A receita bruta é o valor total de recursos incorporado ao orçamento ou patrimônio de uma entidade. Ou seja, diz respeito às entradas de dinheiro relativas à atividade da companhia.
Para simplificar, podemos dizer que a receita bruta é o faturamento de um negócio: dela fazem parte as vendas e serviços prestados por uma empresa.
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Numa analogia, a receita bruta pode ser comparada ao dinheiro total que entra em nossa conta corrente.
No caso de uma empresa, seria o dinheiro total que vai para o caixa. Este tipo de receita, portanto, não leva em consideração o pagamento de impostos, juros, comissões ou quaisquer outras despesas.
Por exemplo, imagine que você faz a venda de um carro por R$20.000.
Sua receita bruta será de R$20.000, pois, no valor dessa venda, você não levou em consideração o preço pelo qual o veículo foi comprado, os custos de manutenção, impostos, seguro ou outros custos semelhantes.
Da mesma forma, a receita bruta de uma empresa é o faturamento que ela teve, considerando apenas as vendas e/ou serviços prestados.
Por exemplo, se em um mês uma empresa vendeu 100 produtos pelo custo de R$5, seu faturamento será de R$500.
Essa quantia é a receita bruta, pois não deduz os impostos ou outras despesas deste valor.
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Em um demonstrativo de resultados (DRE) da empresa, a receita bruta é o principal indicador de como estão as vendas.
Com um histórico de receita bruta, é possível fazer planos de acordo com a sazonalidade do negócio. Assim, é viável, por exemplo, ter uma boa margem de manobra na compra de insumos.
A receita bruta também permite avaliar a performance de diferentes produtos ou serviços, observando aqueles que têm mais velocidade de vendas.
A receita bruta também ajuda a medir a necessidade de contratação de mais mão de obra, pois a partir dela é possível entender quais são os períodos em que as vendas são mais intensas.
Portanto, a análise da receita bruta dá ao gestor uma melhor compreensão do que está gerando lucro ou prejuízo, bem como se a atividade de venda recompensa ou nãp.
Na realidade, a receita bruta é a métrica mais simples para verificar a lucratividade da empresa.
Ainda que seu cálculo inclua o custo de produção ou de serviços, ele não considera outras despesas relacionadas às atividades de venda, administração, impostos, entre outros.
Como podemos perceber, a receita bruta é uma equação muito simples, mas também uma ferramenta fundamental nas estratégias de vendas de um negócio.
Compreender o andamento das vendas da empresa é de extrema importância para elaborar o planejamento estratégico de uma companhia.
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