5 lições que a Warren leva do programa Growth Academy do Google para 2021

Publicado por
Redação Warren

Em 2020, a Warren esteve entre as 8 startups brasileiras selecionadas para a Growth Academy da Google for Startups. O Google for Startups é um braço do Google que desde 2011 busca capacitar startups, organizando formações mundo afora.

Fazer parte da Growth Academy trouxe uma série de aprendizados para o nosso dia a dia, renovando ainda mais o espírito de growth e alta performance nas rotinas do marketing da Warren. 

A formação durou 10 semanas e aconteceu de forma 100% digital. Representando a Warren, participaram a nossa CMO, Paola Behs, e Adriano Borner, nosso líder de Paid. Ao nosso lado, estavam também as startups Liv Up, Sallve, Olist, Zee.Dog, Cora, Remessa Online e Sanar.

Um novo ano traz novos desafios, e estamos confiantes de que muito do que aprendemos com a Growth Academy se refletirá em nossas ações ao longo de 2021. 

Abaixo, reunimos 5 lições valiosas da Growth Academy que levamos para 2021!

1. Encontros semanais focados em metas e próximas ações

Reforçamos ainda mais a importância da nossa rotina ser marcada por encontros (virtuais, por enquanto!) regulares e que tenham como foco o acompanhamento de metas e a definição das próximas ações.

Talvez pareça uma lição óbvia, mas a consistência dessa rotina é essencial em um contexto de crescimento como o da Warren. Só em 2020, nossa equipe dobrou de tamanho. Hoje, somos mais de 40 pessoas só no marketing da Warren.

2. Testes a partir de uma hipótese – e norteados pela métrica norte

A importância de uma métrica norteadora para todas as nossas ações ficou ainda mais claro a partir dos ensinamentos da Growth Academy. Na Warren, vamos dobrar o número de clientes em 2021 – e essa é a métrica que norteará todas as nossas ações.

A partir dela, também podemos implementar testes em nossas ações e campanhas, sempre inspirados a responder uma hipótese e, com o aprendizado, termos uma evolução constante. 

“Ter uma métrica norteadora mudou bastante o nosso foco e a maneira com que tocamos o dia a dia. Hoje, somos mais pragmáticos e procuramos investir nosso tempo apenas em atividades que contribuam para o desenvolvimento dessa métrica. Conseguimos montar uma estratégia e rodar testes que contribuem para o alcance dela”, comenta Paola, CMO da Warren. 

3. Conexão entre diferentes equipes por meio de processos compartilhados

Como comentamos acima, em 2020, crescemos muito como equipe, em todos os departamentos da Warren. Ter mais pessoas ao nosso lado ressalta a importância de reforçarmos a conexão entre diferentes equipes, compartilhando processos ao longo do caminho.

“Já em 2020, foi crucial unificarmos squads de produto, mídia paga e inbound, compartilhando metas e planos de ação conjuntos para crescimento. Tivemos ganhos importantes e um amadurecimento imensurável em growth.” complementa Adriano.

4. Unificação de metas entre times de Marketing e Produto

A Warren é uma empresa de tecnologia com o objetivo de revolucionar o mercado financeiro. A responsabilidade não é pouca: todas as nossas ações dentro do Marketing precisam estar diretamente alinhadas com as áreas de produto, em contato constante com Tecnologia e Gestão.

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5. Cultura de crescimento e experimentação constante

Uma postura de growth não pode ser exclusiva de uma ação ou campanha – ela precisa se traduzir diariamente em uma cultura compartilhada. Na Warren, estamos cada vez mais trazendo para diferentes squads esta perspectiva, incentivando a implementação constante de diferentes experimentações. 

Experimentando, somos capazes de angariar ainda mais dados e tomar decisões bem informadas – e que fazem sentido com o que nossos clientes e potenciais parceiros precisam.

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