS.

4. Minhas Economias

O Minhas Economias oferece app para dispositivos móveis, mas também pode ser usado pelo navegador na web. Ele permite planejar o orçamento, categorizar as despesas e registrá-las ao longo do mês.

Um ponto bem interessante é que ele também oferece a funcionalidade de estabelecer objetivos financeiros. Assim, você informa quanto pretende juntar, qual é o período e, caso você opte por investir o dinheiro, qual é a taxa oferecida.

A partir daí, o próprio app calcula quanto você precisa economizar todos os meses para alcançar a sua meta dentro do tempo previsto. Então, você tem ajuda tanto para controlar o orçamento quanto para poupar determinada quantia.

Você também pode acompanhar o seu desempenho por meio de relatórios e gráficos, que dão uma indicação visual de qual é a situação financeira, permitindo que as informações mais importantes sejam visualizadas com rapidez. 

O app está disponível para Andoid e iOS (além do navegador).

5. Minhas Finanças

O Minhas Finanças é bem intuitivo e fácil de usar. Por meio dele, você visualiza de forma bem simples e fácil qual é a situação atual e prevista das suas finanças, com base no padrão de gastos. Além disso, permite categorizar os registros que você realiza no app, quer seja para receitas e despesas, seja para transferências.

Para isso, pode-se selecionar ícones que vão facilitar a visualização rápida, além de categorias as suas receitas e despesas. Além disso, o aplicativo também disponibiliza a operação de transferências, o que ajuda a ter um controle ainda mais acertado das suas finanças pessoais.

A versão gratuita oferece uma série de funcionalidades que são suficientes para garantir a sua organização financeira. Todavia, se você quiser a possibilidade de fazer um planejamento ainda mais completo, vale a pena pagar pelos recursos premium.

Nesse caso, é possível definir metas, acompanhar os gastos no cartão de crédito, calcular o valor atualizado de boletos que já venceram e até mesmo dos seus investimentos financeiros.

O Minhas Finanças está disponível para Android, iOS e navegador Web.

6. Wallet

O Wallet apresenta as informações referentes ao seu orçamento em formato de gráficos. Visualmente, fica mais fácil acompanhar as movimentações financeiras sem que você precise avaliar toda a lista de gastos disponível em extratos grandes e que podem ser mais difíceis de compreender.

Se você pretende fazer o acompanhamento do orçamento familiar com outras pessoas, ele é um dos melhores aplicativos financeiros para isso, uma vez que possibilita o compartilhamento das informações com outros usuários.

Também não podemos deixar de falar sobre a possibilidade de registrar foto dos recibos e armazená-los no app. Com isso, você pode se livrar do acúmulo de papéis, ao mesmo tempo em que pode consultá-los a qualquer momento que precisar.

O Wallet está disponível para Android, iOS e navegador Web.

7. Orçamento Fácil

O app Orçamento Fácil oferece um painel inicial que mostra o resumo das suas transações financeiras, além de gráficos que representam a evolução de suas despesas e seu orçamento, por exemplo.

Nele, você pode categorizar os seus gastos, aproveitando os grupos que o aplicativo oferece, editá-los ou mesmo criar novos grupos de despesas. Além do mais, consegue-se criar orçamentos personalizados com divisão por categorias. Assim, fica ainda mais fácil identificar o dinheiro que ainda está disponível.

O Orçamento Fácil está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado por meio da aplicação para Web.

8. Toshl Finance

O Toshl Finanças possibilita a importação de diversos arquivos, com os formatos mais variados, o que inclui planilhas do Excel. Então, se você já faz um controle manual sobre a sua movimentação financeira e quer automatizá-la, pode contar com essa funcionalidade.

O app tem uma interface simples e bem intuitiva, o que o torna bem fácil de mexer e fornece algumas funções bem atrativas, como a possibilidade de fazer a sincronização dos cartões de crédito e das contas bancárias, por exemplo.

Nele, você pode criar categorias de orçamentos, monitorar o seu desempenho ao longo do mês e até mesmo visualizar a informação a respeito de quanto dinheiro ainda resta para gastar no período. 

Apesar de ter uma boa versão gratuita, o Toshl oferece dois planos pagos anualmente, com funções ainda mais completas.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e também pode ser utilizado no navegador para Web.

9. Money Lover

O Money Lover é um aplicativo muito bem avaliado nas lojas de aplicativos e já recebeu prêmios de reconhecimento pela solução. 

Os dados referentes ao seu orçamento podem ser visualizados em formato de gráficos, que são bem simples de acompanhar e, por isso, permitem monitorar a evolução dos seus gastos com mais facilidade. 

É possível separar os gastos por categorias, que ajudam a segmentar as finanças de acordo com os tipos de gastos, além de possibilitar a criação de categorias mais direcionadas para a sua necessidade prática.

Um excelente diferencial do Money Lover é a existência do chamado Modo Viagem. Isso significa que, se você estiver viajando fora do seu país, poderá acompanhar a evolução dos gastos em moedas diferentes.

O app está disponível para Android e iOS. A versão Web também pode ser usada, mas apenas com o idioma em inglês.

10. Money Manager

O Money Manager também é um dos vários aplicativos financeiros que merecem um lugar nessa lista. Uma grande vantagem dele é a possibilidade de inserir senhas e proteger os dados que são registrados na plataforma.

O app registra todas as entradas e saídas que ocorrem na conta, além de permitir a anotação dos depósitos feitos na sua conta (e que configuram como um recebimento de dinheiro).

A criação de subgrupos dentro das categorias torna a organização do orçamento pessoal ainda mais fácil, além de realizar atualizações automáticas de todos os registros que você realiza na base de dados.

Isso significa que todas as transações feitas na plataforma podem ser imediatamente visualizadas na interface. 

O Money Manager está disponível para Android e iOS.

Conclusão

Os aplicativos financeiros são grandes facilitadores do acompanhamento do seu orçamento pessoal. Por meio deles, fica mais fácil fazer um controle eficaz das movimentações financeiras, além de visualizar quais melhorias podem ser feitas. Com a mudança de alguns hábitos, torna-se possível reduzir os gastos e começar a investir para conquistar os seus objetivos.

Gostou do post e da lista de opções? Compartilhe em suas redes sociais e deixe que seus amigos escolham a opção que atende melhor às necessidades deles!

Aproveite e confira também: