Warren Equals: confira a performance do nosso fundo dedicado à equidade de gênero  

Sim, é possível fazer diferença na hora de investir. 

Já conhece o Equals? O fundo Warren Equals (36.401.557/0001-81) é um fundo de ações que investe em empresas destacadas por suas políticas de equidade de gênero e com presença de mulheres em cargos de liderança. 

Ele foi criado para quem deseja investir com propósito, reforçando e valorizando aquilo em que acredita sem perder de vista a rentabilidade. 

E falando em rentabilidade, como anda a performance do Warren Equals?

Nos últimos 12 meses, com fechamento no final do mês de fevereiro, o fundo apresentou retorno de 11,67%, enquanto o Ibovespa, seu benchmark, avançou 2,54%. Ou seja, trata-se de um ganho de 9,13% sobre o principal índice de ações do Brasil.

Desde a sua criação, o acúmulo do fundo Warren Equals é de 36,92% frente a 31,45% do Ibovespa no mesmo período. O fundo teve seu início em 10 de março de 2020, mês em que a crise da pandemia estava no auge. Apesar disso, o fundo conseguiu se manter e provar a robustez de sua estratégia.

Os dados por trás da tese do Warren Equals

Já existem diversas pesquisas que mostram a eficiência de ter mulheres nos cargos de liderança. Alguns exemplos são a pesquisa do S&P 500, que mostra como as ações de empresas que possuem mulheres como CEO ou CFO tiveram uma performance melhor em comparação ao resto do mercado. 

Outra pesquisa foi a do Quantopian, uma trading firm muito relevante de Boston, que analisou como companhias com mulheres em posições de decisão tiveram ações com retornos maiores. 

Temos também o estudo “Diversity Matters”, da consultoria McKinsey, que em 2020 demonstrou como organizações que possuem equipes executivas com equidade de gênero têm 14% mais chances de superar a performance dos concorrentes.

Sabendo destas informações, selecionamos empresas ao redor do mundo que atendam aos nossos critérios de seleção. Utilizamos, primeiramente, o índice GEI (Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, GEI – Gender-Equality Index), para então aplicarmos nossa estratégia quantitativa de fatores, focada no fator qualidade para seleção de ativos. 

Como resultado, selecionamos ativos com excelentes indicadores financeiros, como margem de lucro e baixa alavancagem financeira.

A carteira é composta por empresas tanto brasileiras como estrangeiras. No momento, temos um maior percentual de alocação nos setores de bancos e commodities, com a maior parte da exposição sendo doméstica. 

Nossos grandes bancos costumam se beneficiar, historicamente, das épocas de aumento dos juros, se tornando particularmente interessantes em cenários de turbulência. 

Já o setor de commodities reage bem às pressões inflacionárias, pois o aumento do preço tem seu início, usualmente, no produtor de matéria básica e este é unicamente bem posicionado para repassar seus custos, assim aumentando as margens e por consequência o preço das ações.

Estratégia que dá retorno

Vimos que apoiar empresas destacadas por sua diversidade, que incentivam a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras, junto com uma estratégia de investimentos eficiente, traz retornos acima do mercado. Demonstramos que ter visões e vivências distintas ajuda a trilhar caminhos que são mais sustentáveis no longo prazo. 

Outro ponto importante é que, com a ocupação de cargos de liderança por mulheres, estas líderes inspiram e viram referência para outras mulheres, assim fazendo com que elas passem a acreditar mais em si mesmas e enxerguem a possibilidade de também serem crescerem e liderarem em suas carreiras, o que naturalmente aumenta a sua produtividade e senso de pertencimento.

Quer continuar se informando? Confira os seguintes artigos:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.