Spin-off é o nome dado a uma companhia que foi fundada como uma derivação de outra organização empresarial ou acadêmica.
Comandada por uma empresa-mãe, geralmente, uma spin-off surge de uma necessidade da própria organização, como um novo tipo de mercado ou de tecnologia.
Por ser mais econômico, esse modelo de negócio é visto como uma boa alternativa de diversificação.
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Assim como ocorre com startups, a criação de uma spin-off tem como objetivo instituir um modelo de negócios repetível e escalável, focado em oportunidades de lucro e crescimento.
Nesse contexto, existem dois tipos de spin-off, que diferem entre si por conta de sua origem. São eles:
Hoje, há muitos países que incentivam o desenvolvimento de spin-offs, principalmente acadêmicas, como forma de fomentar o desenvolvimento tecnológico.
No Brasil, desde 2004 existe a Lei de inovação tecnológica (n° 10.973), que tem entre seus objetivos fomentar a criação de spin-offs acadêmicas no país.
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Dentre os motivos que levam uma empresa ou entidade de pesquisa a criarem uma spin-off, podemos citar:
Para completar, a aposta em uma spin-off também traz algumas vantagens, como a possibilidade de contar com o conhecimento de uma universidade para novos projetos, no caso das spin-offs acadêmicas.
Ou ainda, para as spin-offs corporativas, o apoio tecnológico e de know-how provenientes da empresa-mãe para cumprir os objetivos definidos.
No entanto, vale ressaltar que existem alguns riscos associados à criação dessas empresas.
Para spin-offs acadêmicas, por exemplo, o benefício econômico pode ser limitado, já que a pesquisa prevalece sobre o negócio.
Esse fator deve ser visto com atenção, afinal, por mais que essas empresas geralmente tenham apoio financeiro no início, em determinado momento, elas terão que se sustentar.
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