Diretor de Mercados de Capitais da Warren, Gustavo Ruiz, integra o Conselho de Administração da Planejar  

O Diretor de Mercados de Capitais da Warren, Gustavo Ruiz, agora faz parte do Conselho de Administração da Planejar, entidade cuja missão é desenvolver e fomentar padrões profissionais para a categoria de planejador financeiro no país.

A Planejar é responsável pela emissão da certificação CFP® no Brasil — essencial para quem quer exercer a atividade de planejador financeiro pessoal, ou ocupar determinadas funções em frentes comerciais de bancos e corretoras. 

O Conselho de Administração da entidade é composto por 17 membros, sendo que parte das cadeiras são preenchidas por votação e parte por indicação.

Gustavo foi indicado ao Conselho pela diretoria da Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

Durante seus dois anos de mandato, Gustavo pretende dar continuidade às propostas traçadas pelos mandatos anteriores, corroborando com a estratégia de crescimento da associação, e contribuir com novas ideias.

“Sou um dos representantes mais jovens do Comitê e tenho a vivência da Warren, uma empresa inovadora desde a sua escolha por um modelo de negócios que propõe o fim do conflito de interesses no mercado. Acredito que tenho muito a contribuir a partir disso”, diz.

A importância do profissional planejador financeiro

No Brasil, todas as instituições financeiras privadas devem possuir profissionais com a certificação CFP®, que qualifica-os para auxiliar e cuidar os clientes em todas as etapas do planejamento financeiro.

Essas etapas são compreendidas em planejamento sucessório, tributário, gestão de investimentos, de patrimônio e de riscos.

Até o final de 2021, segundo a Planejar, o Brasil tinha 7385 profissionais CFP®, número que nos posiciona entre os cinco maiores emissores do título no mundo.

“Isso mostra que o mercado está evoluindo e entendendo a importância do planejador financeiro. No Brasil, um país onde a maioria das pessoas ainda está aprendendo a poupar e a investir para alcançar objetivos, o papel deste profissional é ainda mais importante, pois ele atua como um guia”, observa Gustavo.

Ele lembra que quando a Warren iniciou a estruturação do Warren Pro, nossa frente de trabalho com parceiros B2B, imediatamente, a área definiu que todos os parceiros precisariam ter certificações reconhecidas para atuarem junto à Warren, e uma delas é a CFP®.

“Isso acontece na frente B2B e também em B2C, onde temos diversos profissionais com certificação CFP®, o que mostra o nosso compromisso com a evolução do mercado e com os nossos clientes”.


Recomendações de conteúdos para você: