Dia do Meio Ambiente: conheça o fundo verde da Warren e a sua estratégia

Publicado por
Greice Heemann

No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Você já parou para pensar que os produtos que você investe também impactam o meio ambiente? Esse impacto pode ser positivo ou negativo — vai depender de quais empresas você está financiando.

Aqui na Warren, acreditamos que os investimentos podem ser propulsores de mudanças positivas na sociedade.

Foi com isso em mente que criamos, em outubro de 2020, o fundo de investimentos Warren Green (35.030.809/0001-40), enquadrado na categoria ESG

Logo abaixo, vou falar mais sobre o fundo, mas antes, trago algumas informações e questionamentos sobre o contexto hoje e explico a importância de atrelar o seu dinheiro ao desenvolvimento de empresas com impacto positivo.

Investindo em ESG 

A preocupação com as boas práticas nas frentes ambiental, social e de governança se tornou urgente com as mudanças climáticas, aumento de acidentes ambientais, escassez dos recursos naturais, poluição, entre outros acontecimentos.

E os investimentos em renda variável são, na última ponta, uma maneira de você se tornar sócio de empresas com poder de impacto positivo nesse contexto.

Com o papel de sócio, você ajuda no crescimento da empresa, acreditando nela e no que ela faz. Comprar suas ações faz com que elas subam e tragam credibilidade para a empresa, e caso a companhia queira, futuramente, capte mais dinheiro.

Após essas reflexões, volto com algumas perguntas:

Você já conversou com seus amigos sobre o que você está investindo? Já pensou no que reflete esse valor investido? Mostrou aos seus filhos a importância de saber onde o dinheiro está investido e como você impacta o meio ambiente através dos seus investimentos?

Investir em algo que você acredita e quer ajudar pode fazer parte da sua carteira de investimentos, sem que você tenha que abrir mão do retorno. 

Parece óbvio, mas as empresas que têm preocupações práticas com as pautas ESG são justamente aquelas mais sérias e comprometidas com o negócio como um todo.

Essas empresas tendem a ser mais confiáveis e seguras de se investir pela sua robustez e visão de longo prazo, visto que se mostram preocupadas com o futuro da companhia. 

Se a empresa se preocupa com as pegadas de carbono que emite, com a eficiência energética de seu escritório (ou fábrica), oferece aos funcionários um plano de carreira claro e metrificável, busca diversidade nos ambientes e nas tomadas de decisão, se a diretoria age de forma ética e tem políticas anticorrupção claras, incentiva o uso consciente da água e da energia elétrica, é mais provável que ela estará comprometida com outras métricas da empresa como margem de lucro e saúde financeira da empresa. 

Outra evidência da vantagem de empresas sustentáveis são mostradas em pesquisas, como da Morgan Stanley Institute for Sustainable Investing, da S&P, de Oxford ou Harvard, que mostram como o investimento em empresas com políticas de sustentabilidade performam melhor que outras empresas em janelas de longo prazo e momentos de crise

Enquanto algumas teses de investimento vêm e vão, as tendências que impulsionam a necessidade de práticas de negócios sustentáveis ​​estão aqui para o longo prazo. 

Abraçar os investimentos nessas tendências é uma forma de preparar seu portfólio para as próximas mudanças na economia global. Seu portfólio poderá ficar mais preparado para o futuro.

À medida que mais e mais investidores optam por direcionar seus investimentos para empresas focadas em sustentabilidade, a mudança que estamos vendo se acelerará ainda mais. 

O investimento precisa ser entendido como uma parte da cadeia produtiva e de impacto. Uma tomada de decisão do investidor e entendimento sobre o destino e efeito do valor. 

Warren Green, unindo propósito e rentabilidade

A  carteira do fundo investe em empresas criteriosamente selecionadas pela Warren Asset por suas boas práticas sociais, ambientais e de governança.

Quer entender em números a ideia de aliar ética e rentabilidade?

O Warren Green já entregou rentabilidade de +53,50% desde o seu início, contra 3,47% do Ibovespa no mesmo período. 

Agora ficou mais claro, não é?

Entenda a estratégia do fundo

O fundo investe via estratégia quantitativa de fatores, utilizando os fatores Valor e Momentum. 

O fator Valor significa comprar ações com múltiplos baixos em relação aos seus fundamentos. Elas tendem a se valorizar no futuro para refletir adequadamente o valor intrínseco da empresa.

O fator Momentum busca ativos que recentemente superaram seus pares e tendem a continuar apresentando desempenho superior, e o mesmo se aplica no sentido inverso (retardatários seguem atrás).

Então, o fundo passa por três seleções.

O primeiro é realizado através da coleta de ações do universo de empresas que estão em índices de sustentabilidade.

O segundo é o nosso filtro negativo, ou seja, retiramos empresas que não passam nos critérios e filtros estabelecidos.

E no terceiro filtro, utilizamos as nossas estratégias quantitativas para aplicar os fatores Valor e Momentum.

Quer conhecer mais sobre a estratégia de fatores? Explicamos mais aqui

Como investir no fundo Warren Green

O produto é exclusivo para clientes Warren, e é recomendado para clientes com tolerância ao risco, ou seja, com perfil mais arrojado. 

Se o seu perfil de investidor estiver de acordo com o fundo, basta criar uma nova carteira na Warren e selecionar o produto.

Ou você pode editar a alocação de uma carteira já existente e incluir o Warren Green. 

Ainda não é cliente da Warren? Abra sua conta e comece a investir.


Quer saber mais sobre os fundos da Warren? Separamos alguns conteúdos para você:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. 

Publicado por
Greice Heemann