Warren Equals: por que equidade de gênero também importa para os seus investimentos?

Publicado por
Redação Warren

Texto assinado pela Warren Asset Management na edição de Março de 2021 da Warren Magazine. Clientes Warren recebem a Warren Magazine mensalmente por e-mail. Você pode ler esta edição clicando aqui.

Um panorama da igualdade de gênero

A igualdade de gênero, além de um direito humano fundamental, é essencial para a concretização de sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e desenvolvimento sustentável.

Além disso, diversos estudos acadêmicos têm mostrado que o empoderamento das mulheres estimula a produtividade e o crescimento econômico.

Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, o que torna imprescindível acabar com as múltiplas formas de violência de gênero e garantir acesso igual à educação, saúde, recursos econômicos e participação na vida política para todos os gêneros. 

Também é essencial alcançar oportunidades iguais no acesso ao emprego e aos cargos de liderança e de tomada de decisão em todos os níveis.

Em 2015, as Nações Unidas reformularam seu programa de desenvolvimento, lançando “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que são objetivos globais para alcançar o desenvolvimento do planeta Terra.

São 17 ODS integrados, que foram adotados por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.

Os ODS reconhecem que a ação em uma área afetará os resultados em outras e que o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O Objetivo 5, “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, é conhecido como o objetivo de gênero independente porque se dedica a atingir esses fins.

Mudanças legais e legislativas profundas são necessárias para garantir os direitos das mulheres em todo o mundo. 

Embora um recorde de 143 países garantisse a igualdade entre homens e mulheres em suas Constituições até 2014, outros 52 não haviam dado este passo.

Houve progresso nas últimas décadas: mais meninas estão indo à escola, mais mulheres estão trabalhando em cargos de liderança e as leis estão sendo reformadas para promover a igualdade de gênero. No entanto, as disparidades de gênero permanecem nas esferas econômica e política. 

O mercado financeiro, ainda considerado sexista, contribui muito nessa disparidade. E, por isso, estudamos muito e lançamos, em março de 2020, o fundo Warren Equals.

Um ano de Warren Equals: estratégia e resultados

O Warren Equals FIA (36.401.557/0001-81) é um fundo de ações que investe apenas em empresas destacadas por suas políticas de equidade de gênero. Neste mês, ele completa um ano!

Veja aqui o regulamento e a lâmina do Warren Equals.

Baseado em pesquisas acadêmicas e de mercado, que mostram como gestoras mulheres e empresas com políticas de equidade de gênero têm maior performance, buscamos avaliar empresas que desenvolvem e implementam políticas de igualdade dentro de seu processo produtivo e, inclusive, de seu produto e publicidade.

O principal parâmetro para seleção é que a empresa precisa constar no maior índice de igualdade de gênero no mundo, o Gender-Equality Index (GEI) da Bloomberg. 

O GEI inclui 380 empresas, com uma capitalização de mercado de US$ 14 trilhões, com sede em 44 países e distribuído em 11 setores.

O GEI traz transparência às práticas e políticas relacionadas ao gênero em empresas de capital aberto, aumentando a amplitude dos dados ambientais, sociais e de governança (ESG) disponíveis para os investidores. 

Em um momento em que é fundamental que as empresas demonstrem seu compromisso com a igualdade de gênero, as empresas incluídas no índice deste ano estão dando um exemplo para relatórios e divulgação de dados sociais mais transparentes.

O índice é realizado pela avaliação de cinco pilares: 

  1. Liderança feminina e fluxo de talentos: avalia o recrutamento, capacitação e retenção de mulheres em posições de liderança.
  2. Igualdade de remuneração e paridade de gênero: avalia a eliminação das disparidades salariais de gênero, mediante planos de ação transparentes e eficazes.
  3. Cultura inclusiva: avalia políticas, benefícios e programas que contribuem para um ambiente inclusivo.
  4. Políticas de assédio sexual: avalia as políticas de assédio sexual no ambiente corporativo.
  5. Marca pró-mulheres: Considera a cadeia de produção e suporte da empresa às comunidades de mulheres.

É com imensa satisfação que vemos que aliar propósito com uma boa gestão de investimentos também traz resultado. 

Desde a sua criação, o Warren Equals vem trazendo ganhos consistentes. Desde o início, o fundo já performou 22.03%, 2,7 p.p. à frente do principal índice da bolsa, o Ibovespa.

SAIBA MAIS | Conheça algumas das mulheres que inspiram a Warren

Warren Equals: os próximos passos

Para 2021, estamos fazendo alguns movimentos interessantes. Com a publicação do GEI 2021, novas empresas estão entrando na alocação do fundo, com uma expansão de ativos internacionais. O melhor de tudo é que o fundo permite diversificar em empresas, setores e países, sem exposição cambial.

A Warren nasceu buscando levar o mundo dos investimentos para qualquer pessoa, desde aquela que não sabe nada, até aquela mais experiente. Desde aquela que tem pouco capital até quem já construiu seu patrimônio, e tudo isso com o propósito em sua essência. 

O Warren Equals faz parte desse progresso, ao mostrar que investir é necessário e que podemos fazer isso com propósito, buscando além da rentabilidade, entregar algo a mais para sociedade.

Seguiremos mostrando que investir com propósito importa e traz retorno.

Quer ler mais sobre o Warren Equals? Abaixo, listamos alguns conteúdos que criamos a respeito das ações que compõem o fundo.

Publicado por
Redação Warren