O que é remessa internacional

Publicado por
Redação Warren

Remessa internacional é uma forma de enviar e receber dinheiro de um país para outro. A transação é feita por meio de uma transferência eletrônica e, antes de realizá-la, é preciso fazer o câmbio das moedas de origem e de destino.

Também conhecida como remessa de câmbio, essa operação é feita não só por pessoas físicas, mas também por empresas, e pode ter os mais diversos objetivos. Alguns exemplos são:

  • Efetuar o pagamento de cursos ou outros serviços no exterior;
  • Importar produtos estrangeiros; e
  • Enviar dinheiro para amigos ou familiares, o que é chamado de “Manutenção de residentes”.

As instituições que viabilizam esse tipo de operação são os Correios, bancos tradicionais e plataformas online autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Quanto custa fazer uma remessa internacional?

Os custos de uma remessa internacional podem variar de acordo com a instituição escolhida para efetivar a transação.

De modo geral, as taxas cobradas pelos bancos tradicionais e pelos Correios costumam ser mais altas do que as cobradas por plataformas digitais. As principais taxas envolvidas na remessa são:

  • Taxa bancária, que nada mais é do que uma tarifa cobrada pelo uso do sistema interbancário para enviar dinheiro para outro país. Ela pode custar entre 20 e 60 dólares.
  • Taxa administrativa, que se refere às despesas administrativas das instituições. Ela costuma variar entre 1,5% e 6% sobre o valor total da operação.
  • Taxa de câmbio, uma tarifa que pode ser cobrada pela instituição para realizar a conversão da moeda. Essa taxa é baseada na cotação do dólar comercial e do dólar turismo, dependendo do tipo de transação, e também pode variar conforme a instituição.
  • Custo da operação, valor cobrado pelo serviço de transferência em si, como uma comissão paga à instituição;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributo arrecadado pelo governo federal. Para remessas entre contas com a mesma titularidade, o IOF é de 1,1%. Já para operações entre contas com titularidades diferentes, o imposto fica em 0,38%.
  • Taxa Swift, uma tarifa cobrada pelo uso da plataforma de comunicação financeira entre bancos do mundo todo. A taxa Swift é cobrada principalmente por bancos e pode variar dependendo da instituição.

Hoje em dia, alguns bancos oferecem o serviço de remessa internacional em pacotes premium, com isenção ou redução de taxas.

LEIA TAMBÉM | “Bancões” ou fintechs: quais ações vão vencer essa batalha?

Quanto tempo leva para fazer uma remessa internacional?

Normalmente, uma remessa internacional que não envolva valores muito altos, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, leva em torno de dois dias úteis para ser efetivada.

Nessas situações, é necessário um dia para o cadastro e o envio dos documentos necessários e outro para a liquidação da operação.

No caso de transações comerciais mais volumosas, como a compra de um equipamento que custe milhões de dólares, por exemplo, a remessa pode levar semanas para ser concluída.

No entanto, remessas internacionais são consideradas operações ágeis e seguras, já que a maioria das instituições conta com uma equipe própria para cuidar especificamente do setor de operações de câmbio.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z:

Publicado por
Redação Warren