Os hedge funds, também conhecidos como fundos de cobertura ou fundos multimercado, são uma forma de investimento alternativo na qual os gestores tomam decisões com menos restrições legais. Seu objetivo é lucrar independente da situação do mercado.
Alternativo aos modelos de fundos de investimentos tradicionais, os hedge funds são muito flexíveis e com graus de riscos variados. Os hedge funds exigem a adoção de estratégias mais sofisticadas, com alto grau de conhecimento por parte de seus operadores, para se obter uma rentabilidade maior do que a média do mercado.
Como funcionam os hedge funds na prática?
Por lei, um fundo de investimento normal está limitado a não investir mais do que um percentual do fundo em um único ativo financeiro. Ao contrário, no caso dos hedge funds, essa limitação é eliminada.
Isso tem duas consequências:
mais flexibilidade; e
maior risco.
Sem limitações, é possível investir todo o capital apenas em ações. Em um fundo de investimento, isso nunca poderia acontecer, devido aos regulamentos que estabelecem as regras aplicáveis à concentração de capital.
Características do hedge funds
As principais características Hedge Funds são:
Retorno absoluto: todos baseiam suas estratégias na busca do retorno absoluto do investimento. Ou seja, obtêm resultados positivos em todas as direções do mercado, esteja ele seja em queda ou em alta.
O gestor está envolvido na tomada de decisão: o profissional que gere o fundo está envolvido na contínua tomada de decisão que envolve os investimentos realizados, de forma que o retorno absoluto se materialize em um rentabilidade superior à esperada de uma referência ou benchmark.
Limitado a investidores qualificados: só investidores que são determinados por lei como qualificados podem investir seu capital em um Hedge Fund. Os investidores qualificados são aqueles com patrimônio líquido superior a R$1 milhão.
Pode investir em qualquer tipo de ativo: além de investir em ativos financeiros tradicionais, como ações e títulos, os hedge funds também podem investir em imóveis, moedas ou matérias-primas.
Alavancagem: para obter mais retornos, eles geralmente usam alavancagem, embora isso possa implicar em um risco maior.
Sigilo: grande parte dos hedge funds estão registrados em jurisdições nas quais não são obrigados a revelar nomes dos proprietários ou suas demonstrações financeiras. A maioria das informações sobre estes fundos é obtida de arquivos públicos que incluem menos de 10% dos hedge funds que existem pelo mundo.