Já calibrou o seu GPS para 2022?  

Será que teremos mais um ano esquisito como 2021 e 2020? Sem sombra de dúvidas. Mas isso não significa que não devemos nos planejar.

“Deixar a vida nos levar”, como canta Zeca Pagodinho, é muito bom, mas a história dos últimos anos nos ensina mais do que nunca que planejar é preciso.

Se não estamos completamente livres do coronavírus e das novas variantes que podem surgir, uma coisa é certa: aprendemos a viver com as dificuldades impostas pela pandemia e, dando uma olhada em eventos passados, sabemos que ela pode estar chegando ao fim.

Podemos dizer que o Brasil tem uma grande vantagem, pois a porcentagem da população vacinada continua aumentando, e podemos chegar a mais de 70% de pessoas com as duas doses ainda em 2021.

Mas o que fazer em 2022? Vai ter carnaval e futebol? A bolsa vai subir? A economia vai melhorar?

Não tenho bola de cristal… Independentemente disso, vamos precisar cuidar da nossa saúde — a física, a mental e a financeira.

Está chegando aquele momento em que todo mundo começa a entrar em clima de festividades do final de ano. E é inevitável pensar na lista de desejos e metas para 2022.

Que tal transformar aquela lista de resoluções de ano novo em um plano mais robusto?

Que tal olhar para o número de vezes que queremos nos exercitar por semana, mês e ano?

O mesmo serve para a nossa grana! O quanto quero guardar por mês? Que tal colocar no papel os gastos recorrentes, fixos e variáveis? E o curso para progredir na carreira,  a viagem que você deixou de fazer nesses últimos dois anos, está tudo escrito no papel?

A vantagem de escrever é poder olhar, revisar e recalcular. A vida é um GPS que nunca sabe o trajeto exato, mas saber onde se quer chegar já ajuda muito a encontrar o melhor caminho.

Dicas práticas para planejar o seu 2022

No livro “Psicologia Financeira”, o autor Morgan Housel fala sobre planejamento de longo prazo. Uma coisa é certa: nós vamos mudar; porém, o pior cenário é não ter ideia do que acontecerá no futuro e ainda assim não ter um plano.

Por isso, trouxe algumas dicas práticas para ajudar você a estabelecer suas metas para o ano que está chegando.

1. Divida suas metas por áreas

Naquela listinha de final de ano, vamos tentar dividir nossas metas e objetivos por áreas da vida: financeira, saúde, exercício, viagens, lazer, o que for do seu interesse.

2. Use a metodologia SMART

Para que o seu planejamento seja mais tangível, tente sempre fazer metas dentro da metodologia SMART. Isso significa que elas deverão ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Veja alguns exemplos que podem ajudar:

Trabalho

  • Meta 1: Realizar no mínimo 12 reuniões de Resultado com os times até o dia 31 de março de 2022
  • Meta 2: Atingir os objetivos principais junto com a empresa até dia 31 de dezembro de 2022
  • Meta 3: Promover 12 testes de conceito até 30 de junho de 2022

Financeiro

  • Meta 1: Investir no mínimo 10% por mês das minhas receitas até 31 de dezembro de 2022
  • Meta 2: Acumular R$ 3.000 investidos no Warren até 31 de julho de 2022
  • Meta 3: Acumular R$ 2.000 para viagem para Europa dentro de 2022

Lazer

  • Meta 1: Fazer uma viagem internacional com toda a família em 2022
  • Meta 2: Ler no mínimo 10 livros até 31 de Dezembro de 2022 

Saúde

  • Meta 1: Realizar três exercícios por semana até o final do primeiro trimestre de 2022
  • Meta 2: Correr 600km dentro de 2022
  • Meta 3: Fazer check-up geral até 30 de junho de 2022

3. Lembre-se: não existe certo e errado

O planejamento não é uma ciência exata, muito menos uma técnica perfeita. Não existe certo e errado. E tão importante quanto se planejar é se replanejar para eventuais imprevistos!

Espero que a gente possa compartilhar nossas metas e conquistas de 2022, e que a gente tenha um ano muito melhor do que este que está acabando.

O planejamento não é um passe de mágica para uma vida sem problemas, mas ele pode nos mostrar uma direção muito mais clara na busca pelos nossos sonhos e objetivos.

Gostou da leitura? Confira outros artigos que separamos para você: