O que é dólar turismo

Publicado por
Redação Warren

Dólar turismo é a cotação do dólar utilizada como referência para pessoas físicas que querem comprar dólares para viajar e consumir em outros países.

Em outras palavras, dólar turismo é o valor da moeda física, negociada em casas de câmbio e utilizada na compra de bens e serviços no cotidiano.

Assim, quando vamos a uma casa de câmbio para trocar dinheiro antes de viajar para o exterior, o valor de venda ao qual devemos nos atentar é o do dólar turismo, e não o comercial.

Como veremos a seguir, o dólar turismo é diferente do dólar comercial, que em geral é mais barato, mas não serve para o uso da população em geral. 

Qual a diferença entre dólar turismo e comercial?

No universo do câmbio, existe uma diferença entre gastar dinheiro no exterior e importar produtos de outras nações — e é este o ponto central da diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial.

Como sugere o próprio nome, o dólar turismo é a cotação que serve para quem pretende viajar e consumir no exterior.

Se você planeja conhecer os Estados Unidos, provavelmente irá a uma casa de câmbio para trocar seus reais por dólares e poder ter dinheiro em espécie quando chegar no seu destino.

Nesse momento, você estará comprando dólares, e a cotação que vai guiar essa transação é o dólar turismo. Se ele estiver valendo R$ 5,50, cada dólar irá lhe custar R$ 5,50.

Já o dólar comercial é usado como referência para negociações comerciais entre empresas e governos. É essa a moeda utilizada no pagamento ou recebimento de exportações e importações, por exemplo.

Assim, quando o Brasil exporta café, o pagamento é feito com base na cotação do dólar comercial.

LEIA TAMBÉM | Confira nossas dicas e aprenda a investir para viajar

Por que o dólar turismo é mais caro?

Independentemente da cotação sobre a qual estamos falando, o que move o preço do dólar é a lei da oferta e da demanda.

Mas isso não significa que o dólar turismo e o dólar comercial têm o mesmo valor. Pelo contrário: o dólar turismo sempre será mais caro.

Um dos motivos para isso é o fato de que o volume das transações feitas por empresas e governos é muito maior, o que automaticamente reduz o custo do dólar comercial.

Além disso, no caso do dólar turismo, as empresas autorizadas a negociar a moeda têm um custo para realizar esse serviço, como:

  • Taxas referentes às transações de compra e venda do dólar (afinal, antes de disponibilizar para o público, a instituição precisa obter a moeda);
  • Despesas de manutenção, segurança, funcionários, etc.

Assim, para que elas tenham uma margem de lucro para sustentar seu negócio, esse custo acaba se refletindo no produto final.

Por isso, vale ressaltar: na hora de se planejar para a sua viagem, cuidado para não confundir as cotações!

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z:

Publicado por
Redação Warren