Os 9 melhores livros de ações para você dominar a renda variável  

Se o conhecimento é um dos maiores ativos que você pode ter, os livros de ações são uma poderosa ferramenta de aprendizado quando falamos em Bolsa de Valores

Quando bem utilizados, os livros podem funcionar como manuais para você seguir os passos dos maiores investidores do mundo. 

Não importa se você tem perfil de investidor conservador, se é iniciante ou experiente no mercado de ações, entender a Bolsa de Valores pelos olhos de algumas das maiores obras desse universo é um passo importante na sua trajetória como investidor na renda variável.

Essa é uma opinião unânime no mercado financeiro: quem atingiu o sucesso costuma reforçar a importância do estudo e da pesquisa para alcançar bons resultados investindo em ações.

Mas por onde começar as suas leituras?

Para ajudá-lo nessa caminhada e permitir que você aprenda com os erros e acertos de referências como Warren Buffett, preparamos uma lista com 9 livros de ações imperdíveis. 

Preparado para mergulhar na literatura sobre o mercado de ações? 

Acompanhe!

Os 9 melhores livros de ações

Confira a nossa seleção de livros de ações para começar ou continuar os seus estudos sobre a renda variável.

1. Investindo em Ações no Longo Prazo — O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro

Investindo em ações no longo prazo, Livro

Jeremy Siegel é um renomado professor de finanças, conselheiro da companhia WisdomTree Investments e especialista em matemática e economia. Siegel é a mente por trás do célebre livro sobre açõesInvestindo em ações no longo prazo”.

Ele utiliza evidências, como análises e pesquisas, para falar sobre a queda do mercado imobiliário americano e a crise financeira que teve impacto mundial. Na obra, você confere a verdadeira história do mercado de investimentos em renda variável dos Estados Unidos.

Apesar de focar em ações no mercado americano, grande parte das lições de Jeremy podem ser adaptadas ao mercado brasileiro.

Essa leitura é indicada tanto para investidores iniciantes, que precisam conhecer o mercado, quanto para os experientes que querem absorver as lições de um especialista. O livro, considerado uma das bíblias dos investidores que aplicam o buy and hold, está em sua quinta edição e tem 448 páginas.

2. Ações comuns, lucros extraordinários

Ações comuns, lucros extraordinários, livro

O próximo livro de ações da nossa lista é do autor Philip Arthur Fischer. Ele é um estadunidense considerado uma lenda das aplicações em renda variável. Formado em economia, ele atuou em empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores e fundou a Fisher & Co.

Ações Comuns, Lucros Extraordinários é um dos principais livros do mercado financeiro e foi utilizado por investidores de sucesso. Essa obra é uma espécie de guia com conselhos para escolher ações de boas empresas.

A principal lição é sobre priorizar companhias inovadoras e que lideram o mercado. Porém, não basta olhar fatores econômicos, é preciso considerar a honestidade dessas empresas.

Esse não é um livro tão básico e iniciante, pois há termos e estratégias que somente quem estiver mais familiarizado com o mercados de ações vai entender.

O livro tem 257 páginas e a versão traduzida em português é baseada na segunda edição da obra, publicada por Philip em 1960.

3. O Investidor Inteligente

O investidor inteligente, livro

Não podemos falar de livros de ações sem citar essa verdadeira bíblia. Ela é leitura obrigatória para quem deseja começar a fazer parte do mercado financeiro e ter bons resultados investindo em empresas.

Esse livro foi escrito por Benjamin Graham, simplesmente o professor e amigo de Warren Buffett. A carreira de Graham em Wall Street começou como encarregado de documentos, ganhando um salário baixo para a época. Mesmo assim, ele veio a se tornar uma das figuras mais influentes do mercado.

O livro O Investidor Inteligente é um guia de como você deve se comportar na Bolsa de Valores. 

As principais lições são: autodisciplina e decisões baseadas em fatos.

 Nos primeiros capítulos você encontra alguns temas bem didáticos para se familiarizar com fatores que interferem o mercado de ações.

Apesar de ser um livro indicado para todos os perfis, desde o iniciante ao avançado, é importante que você conheça alguns conceitos do mercado para que não fique perdido. A edição mais atualizada da obra foi lançada em 2015 e tem 672 páginas.

4. O Jeito Warren Buffett de Investir

O jeito Warren Buffett de investir, livro

Não é exagero chamar Warren Buffett de ícone da Bolsa de Valores. Ele é um dos mais influentes investidores de todos os tempos. Por isso, é mais do que justo que as estratégias e a mentalidade de Buffett, que chegou a ser o homem mais rico do mundo graças aos investimentos, sejam estudadas com profundidade.

O livro O Jeito Warren Buffett de Investir foi escrito por Robert g. Hagstrom, que também é especialista em investimentos.

Nesta obra, Robert desvenda as estratégias de Buffet e mostra como eram as suas decisões ao comprar uma ação. A leitura é simples e explica conceitos técnicos da tomada de decisão de maneira didática.

Mesmo para os iniciantes, é possível tirar dicas valiosas. Porém, o livro é indicado para quem realmente quer mergulhar na Bolsa de Valores.

Outro bônus dessa obra é que o autor avalia companhias renomadas, como a Coca-Cola e American Express, seguindo os ensinamentos de Buffet. 

O Jeito Warren Buffett de Investir está em sua segunda edição, lançada em 2019, e tem 296 páginas.

5. O Jeito Peter Lynch de Investir

O jeito Peter Lynch de investir, livro

Peter Lynch é ex-gestor do Fidelity Magellan Fund, que chegou ao posto de maior fundo de ações do mundo. O livro O Jeito Peter Lynch de Investir procura desvendar os segredos e as estratégias do investidor.

A principal lição da obra, que é levada como lema por muitos grandes investidores, talvez seja que o confortável raramente é rentável.

Lynch sempre reforçou que pequenos investidores também podem se transformar em especialistas, desde que estejam dispostos a pesquisar e estudar. Por isso, essa é uma obra com linguagem acessível aos iniciantes.

Esse livro de ações foi escrito pelo próprio Peter Lynch, em parceria com John Rothchild. É um verdadeiro manual que ensina como descobrir quais empresas serão bem-sucedidas no futuro.

Na obra, Lynch mostra que essas companhias de bons resultados podem ser identificadas até com algumas observações triviais do dia a dia, como quando você está passeando no shopping. Esse livro também está em sua segunda edição e conta com 304 páginas de ensinamentos.

6. Valuation: Como Precificar Ações

Valuation, livro

Você sabe como uma ação é precificada? Qual o real valor de uma empresa? Quais fatores interferem o seu valor? É exatamente sobre isso que você aprenderá no livro Valuation: Como Precificar Ações, uma obra de Alexandre Póvoa.

Alexandre é economista, pós graduado em finanças e um profissional de grande reconhecimento do mercado financeiro. Ele atua também como consultor. 

A obra tem onze capítulos para ajudá-lo a entender como os preços das ações são definidos. São abordados temas contraditórios e polêmicos, como a teoria do valuation.

Toda a sua abordagem é adaptada ao cenário do mercado brasileiro e detalha os passos dos analistas desde a precificação até as decisões de compra e venda das ações. Apesar de o tema ser complexo, esse livro de ações é indicado tanto para iniciantes quanto para experientes.

A linguagem de fácil entendimento e tem muitos exemplos para que o leitor se contextualize no assunto. Essa é uma obra que foi lançada em 2012 e tem 480 páginas.  

7. Fora da Curva — O Segredo dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender Com Eles

Fora da curva, livro

Esse também é um livro de ações que deve fazer parte do acervo de todo investidor. Fora da Curva é uma obra brasileira que mostra a trajetória de grandes nomes do mercado de ações, como:

  • Luiz Fernando Figueiredo (fundador da Mauá Capital);
  • Meyer Nigri (fundador da Tecnisa);
  • Luis Stuhlberger (gestor do Fundo Verde)
  • Antonio Bonchristiano (CEO da GP Investments).

Você entenderá que, para ter bons resultados, nem sempre você deve acompanhar o fluxo do mercado — que é o de fugir dos riscos. Essa é uma obra que ensina como os investidores de sucesso saíram da curva e trataram a volatilidade como aliada.

Por não ter muita complexidade, nem termos extremamente técnicos, pode ser muito útil para os iniciantes e os experientes do mercado acionário.

Os depoimentos da obra e organização do livro em 216 páginas foram feitos pela jornalista Giuliana Napolitano, pelo gestor Florian Bartunek e pelo advogado Pierre Moreau.

8. Análise Fundamentalista de Empresas para Investimentos em Ações

Análise fundamentalista de empresas para investimento em ações, livro

O livro Análise Fundamentalista de Empresas para Investimentos em Ações tem a autoria de Hélio Santiago. Como você sabe, a análise fundamentalista é o método utilizado para avaliar a qualidade de uma empresa. 

Santiago é Sócio Fundador da empresa Capital e Valor. Além de escritor, ele é professor e investidor. Nesse livro sobre o mercado financeiro, são apresentados os principais indicadores macroeconômicos e como eles interferem no mercado financeiro.

Entre os capítulos de suas 364 páginas, você também conhecerá a relação desses indicadores com a rentabilidade das empresas de capital aberto e com os índices de endividamento.

Esse é um guia para que saiba como prever tendências das ações e avaliar o desempenho das empresas, mesmo que você esteja chegando agora no mercado de ações.

SAIBA MAIS | Empresas listadas na Bolsa: quais são e como investir

9. Os Ensaios de Warren Buffett — Lições para Investidores e Administradores

Os ensaios de Warren Buffett, livro

Para fechar a nossa lista de livros de ações com chave de ouro, temos uma coletânea de lições, dicas e textos de, novamente, Warren Buffett.

Esse é um guia para levar no bolso quando o assunto são investimentos, ações ordinárias, assuntos contábeis que influenciam as suas ações e dicas que levaram mais de 20 anos para serem escritas.

O texto foi escrito e organizado pelo próprio Warren Buffett, com a parceria de Lawrence Cunningham e Rui Tabakov Sena Rebouças. São 309 páginas fascinantes de ensinamentos de um dos homens mais ricos do mundo e de relevância mundial para o mercado financeiro.

Trata-se de um compilado de cartas e lições que Buffet deixou para os investidores da Berkshire Hathaway. O livro é uma indicação para investidores experiente e profissionais administradores e do setor contábil, já que conta com termos e análises técnicas.

Como aprender com os livros de ações?  

Os livros de ações, assim como os filmes e documentários sobre o mercado financeiro, apresentam dicas, análises, termos e abordagens que todo investidor precisa conhecer se deseja crescer como investidor.

Assim como precisamos de livros na escola, para aprender a ler e fazer contas básicas, esses guias, manuais e verdadeiras bíblias ensinam, na prática, o que você precisa observar ao escolher e administrar as suas ações e aportes.  

Para extrair o máximo de cada obra, a recomendação é praticar uma leitura atenta, anotando os principais tópicos que chamem a sua atenção em um bloco de notas. Assim, você cria uma espécie de resumo que ajuda a consolidar o aprendizado.

Dica bônus: vá além dos livros de ações!

Os livros de ações nos ensinam a teoria sobre o fascinante mercado de ações e da Bolsa de Valores. Os estudos são ótimos e necessários, porém, você precisa colocar essas lições e prática.

Uma das melhores estratégias para dar o primeiro passo no mundo das ações e da renda variável é por meio dos fundos de ações.

Ao investir em um fundo de investimento, você não precisa se preocupar com a administração das cotas, aportes, nem tributação.

A administração do fundo é feita por gestores especializados e certificados pela CVM. Cabe a eles escolher os ativos e alocar o portfólio em busca das melhores oportunidades.

Na Warren, você conta com um portfólio com quatro fundos de ações, sem taxa de performance nem de administração. São eles:

  • Fundos Warren Ações BR: composto por mais de 100 empresas brasileiras do setor de educação, bancos e energia, como Via Varejo, Cemig e Banco do Brasil.
  • Fundo Warren Ações USA: já pensou em comprar cotas da Google, Netflix e Amazon? Esse é um fundo composto pelas 500 maiores empresas americanas.
  • Fundo Warren Equals: fundo composto exclusivamente por empresas com políticas de equidade, como liderança feminina, igualdade de gênero e cultura e inclusiva. Ele tem 80% em ações brasileiras e 20% de estrangeiras.
  • Fundo Warren Green: você não precisa escolher entre rentabilidade e sustentabilidade. Esse é fundo composto somente por empresas com responsabilidade ambiental e social, como Natura, Microsoft e Johnson & Johnson.

Na Warren, você conta com gestores especializados para cuidarem dos seus investimentos. Além disso, você acompanha o seu dinheiro por meio da nossa plataforma de investimentos, que reúne todas as funcionalidades que você precisa para ser um investidor completo.

Se você se sente preparado para investir em ações por conta própria e quer montar uma carteira de ações personalizada, você também pode fazer isso na Warren. E o melhor: com corretagem zero.

Como vimos, os livros de ações são verdadeiros baús de conhecimento. É uma opinião unânime que estudar e pesquisar são pontes para o sucesso em qualquer área da nossa vida. 

Além disso, os livros permitem que você aprenda com grandes nomes, como Warren Buffett e Benjamin Graham.

Gostou das dicas? Talvez você também se interesse por: