Zero coupon, ou cupom zero, em português, é um título cujo retorno é oferecido a partir da diferença entre o seu valor de face (o valor pelo qual ele será resgatado) e o valor de compra, preço pelo qual ele é adquirido.
Diferentemente de outros títulos, a rentabilidade de um título zero coupon não está atrelada a nenhuma taxa de juros.
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Para entender o que é o zero coupon, primeiro é preciso compreender o conceito de cupom no mundo dos investimentos, pois a principal característica dessa desse tipo de produto é justamente a ausência dele.
No mercado financeiro, cupom são os juros pagos entre o início e o fim do investimento, ou seja, do momento da aplicação até a data de vencimento.
Como exemplo, podemos citar alguns títulos públicos como o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F) e a Nota do Tesouro Nacional tipo B (NTN-B), um produto de renda fixa com retorno pós-fixado e atrelado à taxa de juros semestrais.
Ao comprar esses títulos, o investidor recebe não só o valor estabelecido, mas também uma porcentagem específica de retorno a cada seis meses.
Como o próprio nome diz, os títulos zero coupon não possuem cupons, e por isso não oferecem esses pagamentos intermediários. Assim, os juros só são pagos no vencimento.
Na prática, o preço pago na hora da compra desse título é simplesmente o seu valor de face, só que com um desconto. Ou seja, um título zero coupon cujo valor de resgate será R$200 necessariamente deve ser vendido por menos que isso.
Dessa forma, o lucro de quem investe num zero coupon está na diferença entre o valor pago na compra e o valor resgatado no vencimento.
O zero coupon é considerado uma modalidade de investimento interessante para quem quer evitar aspectos como:
Geralmente, títulos zero coupon são uma boa opção para objetivos de médio prazo.