Hedge é um termo em inglês que, na sua tradução, significa “cerca” ou “limite”. No contexto do mercado financeiro, é uma forma de resguardar operações financeiras expostas a uma constante variação de preço.
Ele é um método de proteção, uma maneira de cercar uma determinada aplicação, limitando o preço dos ativos.
Essa proteção ocorre a partir de uma estratégia de definição do preço futuro, baseando-se nos preços e nas cotações correntes do mercado.
Indice
Frequentemente, o hedge é considerado uma estratégia de investimento avançada, mas seus princípios são bastante simples.
Proteger um bem valioso é algo comum, muitas vezes até rotineiro, na vida das pessoas, ainda que não necessariamente isso seja visto como uma estratégia.
Como ocorre com qualquer compensação de risco e recompensa, o hedge resulta em retornos mais baixos do que apostar tudo em um investimento volátil, mas também reduz o perigo de perder.
A maioria das pessoas, quer saibam ou não, já se utilizou esse tipo de estratégia.
A título de exemplo, uma analogia pode ser a aquisição de um plano de seguro de vida para compensar a família em caso de mortes. Isso é um tipo de hedge. Nesse caso, são pagas quantias mensais pela cobertura fornecida por uma seguradora.
Embora sua definição seja um investimento feito para limitar o risco de outro investimento, o seguro é um bom exemplo de hedge do mundo real.
É possível utilizar a estratégia de hedge em diferentes ativos, por exemplo: