Xetra (Exchange Electronic Trading) é a plataforma de negociação eletrônica da Bolsa de Valores alemã, a Bolsa de Frankfurt, onde é negociado mais de 90% de todo o volume do DAX, índice de ações que representa 30 das maiores empresas alemãs.

Cerca de 30% de todas as operações de fundos negociados em bolsa na Europa também são realizadas por meio do Xetra.

Como surgiu o Xetra?

O Xetra nasceu em 1997, como sucessor da IBIS, antiga plataforma de negociação. Foi projetado para melhorar a eficiência do mercado, reduzindo custos de transação, introduzindo novas funções, melhorando a localização e outros fatores do sistema de negociação.

Atualizada regularmente, a plataforma oferece maior flexibilidade para ver a profundidade dos pedidos nos mercados. Nela, os investidores podem observar e acessar a negociação de ações, títulos, fundos de investimento, contratos de commodities e garantias.

Inovação e expansão

O sistema Xetra provou ser bom o suficiente para ser adaptado por outras bolsas de valores em toda a Europa e pelo mundo desde que começou a operar.

Desenvolvido inicialmente para a Bolsa de Valores de Frankfurt, ganhou espaço também nas bolsas em Viena, na Áustria, em Dublin, na Irlanda, e Xangai, na China.

A plataforma tornou-se um dos primeiros grandes sistemas de comércio eletrônico global. Um dos seus benefícios foi tornar os mercados de capitais alemães mais acessíveis para os investimentos estrangeiros. 

O Xetra e a Bolsa de Frankfurt

A Bolsa de Valores de Frankfurt representa a maior bolsa de negócios da Alemanha. Graças ao sucesso do Xetra, essa bolsa se destaca como uma das maiores e mais eficientes instalações para mercados de negociação do mundo. Também está entre as bolsas de valores mais antigas.

A Bolsa de Frankfurt lida com praticamente todas as negociações da Alemanha, além de administrar boa parte de todo o comércio da Europa.

A FRA, como também é conhecida, obtém uma grande parte de seus lucros a partir da plataforma Xetra. Os muitos investidores estrangeiros que entram nela por meio do Xetra são responsáveis ​​por uma parcela significativa dos lucros.