Eleições à vista: qual o impacto da campanha nos seus investimentos  

Oficialmente, o Brasil deu a largada à campanha eleitoral no último dia 16 de agosto.

O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, se acontecer, será realizado no dia 30 de outubro.

O que podemos esperar até lá e como as eleições impactam os seus investimentos?

Confira neste artigo.

O cenário que se desenha

Em primeiro lugar, vale ressaltar que, historicamente, a volatilidade dos ativos de risco (como ações e moedas por exemplo) tende a aumentar diante da proximidade das eleições.

Ao mesmo tempo, enquanto os candidatos preparam-se para a campanha, o ritmo diminui em Brasília e a discussão sobre projetos, naturalmente, perde espaço.

Dessa forma, vejo como pouco provável qualquer aprovação mais relevante de políticas públicas até o final do ano. Em outras palavras, ao meu ver, o que dava para fazer, já foi feito.

Combustíveis e inflação ainda permanecem no foco do eleitorado, apesar das  reduções recentes da gasolina e dos preços de energia.

O cenário ainda é muito incerto, mas o mercado costuma antecipar as tendências e os preços dos ativos de risco brasileiros já parecem incorporar o cenário base: Bolsonaro x Lula.

Sendo assim, até o final do ano, não há tanta margem de mudança no espectro político de modo a afetar materialmente os preços dos ativos. 

Os movimentos que precisamos prestar mais atenção estão relacionados ao cenário macro internacional, com as taxas de juros aumentando no mundo todo e desaceleração na atividade econômica.

Quem quer que ganhe as eleições por aqui, terá um desafio pensando no ambiente fiscal e gastos públicos para 2023, em um contexto de baixo crescimento.

De todo modo, independentemente do cenário, sempre teremos boas oportunidades de investimento.

Vamos seguir disponibilizando materiais que possam tranquilizar você sobre o período e auxiliá-lo na tomada de decisões.

Meu convite é para que você continue acompanhando o portal Warren Magazine e cadastre-se na página da Warren Analisa, onde você tem acesso aos nossos relatórios de recomendação de renda fixa, carteiras de ações e fundos imobiliários.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o vídeo que gravei para o canal da Warren no Youtube: 


Recomendações de conteúdos para você: