O que é white paper  

White paper é um documento informativo que busca descrever as características e promover um produto, serviço ou solução que uma determinada entidade oferece ou pretende oferecer.

Em português, o termo pode ser traduzido como papel, livro ou relatório branco.

Geralmente, um white paper é publicado por empresas, ONGs ou órgãos governamentais, e apresenta um estilo mais acadêmico.

Para que serve o white paper?

O objetivo do white paper é promover um serviço, produto, metodologia ou tecnologia para, assim, influenciar as decisões do público-alvo da instituição. Esse público pode ser composto por atuais e potenciais eleitores, clientes, investidores, entre outros.

No meio político, os livros brancos também são utilizados como uma forma de apresentação de políticas e legislações do governo e de avaliação da opinião pública.

Já no mundo corporativo, as principais finalidades do white paper são:

  • Informar resultados de projetos (o que também acontece com projetos sociais realizados por entidades não-governamentais);
  • Destacar as qualidades de um produto;
  • Divulgar resultados de pesquisas e difundir conceitos relacionados a novas tecnologias;
  • Apresentar um tema específico de forma detalhada para informar o leitor;
  • Elucidar dúvidas e oferecer soluções.

Assim, por meio de evidências persuasivas e factuais, ele é feito para demonstrar que uma determinada oferta é a melhor forma de se resolver um desafio ou problema.

No entanto, apesar de ter um propósito parecido com materiais de marketing e propaganda, o white paper tem um caráter mais técnico.

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O que deve constar em um white paper?

Como foi mencionado no início deste artigo, o white paper possui um estilo mais acadêmico. 

Assim, de modo geral, ele é apresentado em um formato que inclui capa, índice, sumário e conclusão, além de uma introdução, apresentação e aprofundamento do tema e exemplos de casos bem-sucedidos.

Falando em conteúdo propriamente dito, é importante que o white paper evidencie as vantagens técnicas e/ou competitivas do produto, para deixar claro para quem lê os motivos pelos quais ele seria a melhor opção para solucionar um problema.

Por isso, é esperado que o white paper apresente um certo nível de rigor e especialização, de modo a demonstrar autoridade sobre o assunto.

Atualmente, é possível fazer o download de livros brancos diretamente da Internet, assim como é feito com e-books em geral.

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