O que é P/L – Preço/Lucro

Publicado por
Redação Warren

O P/L, ou Preço/Lucro, é um indicador que mostra o quanto o mercado está disposto a pagar pelo lucro de uma empresa. Esse número é resultado do seguinte cálculo:

P/L = preço da ação ÷ lucro por ação

Preço da ação é o quanto a ação da empresa está valendo no momento, e lucro por ação (LPA) é o quanto uma ação dessa empresa gera de lucro para o acionista.

Um dos indicadores mais tradicionais do mercado, o P/L é bastante utilizado na hora de avaliar se o preço de um determinado ativo é justo ou não.

Como funciona o P/L na prática?

Avaliar se um preço é justo significa parar para pensar se o investimento que se está prestes a fazer vale a pena. O P/L, no entanto, não determina isso sozinho: ele é apenas um indicador e, por isso, precisa ser analisado dentro de um contexto.

Ou seja, se você perguntar o que significa um P/L alto ou baixo, a resposta é: depende!

Por exemplo: na teoria, uma ação cujo P/L é 15 é mais cara que uma ação cujo P/L é 8, certo? Mas não é porque o P/L de uma ação é alto que não vale a pena investir nela, assim como não é porque o P/L de uma ação é baixo que vamos sair correndo para comprá-la. 

Um P/L alto pode indicar que uma ação está supervalorizada, mas ele também pode indicar que o mercado tem boas expectativas para uma empresa e espera que, em breve, os lucros dela aumentem.

Já um P/L baixo pode significar, sim, que investir naquela empresa é um bom negócio, se as perspectivas para o futuro da empresa foram boas; porém, também pode significar que a empresa não tem capacidade de gerar lucro a longo prazo, ou que o mercado já percebeu que a empresa está indo mal e, por isso, não investe mais nela.

Uma interpretação muito comum feita a partir do P/L é o tempo que a pessoa vai ter que esperar até ter o retorno do seu investimento. No caso de uma ação que possui um P/L de 10, seriam 10 anos até que o investidor recuperasse o capital que aplicou originalmente. 

No entanto, é importante lembrar que esse cálculo não leva em conta as outras tantas variáveis que influenciam a geração de lucro da empresa, o que significa que, na prática, esse tempo pode ser tanto maior quanto menor.

Usar o P/L como indicador é seguro?

Por si só, o P/L não é o suficiente para saber se você deve ou não investir em uma ação. Ele é um bom instrumento, especialmente para fins de comparação entre empresas de um mesmo setor. Se analisado de forma isolada, contudo, pode levar a decisões equivocadas.

Para ter mais segurança na hora de fazer um investimento, existem diversas análises às quais se pode recorrer:

O P/L é apenas um dos indicadores levados em conta na hora de tomar decisões sobre os seus investimentos.

Publicado por
Redação Warren