O que são Hedge Funds  

Os hedge funds, também conhecidos como fundos de cobertura ou fundos multimercado, são uma forma de investimento alternativo na qual os gestores tomam decisões com menos restrições legais. Seu objetivo é lucrar independente da situação do mercado. 

Alternativo aos modelos de fundos de investimentos tradicionais, os hedge funds são muito flexíveis e com graus de riscos variados. Os hedge funds exigem a adoção de estratégias mais sofisticadas, com alto grau de conhecimento por parte de seus operadores, para se obter uma rentabilidade maior do que a média do mercado.

Como funcionam os hedge funds na prática?

Por lei, um fundo de investimento normal está limitado a não investir mais do que um percentual do fundo em um único ativo financeiro. Ao contrário, no caso dos hedge funds, essa limitação é eliminada.

Isso tem duas consequências:

  • mais flexibilidade; e
  • maior risco.

Sem limitações, é possível investir todo o capital apenas em ações. Em um fundo de investimento, isso nunca poderia acontecer, devido aos regulamentos que estabelecem as regras aplicáveis ​​à concentração de capital.

Características do hedge funds

As principais características Hedge Funds são:

  • Retorno absoluto: todos baseiam suas estratégias na busca do retorno absoluto do investimento. Ou seja, obtêm resultados positivos em todas as direções do mercado, esteja ele seja em queda ou em alta.
  • O gestor está envolvido na tomada de decisão: o profissional que gere o fundo está envolvido na contínua tomada de decisão que envolve os investimentos realizados, de forma que o retorno absoluto se materialize em um rentabilidade superior à esperada de uma referência ou benchmark.
  • Limitado a investidores qualificados: só investidores que são determinados por lei como qualificados podem investir seu capital em um Hedge Fund. Os investidores qualificados são aqueles com patrimônio líquido superior a R$1 milhão.
  • Pode investir em qualquer tipo de ativo: além de investir em ativos financeiros tradicionais, como ações e títulos, os hedge funds também podem investir em imóveis, moedas ou matérias-primas.
  • Alavancagem: para obter mais retornos, eles geralmente usam alavancagem, embora isso possa implicar em um risco maior.
  • Sigilo: grande parte dos hedge funds estão registrados em jurisdições nas quais não são obrigados a revelar nomes dos proprietários ou suas demonstrações financeiras. A maioria das informações sobre estes fundos é obtida de arquivos públicos que incluem menos de 10% dos hedge funds que existem pelo mundo.