Como planejar a vida financeira para atingir objetivos juntos  

O fim de semana chega e vocês têm vontade de colocar as malas (e umas garrafas de vinho) no carro, subir a serra e passar o fim de semana em um Airbnb lindo que um casal de amigos indicou, em meio à natureza vivendo el dolce fare niente.

A vontade é grande, mas uma dúvida surge: será que é o momento de fazer esse gasto extra? Afinal, não é nenhuma data especial e isso não estava planejado. Daria para ficar em casa assistindo Netflix e deixar essa grana intacta na conta. Além do mais, vocês estão poupando para fazer uma reforma na casa e com todos os custos já imaginados da viagem de férias daqui seis meses, pode ser que esse mimo esteja fora de cogitação. Vocês ficam divididos entre a vontade de ir e a dúvida – e isso já quebra o clima do final de semana.

E agora, como solucionar o impasse e evitar que volte a acontecer?

Como tomar decisões que envolvem sua vida financeira sem nenhum receio

Tomar a decisão de curtir esses dias sem se preocupar com o custo total está ao alcance de vocês. Fazer algo que vocês têm vontade, mas é um pouquinho caro, tem problema? Claro que não, nenhum. A vida está aí para ser aproveitada! Mas é claro que se vocês puderem fazer isso sabendo que não vão comprometer planos futuros, fica tudo bem melhor!

É aí que o ato de planejar faz a diferença. Para que vocês tenham certeza de que os outros compromissos que vocês têm um com o outro e com o seu futuro sejam resguardados, é necessário que vocês tenham na ponta da língua que compromissos são esses. Ou melhor, na ponta da planilha. Com um registro simples das entradas e saídas mensais, vocês poderiam ter clareza sobre que experiências espontâneas encaixam perfeitamente no seu orçamento.

Para isso, vocês podem usar uma planilha de controle de finanças pessoas e registrar as principais fontes de receita e despesas mensais.

Com todos esses valores bem claros para vocês, fica fácil saber se o fim de semana especial pode ser curtido com tranquilidade. Mas esse é só um dos benefícios de ter um controle financeiro em dia. Há outros impactos positivos ainda maiores!

O principal deles é que você pode começar a fazer todo seu dinheiro render. Sim, inclusive aquela reserva que fica sempre na sua conta corrente!

Como investir de forma inteligente

Investir! Finalmente chegamos ao papo que gostamos! Vamos lá. Antes de tudo, vamos dar um passo atrás e visualizar a sua situação atual. Vocês já têm algum patrimônio em dinheiro guardado em algum lugar? Onde está? Quanto está rendendo?

Muitas pessoas deixam seu dinheiro na poupança ou em produtos com rentabilidade semelhantemente baixa simplesmente porque não se dão ao trabalho de fazer essas perguntas. Se vocês já fizeram essas perguntas iniciais, já sabem quanto possuem e quanto conseguem poupar todo mês, agora é hora de avaliar as doações.

DIA DOS NAMORADOS WARREN | Faça o quiz e descubra qual é a sua relação com o dinheiro

Será que vocês poderiam investir melhor esse dinheiro que vocês já possuem, bem como o que está entrando todos os meses?

Se o patrimônio de vocês tem sido guardado na poupança, é certo que há opções bem melhores. Inclusive, com a mesma facilidade de sacar quando quiser, como é o caso da Conta Warren. Nela, vocês podem ganhar 100% do CDI e pagar contas a partir do aplicativo. Ou seja, ela é perfeita para guardar aquela reservinha de emergência, para caso alguma coisa aconteça.

Se vocês querem entender melhor como construir uma reserva de emergência e por que é importante começar por ela, leiam este artigo aqui.

Caso vocês já tenham uma reserva de emergência (ou assim que terminarem que montar ela) sugerimos que vocês sigam para o próximo passo: definir objetivos de vida!

Como definir objetivos de vida (e criar um plano para atingir cada um deles!)

Essa parte é fácil: coloquem no papel. Aliás, essa é uma boa atividade de quarentena: sonhar grande e planejar cada passo! Comecem com os objetivos. Listem o que vocês querem fazer e quando. Viagens, aquisições, troca de carro, até aquele passeio em Buenos Aires que vocês querem fazer no próximo feriado.

Se vocês colocaram os objetivos em uma primeira coluna e os prazos na segunda coluna, na terceira é necessário indicar certinho o valor. Na quarta coluna, vocês podem incluir a quantidade de meses que vocês têm entre o mês atual e o mês de atingir o objetivo.

Com o valor já definido e a quantidade de meses, vocês podem criar uma quarta coluna com o quociente entre os dois: valor dividido por quantidade de meses, assim vocês saberão quanto precisarão economizar todos os meses. E aí, será que dá para fazer tudo dentro dos prazos que vocês gostariam?

Como investir e ganhar uma forcinha dos rendimentos para atingir seus objetivos

Nossa sugestão aqui é usar diretamente o app da Warren para cadastrar esses objetivos. Assim, o próprio app já sugere quanto vocês precisam poupar por mês para atingir cada objetivo, já considerando a ajudinha que vocês terão com os rendimentos.

Ou seja, cadastrem seus objetivos no app e escolham uma carteira adequada para cada um. Quando vocês definirem o prazo, nosso robô já vai indicar carteiras adequadas para cada um dos objetivos. Via de regra, as sugestões são as seguintes:

✓ Se o objetivo é para o próximo ano, foque em renda fixa.

✓ Se o objetivo é para daqui dois anos ou mais, você pode brincar um pouco mais com renda fixa e fundos multimercado.

✓ Se o objetivo é para mais de dez anos (como a sua liberdade financeira), você pode aumentar um pouco sua exposição e incluir alguns fundos de ações.

Finalizou seus objetivos? É só poupar, não tem erro. 🙂

Se conversar sobre dinheiro ainda é difícil, conte com um planejador financeiro

Toda a relação vem com uma bagagem. Cada um traz sua própria história cheia de aprendizados e até alguns tabus e outras sombras emocionais. E o assunto dinheiro é frequentemente uma das bagagens mais pesadas. Se conversar sobre dinheiro ainda é difícil para vocês, não se preocupem, vocês não estão sozinhos nem sozinhas.

É essencial que esse assunto faça parte das conversas de vocês sem receio – e se está difícil começar a falar sobre isso, talvez seja hora de contar com uma figura profissional: o planejador financeiro. Com a ajuda de alguém que trabalha com isso todos os dias, fica mais fácil ver o quanto nada disso precisa ser tabu. Assim, vocês se distanciam de toda a emoção que permeia a relação com o dinheiro e falam sobre seus planos de forma racional e direta. 

Resumindo, é hora de começar!

Trabalhar em time faz parte de uma relação a dois. Quando vocês estão alinhados em relação a suas entradas, saídas, patrimônio e, principalmente, objetivos conjuntos e individuais, é muito fácil progredir na vida financeira.

Planejamento financeiro pode parecer um termo um tanto tabu, mas fazer isso pode ser mais simples e natural do que vocês imaginam. O ponto mais importante aqui é: começar. Começar a falar a respeito, começar a pensar sobre isso. Só o fato de ter isso em mente já faz com que as nossas decisões de consumo sejam bem mais fáceis de fazer.

Vocês vão conseguir chegar lá, temos certeza! Com uma dose básica de planejamento vão conseguir tomar decisões com mais tranquilidade. E com a ajuda dos investimentos, quem sabe vocês não podem curtir ainda mais fins de semana na serra? Se precisarem de alguma ajuda, contem com a gente. 

DIA DOS NAMORADOS WARREN: SAIBA MAIS