O que é uma Ação escritural

Publicado por
Redação Warren

Uma ação escritural nada mais é do que uma ação que, quando negociada, dispensa documentação física. Os valores da ação escritural são creditados (ou debitados) diretamente na conta no acionista, como em uma transferência bancária, e esse registro basta para comprovar a sua existência.

Como funciona na prática?

Basicamente, da mesma forma que qualquer venda ou compra de ações! A única diferença é que a transação é feita apenas por meio de operações eletrônicas, sem a necessidade de emissão de um certificado, como é o caso das ações nominativas.

Os principais envolvidos na história são:

  • o acionista;
  • a empresa, que emite as ações; e
  • a corretora.

Quando um investidor quer comprar ações, ele precisa abrir uma conta em uma corretora. Nessa conta, ficam registrados dados pessoais do titular da ação e dados da transação propriamente dita. A responsável por esses registros é a instituição depositária. Toda corretora precisar de uma, e a sua atuação precisa ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Feita a negociação, as ações são debitadas da conta do vendedor, que pode ser a própria empresa ou outro investidor, e creditadas na conta do comprador. Também ficam registradas nas contas de depósito eventuais operações feitas pela empresa com as ações, como pagamentos de dividendos, bonificações, grupamentos, desdobramentos, etc.

Publicado por
Redação Warren