Um roteiro inusitado por cada estado brasileiro — Amazonas  

Rios e cachoeiras fascinantes, fauna e flora diversa, uma rica cultura local: você já pensou em conhecer o Amazonas? 

Por mais que esse estado não costume fazer parte dos roteiros mais tradicionais dos turistas, ele guarda diversas surpresas — que vão muito além da famosa floresta amazônica.  

O Amazonas tem muitas belezas ainda desconhecidas, sendo um ótimo destino para quem quer estar mais próximo da natureza e também conhecer a diversidade cultural que caracteriza o estado. 

Na série Um roteiro inusitado por cada estado brasileiro, apresentamos lugares fora do comum para incluir no planejamento da sua viagem. Nesta edição, trazemos sugestões de roteiros únicos no Amazonas.

Vamos juntos?

Continue a leitura e descubra todas as surpresas que aguardam você no norte brasileiro!

Amazonas: coração da floresta amazônica e berço da cultura índigena

Quando pensamos no Amazonas, a primeira imagem que vem à mente certamente é da floresta amazônica. E isso não acontece à toa: o estado é coberto quase na sua totalidade por essa floresta tropical. 

A floresta amazônica desempenha um papel imprescindível na manutenção do clima do planeta, abrigando uma diversidade enorme de espécies animais e vegetais.

Apesar do crescente desmatamento, ela segue representando um terço das florestas tropicais do mundo e sendo um dos principais patrimônios da humanidade. 

Além da importância global, grande parte da economia amazonense também está relacionada à floresta — por meio da exploração de recursos como madeira e castanhas. 

Mas a floresta não é a única riqueza do estado: a cultura amazonense é fortemente marcada pela influência indígena. 

A população do Amazonas é formada, em grande parte, por descendentes de povos indígenas da região. 

Em função disso, os festivais folclóricos e musicais, assim como as práticas culturais de artesanato e vestimentas, e até mesmo a língua, são elementos que receberam contribuição da população indígena ao longo do tempo.

Tudo isso contribui para que o estado seja um dos mais representativos da cultura índigena do Brasil. 

Ou seja, além de grandes belezas naturais, o Amazonas também é o destino ideal para conhecer mais sobre a cultura dos povos originários do Brasil.

LEIA MAIS | Sophia Costa: 5 lugares ideais para ser nômade digital

6 roteiros fora do comum para conhecer o Amazonas

Para a grande maioria dos turistas, viajar para o Amazonas por si só já é investir em um roteiro incomum. Mas e se dissermos que é possível ir além? 

Já imaginou encontrar novas formas de experienciar as belezas naturais e conhecer a cultura local? É isso que propomos neste artigo.

Os roteiros tradicionais no Amazonas incluem especialmente passeios relacionados à natureza, como viagens de barco pelo Rio Amazonas, presenciar o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões, nadar com os botos e vistar o Parque Nacional de Anavilhanas

Em relação à cultura do estado, é comum que as agências de turismo incluam passeios no centro histórico de Manaus — capital do estado — e visitas ao Museu da Amazônia – MUSA e ao Teatro Amazonas. 

Esses roteiros são certamente essenciais para conhecer o estado e devem estar no checklist de todo o viajante. Mas se você busca experiências realmente singulares, sugerimos adicionar alguns outros roteiros no seu planejamento. 

Confira abaixo 6 passeios fora do comum para fazer no Amazonas:

1. Dormir em um hotel dentro da floresta amazônica 

Já pensou em dormir em plena floresta amazônica? Do rústico ao mais luxuoso, há diversas opções de hotéis na selva. 

Ficar em uma hospedagem dessas proporciona maior imersão na floresta, não só pela localização, mas também pelas diversas atividades contemplativas da flora e fauna que esses locais oferecem.

De modo geral, todos os hotéis de selva têm Manaus como cidade base. Eles costumam oferecer pacotes completos nas diárias, incluindo hospedagem, transporte, alimentação e passeios.

É uma experiência única para sua viagem! Confira aqui uma lista de hospedagens.

2. Fazer trilhas pela mata

Pode parecer meio óbvio fazer uma trilha, mas saiba que muitos viajantes acabam deixando experiências mais imersivas na mata de lado ao viajar para o Amazonas.

Por isso, se você quiser realmente se conectar com a natureza, não abra mão desse tipo de passeio. 

Caminhar entre as árvores de um bioma tão rico e único quanto a Amazônia é uma experiência incrível. São mais de 30 mil espécies de plantas e incontáveis espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. 

Para isso, você vai precisar de um bom guia, nada de se aventurar sozinho, ok? Não esqueça também de ir para região com as vacinas em dia!

3. Conhecer a tribo indígena Dessana Tukana

Uma das grandes experiências que o Amazonas oferece é a possibilidade de entrar em contato de forma profunda com a cultura índigena. 

É possível visitar diversas tribos em sua estadia no estado, e uma delas é a Dessana Tukana, que fica localizada logo às margens do Rio Negro.

Essa visita pode ser organizada diretamente na cidade de Manaus. O acesso à tribo é apenas de barco.

Na tribo, os visitantes são apresentados à cultura e costumes da região, participando de cerimônias junto à comunidade.

Foto: Gisele Rocha

4. Conhecer o Mercado Municipal Adolfo Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa está localizado às margens do rio Negro, no centro da cidade de Manaus. 

Ele tem mais de 135 anos de história e é um símbolo da arquitetura do período áureo da economia da borracha

Não é à toa que o local foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1987 e incluído no Livro das Belas Artes.

Foto: Instituto Biapó

Além da arquitetura fascinante, o Mercadão — como também é chamado — é o local ideal para provar a comida regional do Amazonas, conhecer ervas e produtos típicos do estado e comprar lembranças da sua viagem.

Vale a pena incluir uma visita ao local no seu roteiro!

LEIA MAIS | Tela azul: o que fazer quando a produtividade simplesmente some?

5. Visitar os museus e centros culturais de Manaus

A maioria das pessoas que viaja para o Amazonas busca passeios mais ligados à natureza, o que é super compreensível, já que a floresta amazônica é um dos grandes atrativos do estado. 

Contudo, a capital do estado possui diversos atrativos que acabam passando batido pelos visitantes desavisados. Os grandes destaques são os museus e centros culturais de Manaus

O Museu da Amazônia – MUSA é um dos mais conhecidos da região (e a escolha da maioria dos turistas), mas existem muitos outros. 

Que tal separar um dia da sua viagem para conhecer esses locais? Abaixo, separamos uma lista de museus e centros culturais em Manaus que merecem a sua visita:

  • Museu do Seringal Vila Paraíso;
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia;
  • Museu Paço da Liberdade;
  • Museu Casa Eduardo Ribeiro;
  • Museu do Índio;
  • Pinacoteca do Amazonas;
  • Museu do Homem do Norte.

6. Escalar árvores na floresta amazônica

Passeio com gostinho de infância.

Feita com equipamento de segurança e guias especializados, a escalada de árvores é uma atividade que tem se tornado cada vez mais comum no Amazonas, e uma opção interessante para quem busca uma vista única da floresta. 

Um dos destinos comuns é a Samaúma, uma árvore que alcança um tamanho acima da média na floresta, permitindo ver tudo por cima da espessa camada de folhas.

Foto: Araquém Alcântara

A escalada pode parecer uma prática cansativa e exigente, mas com o equipamento adequado é possível fazer com tranquilidade.

É um passeio que não pode ficar de fora da sua lista! 

Partiu Amazonas: começando os preparativos

Antes de fechar as malas e embarcar na sua aventura amazonense, é preciso se planejar —  e isso vale especialmente para a parte financeira, certo? 

Sabia que a Warren pode ajudar a tirar a sua viagem do papel?

Aqui, você pode investir por objetivos, que acreditamos ser a forma mais eficiente de realizar sonhos! 

E para isso você não precisa saber de tudo sobre investimentos, não. A Warren cuida disso para você.

Ao criar uma carteira com objetivo de viajar para o Amazonas, por exemplo, nós sugerimos os produtos ideais para você, conforme o prazo da sua viagem, seu perfil de investidor e o a quantia que você tem disponível para investir. 

Dessa forma, você não precisa ficar escolhendo produto a produto: nós montamos a sua carteira e fazemos a gestão do seu investimento! 

Investir não precisa ser complexo: abra sua conta e comece agora mesmo.

Gostou da leitura? Confira outros artigos que recomendamos para você: