É hora de vender suas ações na Bolsa?  

Nas últimas semanas, observamos o mercado brasileiro registrar quedas seguidas. Se não bastassem os “nossos problemas” (precatórios e crise hídrica, por exemplo), o movimento de queda foi reforçado pelo noticiário chinês.

Você talvez já tenha ouvido a máxima de que “o mercado transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”. Em períodos de muita volatilidade, é preciso estar atento aos fundamentos para evitar qualquer decisão no calor do momento.

Quando o preço caminha para uma direção e o fundamento aponta para a outra, é hora de abrir os olhos para as oportunidades.

Você venderia o seu apartamento só por que o seu vizinho teve que vendê-lo com pressa e desconto? Acredito que não.

Não temos a pretensão de afirmar que a bolsa subirá amanhã ou depois. Muito menos, podemos afirmar que o “fundo” será na ‘casa de 107 mil pontos. Nada disso.

Nosso intuito aqui é dividir algumas informações para que a sua tomada de decisão seja a mais racional possível.

Vamos lá!

É hora de vender suas ações na Bolsa?

Não, não é a hora de vender, pelo contrário.

Para que vocês possam entender melhor, mostramos o gráfico abaixo:

O gráfico nos mostra qual é a razão entre o preço negociado das empresas que compõem o índice da bolsa brasileira e a projeção de lucro dessas mesmas empresas para os próximos 12 meses.

Por simplicidade, quanto menor a razão, mais barato podemos assumir que os preços estão. Em termos práticos, hoje, esse indicador se situa bem abaixo da média dos últimos dez anos (com vocês podem ver na linha magenta).

LEIA MAIS: O preço do minério desabou. E a Vale com isso?

É hora de ir para o “all in”?

Não, não é a hora de ir para o “all in”. A alocação em bolsa deve ser feita com parcimônia, de forma gradativa.

O Ibovespa pode cair mais?

Sim, o Ibovespa (principal índice de ações do país) pode cair mais, pois sabemos que os ruídos não são poucos. Ninguém tem a menor capacidade de prever o curto prazo. Aliás, suspeite de quem afirme o contrário.

Como não temos essa capacidade, nós nos movemos quando as oportunidades são boas e há margem de segurança nos preços. Entendemos que o momento atual é um deles.

Resumo

Entendemos que o momento oferece uma boa oportunidade para adicionar ou aumentar a exposição de sua carteira à renda variável. No entanto, não custa reforçarmos: trata-se de uma perspectiva de longo prazo.

Além disso, recomendamos fortemente que esse investimento seja feito nos melhores gestores e produtos recomendados por nossa área de alocação, como o recém-lançado Warren Multigestores Ações, que faz parte da Família Multigestores da Warren..

Afinal, nós temos o comprometimento de oferecer a vocês as melhores estratégias e os melhores profissionais para acelerar ou proteger a conquista de seus objetivos.

Sobre o Warren Multigestores Ações

O Warren Multigestores Ações investe, atualmente, em 7 fundos criteriosamente selecionados por nossa área de alocação. São eles: Bogari, Squadra, Vista, Truxt, Brasil Capital, Indie e Charles River.

O processo de seleção envolveu uma análise criteriosa quantitativa e, sobretudo, qualitativa.

Buscamos fundos com gestores experientes que já superaram diversos cenários econômicos e políticos adversos. Adicionalmente, casas com processos claros que aumentem a probabilidade de retornos consistentes e com forte diligência de risco para preservação de capital.

Como investir no Warren Multigestores Ações?

Primeiro, você precisa ser cliente da Warren.

Clique aqui para abrir sua conta agora mesmo.

A partir disso, basta criar uma carteira em nossa plataforma, usufruindo da sugestão de alocação que fazemos a partir das suas preferências. Fundos de multimercado e de ações precisam estar atrelados a um objetivo de longo prazo e com grau de risco adequado ao seu perfil de investidor.

Você também pode pular a etapa de sugestão e criar uma carteira por conta própria. Basta clicar aqui para entender como realizar este processo. Lembrando que, mesmo em uma carteira por conta própria, quem fala mais alto é o seu perfil! Respeite sua tolerância ao risco.

Caso você tenha dúvidas ao longo do caminho, não hesite em acionar nossa equipe de relacionamento por meio do chat da área logada ou pelo e-mail meajuda@warren.com.br.

Veja outros conteúdos que separamos para você: